Olhando para os números, fica claro que o WhatsApp é absurdamente mais popular, quase onipresente, enquanto o Telegram ganha terreno mês após mês, sempre com novidades copiadas pelo mensageiro do Zuckerberg e o Signal que parece ter acabado de entrar na corrida dos milhões de instalações.

Contudo, os números não dizem tudo e é por isso que apresentamos uma comparação detalhada entre WhatsApp x Telegram x Signal. Neste artigo, analisamos os modelos de segurança de todos os três serviços de mensagens e também examinamos seus recursos. Dito isso, vamos examinar os três mensageiros e descobrir quem ganha esta batalha.

WhatsApp vs Telegram vs Signal

Estaremos comparando os quesitos segurança e recursos, além de como os desenvolvedores de cada aplicativo interagem conosco. Vamos ver todas as coisas que ganhamos e perdemos escolhendo um desses aplicativos, para que você possa fazer uma escolha bem informada sobre qual aplicativo deseja usar.

Segurança

Vamos começar com o mais importante. A segurança de nossos dados, afinal é o tema mais discutível e controverso entre os três serviços de mensagens.

Whatsapp

Uma coisa que o WhatsApp definitivamente tem a seu favor é a criptografia de ponta a ponta. Além disso, o E2E no WhatsApp está disponível em todos os modos de comunicação que o aplicativo permite. Assim, todas as suas mensagens, chamadas de vídeo, chamadas de voz, fotos e mais você compartilhar qualquer coisa é criptografada ponto a ponto.

Isso significa que você e o destinatário são as únicas pessoas que podem ler as mensagens que vocês trocam. O WhatsApp não pode descriptografar o conteúdo de suas mensagens, chamadas, fotos, etc, garantindo assim sua segurança e privacidade.

Privacidade no Whatsapp
Privacidade no Whatsapp

Dito isso, vale ressaltar que o WhatsApp usa o protocolo E2E desenvolvido pela Open Whisper Systems, que é também o nome por trás do Signal messenger. Isso é bom, porque o protocolo Signal é open source, amplamente revisado por pares e geralmente é considerado um dos melhores protocolos para implementar criptografia ponta a ponta em plataformas de mensagens.

Vale ressaltar também que apesar de toda a sua comunicação no WhatsApp utilizar criptografia E2E, a empresa não criptografa backups (nuvem e local). Além disso, ele não criptografa os metadados que são usados ​​para transportar a comunicação entre dois terminais.

Essa é uma das principais críticas ao modelo de segurança do WhatsApp. Embora os metadados não permitam que ninguém leia suas mensagens, eles permitem que as autoridades saibam para quem e quando você enviou mensagens para alguém e por quanto tempo.

Mas isso está no back-end. E quanto aos recursos de segurança do lado do WhatsApp voltado para o usuário. Bem, o WhatsApp oferece um recurso de bloqueio de aplicativo embutido nos aplicativos Android e iOS, para que você possa bloquear seus bate-papos do WhatsApp com biometria. Além disso, você obtém suporte para autenticação de dois fatores (2FA) no aplicativo, o que também é ótimo para segurança.

No geral, o WhatsApp faz um trabalho bastante sólido para garantir a segurança de seus usuários. Entretanto, o WhatsApp sofreu alguns problemas com privacidade, especialmente o problema recente com bate-papos em grupo indexados na busca do Google. Esse problema foi corrigido, no entanto, causou um desconforto geral, afinal, como essas dados vazaram?

Telegram

No que diz respeito à segurança, o Telegram oferece algumas proteções aos seus usuários. No entanto, existem vários pontos problemáticos na maneira como o Telegram criptografa suas mensagens e outras informações. Por um lado, embora o Telegram suporte criptografia E2E, ele não é habilitado por padrão. A única maneira de usar a criptografia E2E no Telegram é usar seu recurso de bate-papo secreto.

As mensagens enviadas em um chat secreto são criptografadas com E2E, o que é bom, mas os chats regulares não são. Isso significa que as mensagens são criptografadas em seu dispositivo e, em seguida, são descriptografadas no servidor do Telegram.

Privacidade no Telegram
Privacidade no Telegram

Novamente, as mensagens são criptografadas no servidor e enviadas ao dispositivo do destinatário para a descriptografia final. Como você pode ver, neste processo, o Telegram possui as chaves de criptografia no lado do servidor e pode, em teoria, acessar seus chats normais.

