A polêmica envolvendo o WhatsApp ganhou muita força nas últimas semanas, o que levou as pessoas a adotar um novo mensageiro como Telegram e Signal. O grande motivo dessa corrida dos usuários para fora do mensageiro verde, é que a empresa anunciou uma mudança nos seus termos de privacidade e segurança iniciando um compartilhamento de dados com outras redes de seus ecossistema como o Facebook, o que acabou gerando um certo receio entre os seus adeptos.

Agora, em entrevista à Folha, o presidente global da empresa, Will Cathcart, fez algumas declarações de que o WhatsApp ainda é um aplicativo seguro, e fala ainda que a repercussão negativa desse caso se baseou somente em Fake News. Com isso, para evitar que os seus usuários deixem de usar o WhatsApp, ele diz que o adiamento do início das mudanças servirá para explicar melhor sobre o que realmente muda.

Telegram não é seguro

Cathcart ainda aproveitou para expor detalhes de seus concorrentes, explicando que o WhatsApp é inclusive mais seguro que o Telegram.

"O Telegram não tem criptografia de ponta a ponta, eles mantêm uma cópia das mensagens, o que é um problema real de privacidade e segurança. E muitas pessoas usam o Telegram mais como uma rede social, com grupos muito grandes, canais muito grandes, um local onde figuras públicas querem atingir seus seguidores."

"Acreditamos que o WhatsApp deve se manter um aplicativo para conversas entre duas pessoas, um espaço privado, para pequenos grupos."

Sobre o Signal, ele admitiu que o WhatsApp armazena mais dados que ele, mas disse que está ligado diretamente ao grande número de recursos que sua plataforma dispõe, como chamadas de vídeos, por exemplo.

Mas o que realmente muda?

As informações que circularam nas últimas semanas falaram muito sobre o compartilhamento de dados dos seus usuários com o Facebook, mas não estava muito claro o que realmente mudaria, o que inclusive chamou a atenção do Procon-SP que solicitou explicações ao WhatsApp.

Questionado sobre isso, Cathcart explicou que essa atualização nos termos de privacidade tem grande impacto no envio de mensagens a grandes empresas que estão presentes no mensageiro e que utilizam o serviço Business API. Essas empresas possuem um sistema diferente de utilização na plataforma, e caso os usuários enviem mensagens a essas empresas, elas poderão ser armazenadas no sistema da companhia.

Essa é uma alternativa que o WhatsApp encontrou de gerar lucros ao Facebook, o que não acontece desde quando foi comprada em 2014. Ele ainda reforça que para os usuários particulares, nada muda. A empresa ainda continua com os termos rígidos de segurança que evita que o próprio WhatsApp consiga acessar o que seus usuários conversam.

Fonte: Folha.