A China anda sendo perseguida nos EUA através de empresas que fecharam negócios com o país. Mas a empresa chinesa que está sendo mais visada por Donald Trump é atualmente a Huawei.

Seguindo a ideologia de não ter estrangeiros ou empresas estrangeiras no país, Trump não mede esforços para conseguir o que quer. Foi informado que a Huawei estaria utilizando de seus aparelhos para realizar espionagem dos cidadãos e empresas americanas.

Até agora nada foi provado acerca de uma real espionagem por parte da empresa chinesa, porém, para conseguir mesmo não havendo provas, o presidente dos EUA assinou uma declaração de emergência nacional onde determina o banimento da compra e utilização de aparelhos de telecomunicações que podem vir a apresentar um perigo "inadmissível" para a segurança nacional.

Retirada de equipamentos de telecomunicação chineses (Huawei)
Retirada de equipamentos de telecomunicação chineses (Huawei)

Dessa forma, Trump concedeu poderes ao Departamento de Comércio para tomar as medidas necessárias para evitar que as operadoras de telecomunicações usem aparelhos estrangeiros. O departamento tem 150 dias para definir as medidas necessárias para que se concretize a proibição.

Esse ato pode vir a afetar a implementação da rede 5G, por conta da desconfiança, no país e em outros países por conta que a Huawei estaria oferecendo infra-estrutura para tal. Até o momento poucos tem acompanhado as medidas tomadas pelos EUA e cremos que se manterá dessa forma.

Fonte: pplware