Em um comunicado enviado aos artistas, a Apple Music revelou que paga 1 centavo por transmissão de música. Talvez isso possa não parecer muito, mas é cerca do dobro pago pela plataforma de streaming Spotify. Em alguns momentos a taxa de pagamento da Apple pode cair um pouco abaixo de um centavo por reprodução, porém, segundo o Wall Street Journal, ainda é um valor muito mais alto da média de valores pagos para o artista no Spotify, onde a quantia paga varia entre 0,33 e 0,5 centavos.

Entretanto, embora o Spotify pague menos, sabe-se que a plataforma de streaming tem muito mais assinantes do que o Apple Music. No quarto trimestre de 2020 o Spotify contava com 155 milhões de usuários Premium e 345 milhões de usuários no total (somando contas gratuitas e pagas). Na última vez que a Apple revelou seu número de assinantes no Apple Music, em junho de 2019, havia 60 milhões de pagantes mensais.

Devido ao grande número de usuários e transmissões do Spotify, que é consideravelmente maior que as outras plataformas de streaming, a receita gerada a partir disso é grande. No ano passado, a empresa pagou aproximadamente US$6 bilhões aos artistas.

Os artistas não recebem o pagamento dos serviços de streaming diretamente

Normalmente, os artistas não recebem os pagamentos por reprodução de suas faixas diretamente dos serviços de streaming como o Spotify e o Apple Music. Ao invés disso, esse dinheiro é pago aos detentores dos direitos sobre as músicas e álbuns dos artistas como editoras, gravadoras e distribuidoras. Os artistas e compositores recebem uma parte dos royalties, onde o valor pode variar dependendo dos acordos feitos.

Apple gasta metade da receita gerada pelas assinaturas para as gravadoras

Segundo a Apple, a empresa gasta cerca de 52% da receita gerada pelas assinaturas do Apple Music para pagar as gravadoras. Já o Spotify gasta aproximadamente dois terços de cada dólar de receita para os detentores dos direitos, onde 75-80% vai para as gravadoras.

Artistas e fãs exigem aumento no pagamento feito pelos serviços de streaming

Devido a pandemia de COVID-19, artistas e fãs têm exigido que as plataformas de streaming de música paguem melhor pela reprodução das músicas. Além disso, também há um movimento para que haja mais transparência com a informação sobre os pagamentos dos direitos de reprodução.

O que você achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!