O WhatsApp sempre foi um dos aplicativos mais baixados nas lojas de apps da Apple e Google, e com certeza, era o mensageiro mais utilizado pelo público em geral, principalmente no Brasil. Mas a sua liderança tem se tornado cada vez mais ameaçada por conta da repercussão de outras opções como Signal e Telegram.

Hoje (14), o WhatsApp já foi desbancado por tais aplicativos e isso tem um motivo: a repercussão negativa sobre o mensageiro verde que alterou sua configuração de privacidade, informando os usuários que a partir de então, vai coletar e compartilhar dados dos seus utilizadores com plataformas de seu ecossistema, como Facebook e Messenger.

Telegram lidera ranking da App Store

O Telegram é o aplicativo mais baixado da App Store no Brasil. Ele é um aplicativo que já era muito utilizado pelo público das terras tupiniquins, até mesmo se tornando uma opção para os usuários, quando o sistema do WhatsApp ficava fora do ar. Agora, com a nova política de privacidade do seu concorrente, as pessoas estão buscando outras alternativas, e o Telegram tem se mostrado forte nesse quesito.

Nessa semana, o Telegram aproveitou até mesmo para alfinetar o seu adversário, publicando memes no Twitter. Na última terça-feira (12), Pavel Durov, fundador do Telegram, informou o registro de mais de 25 milhões de novos usuários na plataforma, somando então mais de 500 milhões de usuários ativos.

Signal lidera na Play Store

Signal e Telegram lideram o ranking de Apps Gratuitos na Play Store. (Imagem: Oficina da Net)
Signal e Telegram lideram o ranking de Apps Gratuitos na Play Store. (Imagem: Oficina da Net)

Para os utilizadores de Android, outro mensageiro que tem se popularizado nos últimos dias é o Signal, e hoje já é o aplicativo mais baixado na Play Store brasileira. O Signal é uma plataforma até que menos conhecida que o Telegram, mas que tem ganhado força, até mesmo de influenciadores importantes como Elon Musk, o homem mais rico do mundo, que fez uma publicação no Twitter, promovendo o aplicativo.

Hoje, o investimento inicial do Signal está por volta de US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões em conversão direta), bancado pelo cofundador da plataforma, Brian Acton.