Mais uma nova atualização surgiu para o Telegram e com mais funcionalidades, como sempre. Desta vez os principais novos recursos foram um timer para autoexluir mensagens nos chats, links de convite configuráveis e acesso rápido aso chats através de widgets na tela inicial. Além disto, foi tirado o limite de número de membros de grupos em determinados formatos.

Mensagens que se autoexcluem

Agora é possível configurar o Telegram para que mensagens sejam apagadas para todos os participantes de uma conversa de forma automática. Anteriormente essa função estava disponível somente para chats secretos, mas agora foi liberada para conversas normais. É possível optar por ativar o timer de autoexclusão de mensagens para 24h ou 7 dias após o envio.

É possível saber o tempo restante de cada mensagem enviada tocando na frase. Além disto, em grupos e canais, apenas os administradores podem ativar ou modificar o timer.

Widgets na tela inicial do smartphone

Agora é possível ter acesso mais facilmente com Widgets do Telegram na tela inicial do smartphone. Há dois tipos de Widgets, o de chat, que mostra uma prévia das mensagens mais recentes, e o de atalhos, que mostra somente os nomes e fotos de perfil. Nos celulares Android, os chats no widget estarão sempre atualizados e será possível ampliar o widget para utilizar mais espaço da tela.

Links de convites que expiram para grupos e canais

Através dos links de convites é possível trazer facilmente muitas pessoas para um grupo ou canal. Uma funcionalidade interessante que o Telegram implementou é a possibilidade de criar links de convite adicionais com duração limitada, com limite de usos ou ambos. É importante salientar que o link de convite padrão não possui nenhuma destas limitações, é necessário criar um novo link para configurar da maneira que a pessoa quiser.

Qualquer link de convite pode ser convertido para um QR Code para inserir em vários lugares. É possível acompanhar quantas pessoas entraram através do link de convite e ver qual dos links terá um crescimento mais efetivo.

Número de membros ilimitados para grupos de transmissão

Caso seu grupo chegue ao número de 200 mil membros, não será mais possível adicionar mais pessoas para participar das conversas. Porém, caso o administrador do grupo deseje convidar mais pessoas, é possível ao transformá-lo em um grupo de transmissão. Os grupos de transmissão só permitem que apenas os administradores enviem mensagens e são uteis para grandes comunidades que transmitem entrevistas, notícias, lives, aulas, entre outros conteúdos.

Melhorias na importação de chats

Anteriormente, o Telgram havia adicionado a função de importação de chats de outros aplicativos de mensagens instantâneas como, por exemplo, o WhatsApp. Porém, o recurso ainda não está totalmente aprimorado e agora os desenvolvedores afirmaram que as mensagens serão organizadas de acordo com a data original. Além disto, caso sejam importadas mensagens de grupos, serão adicionadas apenas as últimas 1000 mensagens com a data original.

Sistema de denúncias ganha melhorias

O Telegram recebe hoje muitas denúncias de usuários. Para tornar o processo mais eficiente, o aplicativo irá pedir que você selecione mensagens especificas ao enviar alguma denúncia. Além disto, é possível adicionar um comentário para dar mais contexto a denúncia feita (exemplo: denunciando contas falsas).

Mais emojis animados

Como sempre, o Telegram adiciona cada vez mais emojis animados para a sua biblioteca, trazendo mais diversão para seus usuários.

O que achou das novidades? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!