O WhatsApp passou por maus bocados após o anúncio de que a plataforma mudaria seus termos de privacidade, o que fez a rede perder muitos usuários que transferiram suas conversas para aplicativos rivais, como o Telegram e Signal. Por conta de toda a polêmica criada, a empresa preferiu adiar a data de início de seus novos termos de uso, mas agora, após a maré ter baixado, a plataforma bateu o pé e disse que suas novas regras já tem data para entrar em vigor.

A partir desta quinta-feira (18), o WhatsApp começou a informar seus usuários sobre o que vai mudar nos seus termos de privacidade, que deve começar a valer a partir de 15 de maio. Adotando um novo formato para comunicar seus usuários sobre as mudanças envolvidas, a empresa explica o que realmente será compartilhado com o Facebook, principal motivo de rejeição do público.


"A mudança afetas apenas contas comerciais"

De acordo com a empresa, as conversas entre usuários comuns continuarão sendo criptografadas de ponta a ponta, o que inclusive continua sendo defendido pela plataforma como um ponto forte e exclusivo em comparação com outras plataformas disponíveis. Ao dizer isso, o WhatsApp se refere ao Telegram, plataforma que aproveitou a polêmica do mensageiro verde para aumentar seu número de usuários, mas que não possui os mesmos recursos de segurança e privacidade.

Em comunicado, a empresa disse;

"Durante esse tempo, também entendemos que algumas pessoas podem querer testar os serviços oferecidos por outros aplicativos de mensagens e sabemos que alguns dos nossos concorrentes afirmam que não podem ler as conversas de seus usuários. É importante lembrar que se um aplicativo não oferece criptografia de ponta a ponta por padrão, isso significa que ele pode ter acesso ao conteúdo das suas mensagens. Outros concorrentes afirmam que são melhores porque têm acesso a ainda menos dados do que o WhatsApp. Nós acreditamos que as pessoas estão buscando um aplicativo que seja seguro e confiável, mesmo que para isso seja necessário que o WhatsApp tenha acesso a dados limitados. Antes de tomar uma decisão, levamos em consideração vários aspectos e continuaremos desenvolvendo novas maneiras para manter nosso compromisso de usar cada vez menos dados e não mais", diz o comunicado."

Em comunicado oficial, a empresa explica e deixa bem claro o que não vai mudar. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
Em comunicado oficial, a empresa explica e deixa bem claro o que não vai mudar. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)

Leia também:

Dito isso, a empresa destaca que o compartilhamento de dados com o Facebook será exclusivamente para as conversas entre usuários e contas comerciais, e que os dados coletados poderão ser analisados e armazenados no servidor da companhia. Em contraste com isso, as mensagens trocadas entre contatos pessoais são guardadas exclusivamente nos celulares dos usuários, isto é, sem acesso do WhatsApp e Facebook ou qualquer outro sistema.

Via