Foi anunciado hoje pela LG no Brasil a chegada oficial do serviço de streaming de músicas lossless (sem perdas) Tidal nas smart TVs da marca. Segundo a empresa sul-coreana, todas as TVs lançadas entre 2018 e 2021 que rodam o sistema operacional WebOS 4.0 ou superior serão compatíveis com o aplicativo Tidal, que poderá ser baixado na LG Content Store. Isso inclui televisores LG UHD, NanoCell e OLED, que já contam com o sistema operacional webOS, plataforma desenvolvida pela LG para suas TVs.

Sobre o Tidal

O serviço de streaming de música Tidal surgiu há aproximadamente 6 anos atrás com a proposta de oferecer um áudio sem perdas, ou seja, lossless. Em 2019 o serviço já contava com quase 60 milhões de músicas e 3 milhões de usuários pagantes, mas hoje, segundo as propagandas da própria plataforma, já há mais de 70 milhões de faixas disponíveis. Esse número é surpreendente, levando em consideração que o Spotify já possui 12 anos e tem aproximadamente 70 milhões de faixas.

No Tidal encontramos as principais bandas e artistas mundiais, possuindo em alguns casos até contrato de exclusividade com determinados artistas. O serviço de streaming foi criado com a proposta de oferecer músicas sem perda de qualidade, ou seja, arquivos de áudio lossless, para usuários mais exigentes. O aplicativo de streaming de áudio utiliza-se do formato FLAC para transmitir músicas tanto em 16bits (qualidade do CD) quanto em 24bits (áudio HD).

Imagem ilustrativa da chegada do Tidal a TVs LG. Fonte: LG
Imagem ilustrativa da chegada do Tidal a TVs LG. Fonte: LG

Atualmente, o Tidal é o serviço de streaming que paga mais por reprodução de faixa, valor pago para as gravadoras escolhidas pelos artistas para lançar seus álbuns. Mesmo o Apple Music, que paga aproximadamente o dobro do Spotify, fica atrás do Tidal.

Dolby Atmos nas TVs LG e no Tidal

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som surroud desenvolvida pela empresa Dolby Laboratories. Ela faz com que os sistemas de som multicanal existentes tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.

A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, as TVs da LG.

Imagem ilustrativa do Dolby Atmos Music. Fonte: DolbyAtmos
Imagem ilustrativa do Dolby Atmos Music. Fonte: DolbyAtmos

Para trazer a tecnologia Dolby Atmos para os usuários de fones de ouvido (confira a nossa série sobre fones aqui), foi lançado o Dolby Atmos Music, que nada mais é do que a utilização dos mesmos princípios do Dolby Atmos, mas levando em conta os serviços de streaming de música e os meios pelo qual o usuário irá ouvir, como os fones de ouvido ou soundbars. Ou seja, é uma tecnologia voltada para sistemas de som que não se utilizam do multicanal, virtualizando o som surround para que seja reproduzido por dois canais (som estéreo).

Um dos locais onde pode ser encontrado conteúdo Dolby Atmos é no serviço de streaming Tidal, agora presente nas TVs LG, que possuem suporte para reprodução de músicas no formato Dolby Atmos. É interessante salientar que o Dolby Atmos Music só está disponível no plano Hi-fi do Tidal.

Quanto custa o plano Hi-fi do Tidal?

Caso queira ter acesso às músicas com transmissão sem perdas (lossless) e também ao Dolby Atmos, é necessário assinar o plano Hi-fi do Tidal. O plano Hi-fi individual do Tidal custa R$33,80 enquanto o plano Hi-fi família (para até 5 pessoas) custa R$50,80. Saiba mais sobre o Tidal através de nosso artigo aqui.

Review LG OLED CX

Veja o review da LG CX, TV OLED de 55 polegadas que testamos.

Vídeo incorporado do YouTube