Apple Music paga o dobro do Spotify por transmissão de música

Foi revelado pela Apple que sua plataforma de streaming de músicas, Apple Music, paga o dobro pela reprodução de músicas comparado ao Spotify. Confira!

Imagem ilustrativa do Apple Music.
Imagem ilustrativa do Apple Music.

Em um comunicado enviado aos artistas, a Apple Music revelou que paga 1 centavo por transmissão de música. Talvez isso possa não parecer muito, mas é cerca do dobro pago pela plataforma de streaming Spotify. Em alguns momentos a taxa de pagamento da Apple pode cair um pouco abaixo de um centavo por reprodução, porém, segundo o Wall Street Journal, ainda é um valor muito mais alto da média de valores pagos para o artista no Spotify, onde a quantia paga varia entre 0,33 e 0,5 centavos.

Entretanto, embora o Spotify pague menos, sabe-se que a plataforma de streaming tem muito mais assinantes do que o Apple Music. No quarto trimestre de 2020 o Spotify contava com 155 milhões de usuários Premium e 345 milhões de usuários no total (somando contas gratuitas e pagas). Na última vez que a Apple revelou seu número de assinantes no Apple Music, em junho de 2019, havia 60 milhões de pagantes mensais.

Devido ao grande número de usuários e transmissões do Spotify, que é consideravelmente maior que as outras plataformas de streaming, a receita gerada a partir disso é grande. No ano passado, a empresa pagou aproximadamente US$6 bilhões aos artistas.

Os artistas não recebem o pagamento dos serviços de streaming diretamente

Normalmente, os artistas não recebem os pagamentos por reprodução de suas faixas diretamente dos serviços de streaming como o Spotify e o Apple Music. Ao invés disso, esse dinheiro é pago aos detentores dos direitos sobre as músicas e álbuns dos artistas como editoras, gravadoras e distribuidoras. Os artistas e compositores recebem uma parte dos royalties, onde o valor pode variar dependendo dos acordos feitos.

Apple gasta metade da receita gerada pelas assinaturas para as gravadoras

Segundo a Apple, a empresa gasta cerca de 52% da receita gerada pelas assinaturas do Apple Music para pagar as gravadoras. Já o Spotify gasta aproximadamente dois terços de cada dólar de receita para os detentores dos direitos, onde 75-80% vai para as gravadoras.

Artistas e fãs exigem aumento no pagamento feito pelos serviços de streaming

Devido a pandemia de COVID-19, artistas e fãs têm exigido que as plataformas de streaming de música paguem melhor pela reprodução das músicas. Além disso, também há um movimento para que haja mais transparência com a informação sobre os pagamentos dos direitos de reprodução.

O que você achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Vídeo em destaque: Review TCL C715 - QLED barata

Analisamos a C715 da TCL. SmartTv de 2020 que chega para ser um excelente custo benefício entre os produtos 4K. Seu trunfo é contar com Android TV, sistema que funciona bem e tem muitos aplicativos.

Conteúdo relacionado

Spotify ultrapassa 300 milhões de usuários após lançamento na Rússia
Spotify

Spotify ultrapassa 300 milhões de usuários após lançamento na Rússia

Spotify anuncia crescimento do terceiro trimestre deste ano e revela que já ultrapassou a marca de 300 milhões de usuários mensais. Confira!

YouTube Music agora permite
Tecnologia

YouTube Music agora permite "iniciar rádio" diretamente da tela de reprodução

YouTube Music ganha a opção de "iniciar rádio" através da tela de reprodução de músicas em smartphones. Confira os detalhes!

Assinantes do Amazon Music Unlimited agora podem assistir a videoclipes
Tecnologia

Assinantes do Amazon Music Unlimited agora podem assistir a videoclipes

Amazon anuncia que seu serviço de streaming de música, o Amazon Music Unlimited conta agora com videoclipes para seus assinantes.

Google conclui o desligamento mundial da Play Music Store em sua loja de apps
Tecnologia

Google conclui o desligamento mundial da Play Music Store em sua loja de apps

Google retira mundialmente a Play Music Store de sua loja de aplicativos. Veja como será o processamento do desligamento completo do app Play Music.

[Lançamento] Audioengine A1 - caixas de som Bluetooth compactas com AptX
Tecnologia

[Lançamento] Audioengine A1 - caixas de som Bluetooth compactas com AptX

Conheça as novas caixas de som Bluetooth da Audioengine! As A1 Home Music System trazem conexão aptX em um corpo compacto com excelente qualidade de som!

Amazon Music faz parceria com Twitch e transmite live streams através de seu app
Tecnologia

Amazon Music faz parceria com Twitch e transmite live streams através de seu app

Recentemente foi anunciado a parceria entre a Amazon Music e a Twitch para os assinantes acessarem as live streams de seus cantores e bandas favoritos através do app de streaming de música.