Pelo que vale a pena, o Telegram afirma que gerencia seu armazenamento de mensagens e chaves de descriptografia de uma forma que exigiria ordens judiciais de vários sistemas jurídicos em todo o mundo para poder acessar qualquer um dos seus dados. Na verdade, a empresa diz que compartilhou 0 bytes de dados com terceiros e governos até o momento em que escrevo este artigo.

Mesmo se você estiver usando chats secretos, o Telegram usa seu próprio protocolo de criptografia proprietário, MTProto, para criptografar suas mensagens. Isso pode muito bem ser bom, mas como é um protocolo de código fechado, os pesquisadores de segurança não podem verificá-lo. Como tal, os pesquisadores de segurança acreditam que usar um protocolo de código aberto e amplamente confiável, como o protocolo Signal, teria sido melhor do que usar um protocolo de criptografia de código fechado proprietário no Telegram.

Porque isso acontece? É simples, se você não conhece o Telegram, ele é um mensageiro assim como o Whatsapp e Signal, mas com acesso retroativo às mensagens, ou seja, cada coversa com uma pessoa apenas ou com um grupo, gera também uma nuvem de dados armazenados em backups. E isso pode ser um dos diferenciais do aplicativo.

No lado do usuário, o Telegram, como o WhatsApp, também oferece um bloqueio de aplicativo integrado. Os grupos do Telegram não são criptografados porque os bate-papos secretos são suportados apenas para comunicação de um único usuário. Além disso, o cliente de desktop do Telegram não suporta criptografia E2E em nenhuma plataforma que não seja o macOS. Claramente, a segurança do Telegram não é tão robusta quanto a do WhatsApp ou Signal Messenger.

Signal

O sinal é de longe o melhor quando se trata de segurança, seja no back-end ou no lado voltado para o usuário do serviço. Conforme mencionado acima, o Signal usa o Signal Protocol de código aberto para implementar a criptografia ponta a ponta. E assim como o WhatsApp, a criptografia E2E cobre todas as formas de comunicação no aplicativo.

Enquanto o WhatsApp criptografa mensagens e chamadas (e isso é o suficiente para a maioria dos usuários), o Signal vai um passo além e criptografa também os metadados. A fim de proteger a privacidade do usuário em todos os sentidos, o Signal desenvolveu uma nova maneira de se comunicar entre o remetente e o destinatário e é chamada de Remetente Selado. Basicamente, com o Sealed Sender, ninguém será capaz de saber, nem mesmo o Signal, quem está enviando mensagens para quem, o que é incrível.

Privacidade no Signal
Privacidade no Signal

Além disso, você tem alguns recursos de privacidade incríveis no Signal que tornarão sua experiência de mensagens ainda mais privada e segura. Por exemplo, você pode bloquear o Signal com uma senha ou biometria. Depois, há 2FA e uma opção para bloquear capturas de tela dentro do aplicativo e a tela recente. E recentemente o Signal adicionou um novo recurso para desfocar rostos automaticamente antes de enviar imagens.

Sem mencionar que o Signal criptografa por padrão todos os arquivos locais com uma senha de 4 dígitos. E se você quiser criar um backup local criptografado, você também pode fazer isso. O aplicativo agora também oferece suporte a chamadas de grupo criptografadas.

Recentemente, houve algumas notícias circularam na internet indicando que a segurança do Signal havia sido quebrada. No entanto, o Signal desmentiu essa notícia. Em suma, em termos de segurança e proteção de privacidade, o Signal está acima do WhatsApp e do Telegram, o que o torna o aplicativo de mensagens mais seguro entre os três.

Recursos

Continuando, vamos dar uma olhada nos recursos oferecidos por esses três aplicativos e ver qual deles oferece mais aos seus usuários.

Whatsapp

Na maior parte, o WhatsApp oferece quase todos os recursos de que você pode precisar. Você obtém suporte para bate-papos em grupo com até 256 membros. Você também pode transmitir mensagens para vários contatos ao mesmo tempo.

Também há suporte para chamadas de voz e vídeo, tanto para usuários individuais quanto para grupos. No entanto, para chamadas de vídeo em grupo, você está restrito a 8 usuários.

Whatsapp - Recursos distribuídos na tela principal da conversa.
Whatsapp - Recursos distribuídos na tela principal da conversa.

Além disso, o WhatsApp oferece um recurso que não encontramos nem no Telegram, nem no Signal. Sim, estou falando do Status do WhatsApp (também chamado de Histórias). Muitos usuários usam o recurso, pois podem expressar seus pensamentos e sentimentos para sua lista de contatos. De certa forma, isso torna o WhatsApp uma plataforma de mídia social e não apenas um serviço de mensagens.

