O WhatsApp ultimamente tem atraído publicidade negativa sobre suas políticas de privacidade atualizadas que permitem o compartilhamento de dados do usuário com o Facebook e, apesar do prazo final ter sido estendido para 15 de maio, as novas políticas não foram alteradas.

Agora parece que a empresa está trabalhando em um recurso que foca na privacidade do usuário, a ideia é proteger o conteúdo compartilhado reduzindo assim incidentes de violação da privacidade. Isso é um tanto quanto irônico, certo? O WhatsApp está testando um recurso que irá autodestruir fotos compartilhadas com alguém após um curto intervalo de tempo.

Recurso chegará para para Android e iOS

O WABetaInfo compartilhou capturas de tela de um recurso em desenvolvimento que irá autodestruir fotos em um bate-papo. O rastreador de atualização do WhatsApp observa que essas fotos autodestrutivas não podem ser importadas ou copiadas do bate-papo. No entanto, o WhatsApp aparentemente não implementou um recurso que impeça a pessoa do outro lado de capturar de tela antes que o cronômetro termine e a foto desapareça.

Uma das capturas de tela sugere que, se os usuários saírem de um bate-papo em andamento no qual uma foto autodestrutiva foi compartilhada, eles não poderão mais vê-la quando voltarem. Haverá um contador que aparecerá no lado esquerdo da caixa de texto. No entanto, não há informações sobre a duração em que uma ou mais fotos permaneçam visíveis antes de serem excluídas.

O WhatsApp já tem um recurso semelhante chamado de autoexclusão de mensagens, mas só exclui uma conversa após um período de 7 dias. Até então, a pessoa do outro lado pode ver todo o texto e mídia que você compartilhou, salvá-los localmente em seu celular e também fazer capturas de tela.

O Telegram tem esse recurso desde 2017

O recurso é muito bem vindo, mas parece chegar meio tarde, afinal o Telegram, principal rival da plataforma de mensagens do Facebook, oferece um recurso semelhante, arrisco dizer melhor, para fotos e vídeos autodestrutivos desde 2017. Além disso o Telegram inclui um recurso de detecção de captura de tela que notificava o usuário do outro lado se a pessoa tentar fazer uma captura de tela.

Na realidade uma vez dentro de um chat secreto no Telegram, tudo pode ser definido como autodestrutivo, textos, fotos, vídeos e áudios, o cronômetro de autodestruição variando de 1 a 15 segundos, 30 segundos, 1 minuto, 1 hora, 1 dia ou uma semana inteira.

Agora é aguardar para saber quando o recurso estará disponível para os usuários do Whatsapp no Android e iOS.