O melhor aplicativo alternativo para o WhatsApp definitivamente é o Telegram, contudo depois da propaganda "gratuita" feita por Elon Musk em seu Twitter, o Signal também tem crescendo absurdamente.

Devido à polêmica, o Whatsapp atrasou a introdução da nova política de privacidade para 15 de maio. No entanto, como estamos nos aproximando da data, as pessoas seguem instalando o Telegram e o Signal mais do que nunca.

De acordo com a GulfNews por exemplo, o Signal é agora o aplicativo que mais cresce em todo o mundo, tanto em termos de downloads quanto de usuários ativos mensais no primeiro trimestre do ano.

Telegram e Signal seguem crescendo

O Telegram contudo também registra alta de instalações e uso e é o mais rico em recursos e para aqueles que estão familiarizados com os recursos do Telegram, eles sabem como ele é útil. O Telegram está em terceiro lugar em downloads, de acordo com os últimos dados.

Apesar de ter menos downloads que o Signal, existem mais usuários ativos mensais no Telegram do que no aplicativo. De acordo com as análises, o Telegram está em segundo lugar globalmente para seus usuários ativos mensais.

A razão por trás do aumento repentino de downloads e usuários mensais ativos na concorrência se dá por conta da política de privacidade do WhatsApp que chamou a atenção de todos, que buscam mais privacidade. Vamos apenas admitir, o WhatsApp não é o melhor aplicativo de mensagens. E com essa nova política de privacidade, o aplicativo foi gravemente afetado.

Telegram, até recursos de chat por voz como o ClubHouse

O download de Signal and Telegram está aumentando dia a dia. O Signal é para aqueles que preferem simplicidade, enquanto o Telegram é recomendado para aqueles que desejam uma experiência mais completa. Você sabia por exemplo que com o Telegram é possível gerar salas de áudio semelhantes ao que o ClubHouse faz?!

Na realidade esse aumento de downloads do Signal, até superior ao Telegram significa simplesmente que ele era o menos utilizado e só, mas não podemos ignorar esse crescimento. Atualmente, o aplicativo está tendo mais de 50.000.000 de instalações apenas na Play Store, com uma classificação de 4,5 estrelas.

Por outro lado, o Telegram também foi usado antes da polêmica da política de privacidade do Whatsapp. Portanto, é mais popular. O Telegram permite que você faça bate-papos em grupo com até 200.000 membros. Existem bots que podem ser úteis para gerenciar os grupos. Além disso, você pode encontrar grupos e comunidades relacionadas aos seus interesses no Telegram.

Se pararmos para pensar, questionar qual aplicativo ganhará a preferência da grande massa não faz muito sentido para nós que apenas utilizamos os aplicativos. Se você é acionista isso muda de figura. Mas acredito que não seja o seu caso.

Whatsapp Pay e novas políticas de privacidade

Verdade é que o que o que mais preocupa agora é ver que o Facebook não abrirá mão da mudança de políticas de privacidade do Whatsapp e agora temos a informação de que o Whatsapp Pay está prestes a valer para o Brasil. Será hora de abandonar o Whatsapp de vez ou você aceitará às novas políticas de privacidade e, ainda, utilizará o aplicativo para efetuar e receber pagamentos?