Seguindo em frente, você pode compartilhar todos os tipos de arquivos no WhatsApp, mas existem limites de tamanho de arquivo a serem seguidos. Para fotos, vídeos e arquivos de áudio, o limite é 16MB. No entanto, os documentos podem ter até 100MB. Você também pode compartilhar a localização ao vivo com seus contatos e tenho certeza de que muitos usuários consideram esse recurso útil.

E como o WhatsApp é voltado para usuários em geral, ele oferece backup e restauração perfeitos por meio de serviços em nuvem como Google Drive e iCloud. E a melhor parte é que o backup na nuvem é totalmente gratuito. Sem mencionar que o WhatsApp agora também suporta o modo escuro.

Telegram

Embora o WhatsApp ofereça a maioria dos recursos de que você precisa, o Telegram basicamente tem mais que o dobro de recursos presentes no Whatsapp. Semelhante ao WhatsApp, você obtém o básico, como chats, chats em grupo e canais.

No entanto, ao contrário do limite de 256 membros do WhatsApp, o Telegram oferece suporte para grupos com até 200.000 membros! Ele também oferece vários recursos específicos de grupo, como bots, enquetes, questionários, hashtags e muito mais, que podem tornar as experiências em grupo muito mais eficiente.

Telegram - Recursos distribuídos na tela principal da conversa, porém nem todos aparecem, tamanha a versatilidade.
Telegram - Recursos distribuídos na tela principal da conversa, porém nem todos aparecem, tamanha a versatilidade.

O aplicativo também oferece recursos exclusivos, como um recurso de autodestruição de mensagens, o que é ótimo se você estiver enviando mensagens que não deseja que fiquem no dispositivo do destinatário por toda a eternidade. Você também obtém suporte para editar mensagens enviadas, junto com recursos como agendamento de mensagens, compartilhamento de mídia não compactada, temas e muito mais.

O Telegram também oferece suporte sobre todas as notificações que você recebe do aplicativo. Além disso, o limite de tamanho para compartilhamento de arquivos no Telegram é de 2GB, qualquer arquivo.

Até pouco tempo, o Telegram não oferecia videochamadas. No entanto, o aplicativo agora suporta chamadas de voz e vídeo em dispositivos Android e iOS, o que é ótimo porque o Telegram estava devendo o suporte a chamadas de vídeo.

Signal

Embora o Signal supere o Telegram e o WhatsApp quando se trata de segurança, ele fica aquém dos recursos que oferece. Ainda assim, não acho que falte um grande recurso que possa impedi-lo de usar o aplicativo.

Você tem mensagens seguras, chamadas de voz e vídeo e todas as comunicações são criptografadas de ponta a ponta. Além disso, você pode criar grupos, mas não tem a opção de transmitir mensagens para vários contatos de uma vez. Além disso, o Signal adicionou recentemente suporte para chamadas em grupo, algo que estava faltando no aplicativo.

Signal - Recursos escassos, mas atendem os usuários básicos, com muita segurança.
Signal - Recursos escassos, mas atendem os usuários básicos, com muita segurança.

Você tem recursos semelhantes às mensagens de autodestruição do Telegram e a capacidade de enviar uma imagem visível uma única vez. Para mim, a melhor característica do Signal é "Note to Self", também presente no Telegram. Ao contrário do WhatsApp, você não precisa criar um grupo de um único membro para enviar notas para si mesmo. No Signal, o recurso está disponível de forma nativa e você pode anotar seus pensamentos e ideias enquanto conversa com seus amigos e familiares.

Além disso, o Signal permite que você retransmita chamadas de voz para seus servidores para que sua identidade permaneça oculta de seus contatos. O recurso é um tanto semelhante ao que uma VPN faz. O Signal também oferece uma opção integrada para ocultar seu endereço IP. Além disso, você pode habilitar o teclado incógnito enquanto digita em Sinal, aplicar o modo escuro, excluir mensagens antigas com um toque e, claro, desfocar rostos e informações privadas de imagens usando seu poderoso editor de fotos .

Também existem emojis e alguns adesivos de privacidade, mas são muito limitados em comparação com o WhatsApp e o Telegram. Resumindo, o Signal tem alguns dos melhores recursos de privacidade, mas pode ser insuficiente para usuários que desejam opções de personalização infinitas.

