Até que enfim! WhatsApp anuncia chamada de voz e vídeos para desktop

Parece que finalmente teremos um dos recursos mais aguardados que envolvem o WhatsApp: chamadas de vídeo e voz diretamente pelo computador. Confira os detalhes!

O WhatsApp finalmente vai permitir chamadas de vídeo e voz pelo computador. (Imagem: Oficina da Net)
O WhatsApp finalmente vai permitir chamadas de vídeo e voz pelo computador. (Imagem: Oficina da Net)

Sem dúvida, a possibilidade de realizar chamadas de vídeo utilizando o WhatsApp pelo computador é um dos recursos mais aguardados hoje em dia. Sabemos que existe um procedimento que já permite a realização dessas chamadas por desktop, mas era necessário iniciar utilizar o Messenger do Facebook, tornando o processo um pouco mais complexo para usuários mais leigos. Mas nesta manhã (4), recebemos a informação de que o WhatsApp finalmente está liberando o recurso de chamadas de voz e vídeo, privadas e seguras, no aplicativo para computadores Windows e Mac.

Esse recurso promove facilidade, principalmente para quem está trabalhando em home office e precisa falar com algum funcionário. Agora, ninguém mais precisará ficar dependendo do celular a todo momento, basta deixar o seu smartphone conectado à internet pelo Wi-Fi ou dados móveis e utilizar o aplicativo WhatsApp Desktop.

Ligações seguras

Durante as últimas semanas, após a polêmica da atualização dos novos termos de privacidade, o WhatsApp tem destacado principalmente a segurança que a sua plataforma proporciona aos seus usuários. Por isso, assim como já acontece no aplicativo para smartphones, as ligações de voz e de vídeo no WhatsApp Desktop continuarão protegidas com a criptografia de ponta a ponta, isto é, ninguém poderá ver e ouvir suas conversas, nem mesmo o WhatsApp.

Mas a plataforma informa que, por enquanto, apenas as conversas individuais contam com esses recursos de segurança, e que em breve também serão proporcionados nas chamadas em grupo com até 8 participantes de uma vez. Vale lembrar também que apenas o aplicativo WhatsApp Desktop para Windows e macOS receberam a novidade. Quando questiona sobre a versão do WhatsApp Web, por meio de uma porta-voz, a empresa respondeu que esta versão ainda não está nos planos;

"O WhatsApp, neste momento, está focado no lançamento das chamadas de desktop. Por enquanto, então, a função só estará disponível na versão desktop… [sobre o WhatsApp Web] trata-se de um rumor e o WhatsApp não comenta rumores".

Mesmo aparecendo testes de chamadas de vídeo na versão para navegador, o WhatsApp afirma que o foco da empresa está no aplicativo para desktop.

Leia também:

Quando e como?

As chamadas de vídeo pelo WhatsApp Desktop funcionarão praticamente da mesma forma como se realiza no celular. Uma janela será exibida e pode ser rotacionada para os modos paisagem e retrato, também pode ser redimensionada para o tamanho que preferir e está configurada para ficar sempre em primeiro plano em relação às outras janelas na tela do seu computador.

A imagem nos dá uma ideia de como o recurso funciona. (Imagem: Reprodução / WhatsApp)
A imagem nos dá uma ideia de como o recurso funciona. (Imagem: Reprodução / WhatsApp)

A atualização com a nova funcionalidade ainda não chegou para todos. No momento da produção desta matéria, tentamos localizar o recurso no aplicativo, mas ainda sem sucesso. A empresa informa que o lançamento está acontecendo de forma gradual, mas com um passo acelerado, e em breve deve chegar para os usuários de todo o mundo. Por isso, fica a dica: mantenha seu aplicativo atualizado!

Momento propício

A plataforma diz que essa já era uma preocupação da empresa, e que por conta da pandemia que se estica a quase 1 ano no Brasil, teve consequentemente um aumento abrupto no números de usuários que utilizam as chamadas de vídeo e voz no WhatsApp, principalmente aquelas de longa duração. No Réveillon de 2021, por exemplo, o mensageiro verde destaca o recorde de 1,4 bilhão de chamadas de voz e de vídeo feitas na plataforma em apenas um dia.

O WhatsApp divulgou as informações sobre o recurso (clicando neste link), e também a página de download para o aplicativo de desktop (clicando neste link), disponível para Windows e Mac.

A plataforma também salienta o recente recurso de segurança ao vincular o aplicativo de seu smartphone com a versão Web ou Desktop, em que é solicitado algum dado biométrico para confirmar o acesso. É possível configurar para solicitar reconhecimento facial ou impressão digital, garantindo ainda mais segurança e evitando potenciais intrusos em sua rede.

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário