O órgão de defesa do consumidor, PROCON, notificou ontem diversas empresas e a fabricante de smartphones Huawei com o objetivo de esclarecer a questão da disponibilidade e suporte do sistema operacional Android. Isso se deve ao fato dos acontecimentos que vem ocorrendo entre o governo dos EUA e a fabricante chinesa de smartphones.

O Procon informou a imprensa que o órgão realizou a notificação sobre a situação da chinesa Huawei aos varejistas B2W, Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Fast Shop, Carrefour e Walmart. Também houve a notificação das operadoras de telefonia Oi, Claro, Tim, Vivo e Nextel por conta da comercialização dos telefones da Huawei pelas empresas como, por exemplo, o celular Huawei P30 Pro que chegou recentemente ao mercado brasileiro com o início das vendas da fabricante no país.

O órgão de defesa do consumidor está investigando se a Huawei ressarcirá os clientes que adquiriram o celular por conta da possibilidade de falta de suporte. Segundo o Procon do estado de SP, a Huawei comunicou que "todos os smartphones que já foram vendidos e aqueles que estão atualmente à venda, e em estoque, poderão ser usados normalmente e não serão afetados." A empresa ainda disse que "Estes dispositivos podem continuar a atualizar serviços do Google, como o Google Play e Gmail, e que esses produtos continuarão recebendo atualizações dos patches de segurança do Google e poderão atualizar, sem problema nenhum, todos os aplicativos disponíveis no Google Play, incluindo todos os aplicativos de terceiros."

Smartphone a venda na loja
Smartphone a venda na loja

Em resposta à ação feita pelo Procon, o Google informou o mesmo comunicado que realizou após a declaração de emergência nacional de Donald Trump.

Manter telefones seguros e atualizados é do interesse de todos; continuaremos a manter atualizações e patches de segurança para os modelos existentes pelos próximos 90 dias

Fonte: Procon