Propriedade

Embora se tratasse de segurança e recursos, agora precisamos discutir a propriedade de todas as três plataformas: WhatsApp, Telegram e Signal. A propriedade é importante porque nos permite entender como as empresas estão procurando monetizar os dados do usuário e permite que você tome uma decisão informada.

Whatsapp

O WhatsApp é propriedade do Facebook e embora por algum tempo a empresa tenha conseguido manter o WhatsApp pelo menos um pouco menos intrusivo em sua vida pessoal em comparação com sua plataforma de mídia social de mesmo nome, isso agora está mudando.

O WhatsApp tem uma nova política de privacidade que andou assustando muitos. Basicamente, o aplicativo agora irá compartilhar dados com a família de aplicativos do Facebook para melhor direcionamento de anúncios. Isso não é tudo, ao longo da vida do WhatsApp no ​​Facebook, houve várias alegações em torno da empresa quebrar a criptografia e criar backdoors para agências governamentais.

Também há relatos de anúncios no WhatsApp se tornando realidade mais cedo ou mais tarde. Isso dá ao Facebook ainda mais incentivo para monetizar seus dados do WhatsApp. Além disso, como o WhatsApp não criptografa metadados, o Facebook pode prontamente usar isso para rastrear seu comportamento.

Infelizmente, é do Facebook que estamos falando, e não acho que preciso apontar a absoluta incompetência (ou falta de vontade) do Facebook para proteger os dados do usuário ou fornecer qualquer tipo de proteção de privacidade. Isso é algo que testemunhamos com muitos detalhes desde o escândalo de Cambridge Analytica.

Telegram

Chegando ao Telegram, ele foi lançado em 2013 por Nikolai Durov e seu irmão mais novo, Pavel Durov. Ambos são da Rússia e atualmente estão em um exílio auto-imposto. Pavel Durov foi demitido como CEO de um site de mídia social russo após se recusar a entregar dados de manifestantes ucranianos às agências de segurança da Rússia.

Além disso, em muitas ocasiões, Pavel Durov assumiu uma posição de princípio contra a censura e a interferência do governo. Olhando para a história que guiou o desenvolvimento do Telegram, eu diria que inspira confiança. No entanto, o protocolo de criptografia de código fechado e o suporte E2E opcional deixam espaço para mais transparência e melhorias.

Signal

Finalmente, o Signal é propriedade da Signal Foundation, sem fins lucrativos, administrada pelo criptógrafo Moxie Marlinspike e Brian Acton. Moxie Marlinspike costumava rodar Open Whisper Systems - a ideia por trás do protocolo Signal.

Depois que ele conheceu Brian Acton em 2018, eles formaram uma nova aliança chamada Signal Foundation. Agora, ele financia totalmente o desenvolvimento do Signal Messenger. Vale ressaltar que Brian Acton foi o cofundador do WhatsApp. No entanto, ele deixou a empresa 3 anos depois que o Facebook a adquiriu.

Agora, ele supervisiona o desenvolvimento do Signal junto com Moxie Marlinspike. Muitas pessoas de alto nível, incluindo Edward Snowden, o denunciante americano; Jack Dorsey, o CEO do Twitter, e outros endossam a Signal. Além disso, a Signal recebeu as melhores pontuações no Secure Messaging Scorecard da EFF, tornando-a a plataforma de mensagens mais segura.

O Signal é administrado por doações e subsídios, caso você esteja se perguntando como o aplicativo ganha dinheiro. Na verdade, você também pode doar para a Signal para financiar seu desenvolvimento futuro.

O Veredicto: WhatsApp vs Telegram vs Signal

Depois de toda essa discussão, é claro e óbvio que o Signal é altamente seguro e privado. Se a privacidade está no topo de suas prioridades, o Signal é a melhor opção para você.

O WhatsApp é ótimo no que diz respeito à criptografia E2E. No entanto, com a nova política de privacidade, estou achando extremamente difícil sugerir o WhatsApp a qualquer pessoa.

Por outro lado, o Telegram messenger pode não ser o melhor em termos de segurança. No entanto, ele oferece tantos recursos que são suficientes para deixar qualquer administrador de grupo babando. Além disso, você obtém criptografia de ponta a ponta no Telegram, embora restrito a chats secretos.

Resumindo, eu sugiro o Telegram se você quiser mais recursos do que um mensageiro médio. Você pode considerar o Signal se estiver procurando os recursos essenciais de mensagens e chamadas, juntamente com um alto padrão de segurança. No entanto, o WhatsApp parece mais perigoso do que nunca agora com a nova atualização da política de privacidade.