Desde que anunciou a mudança nos seus termos de privacidade, o WhatsApp tem enfrentado uma polêmica sem fim, e como resultado, muitos usuários deixaram de confiar na plataforma, recorrendo a alguns concorrentes bem semelhantes ao mensageiro verde, como o Telegram e Signal. Mas além desses aplicativos que têm se mostrado fortes no mercado desde o início de janeiro, alguns usuários foram mais longe e "ressuscitaram" o famoso e nostálgico ICQ.

A informação vem do jornal Wall Street Journal, que fez uma reportagem com um porta-voz do ICQ, e embora não seja um número muito expressivo quando comparado com Signal e Telegram, o veterano mensageiro obteve um novo pico de buscas, o maior desde 2011. Do início de janeiro para cá, o número de download era de 200 e partiu para 7 mil, logo após a repercussão da polêmica envolvendo o WhatsApp.

Vale lembrar que toda repercussão do caso se iniciou com o anúncio de que o WhatsApp compartilharia dados de seus usuários com o Facebook. A partir daí, muitas informações falsas e verdadeiras começaram a circular na internet. Como resultado, muitas pessoas deixaram e ainda estão deixando de usar o mensageiro verde. Para evitar que essa crise continue, a plataforma divulgou stories e mensagens em jornais para tranquilizar seus usuários, além de explicar que o seu concorrente Telegram não é tão seguro quanto.

O veterano ICQ ainda existe?

Se você é da geração raiz, tenho certeza que se lembra daquele toque de notificação "oh-ouh" quando uma mensagem era recebida, podendo ser utilizado direto do seu PC branco com tela de tubo e a saudosa internet discada. Sentiu a nostalgia no ar?

O ICQ é um mensageiro instantâneo que foi muito popular durante os anos 2000, atingindo 100 milhões de usuários ativos em uma época em que não existia redes sociais e muito menos smartphones. Com a polêmica do WhatsApp, o ICQ voltou a ser procurado em especial na China, claro que não tanto quanto era na sua época, mas na versão que o aplicativo para smartphones oferece, muitas opções foram atualizadas.

O som de notificações ainda foi mantido, mas o modo invisível que permitia ficar online de forma escondida foi retirado do aplicativo. Além disso, não existe mais a opção de chat aleatório que conectava os usuários de diferentes partes do mundo de forma randômica. Na entrevista ao jornal, o porta-voz diz que o ICQ não morreu, embora muita gente não saiba disso, e hoje ele ainda é muito utilizado na Rússia, Nigéria e Alemanha.

Fonte: The Wall Street Journal