As Tvs OLED são sem dúvidas o melhor que temos hoje em qualidade, a LG vem liderando o mercado nesse segmento. Ela nos enviou o recente lançamento, a LG CX (leia-se C 10). Uma verdadeira TV OLED, de 55 polegadas, com melhorias no sistema de processamento de imagens que usa inteligência artificial para melhorar a imagem que apresenta. Suporta HDR10 e Dolby Vision, além de ter um design incrível, mas eu lhes pergunto, será que vale a pena gastar mais de 6 mil reais para ter este aparelho na sua casa? É o que vamos descobrir agora no review da LG CX.

Para quem não conhece OLED, diferente de LCD, não é necessário iluminação traseira para fazer os tons pretos, como cada pixel se auto ilumina, ele consegue automaticamente controlar o nível de luz separadamente, tendo assim gama enorme de contraste. Ou seja, os pixels têm capacidade de se auto iluminar em tons de 0 a 100% de iluminação. Além de não vermos aqueles borrados quando uma imagem bastante contrastada move rapidamente. Esse e outros benefícios tornam as Tvs OLED superiores a qualquer outros modelos.

LG CX OLED REVIEW

LG OLED 55 4K UHD - OLED55CXPSA
9.0
Prós
  • Qualidade de imagem
  • Design
  • Ângulos de visão
  • 4K Upscaling
  • Som e inteligência artificial
Contras
  • Preço
  • Cabo de força preso à TV

A linha C de televisores é a intermediária da LG em OLED, existe abaixo a linha B, que não veio para o Brasil esse ano, e a linha G que é topo de linha. A CX vem em duas versões aqui em nosso país, 55 e 65, todas em resolução 4K. Traz o mais recente processador Alfa 9, tecnologia de inteligência artificial que já comentei, escurecimento Pixel Dimming, que é a iluminação singular de cada pixel, somente TVs OLED tem essa capacidade. São quatro portas HDMI, 2.1, WiFi de 2.4 e 5Ghz, bluetooth na versão 5.0 para conectar fones de ouvido se quiser escutar a Tv sem fazer barulho, são três portas USB e entrada de rede. Em áudio temos 40W RMS de potência sonora. O consumo de energia máximo da TV é de 347W, quanto todos os pixels estão ligados com o máximo do brilho na cor branca.

Ela pesa 23Kg com a base e 18.9Kg sem. Tem dimensões de 122.8 x 70.6 cms de largura e altura, com apenas 4.69cm de espessura, na parte de baixo da TV.

Em tecnologias de imagem contamos com HDR, HDR10, HLG, Dolby Vision e Dolby Atmos. Para gamers, tecnologia G-Sync da Nvidia e taxa de atualização de até 120Hz. Em tecnologias gerais, temos comandos de voz através do controle Magic que acompanha na caixa e assistente de voz Google, Alexa, além de também podermos controlar pelo Apple Home Kit e Alexa.

Controle remoto, Smart Magic da LG CX
Controle remoto, Smart Magic da LG CX

Para gamers contamos com tecnologia G-Sync da Nvidia e taxa de atualização de até 120Hz.

Ficha técnica

  • Tamanho: 55 polegadas
  • Resolução: 3840x2160
  • Tipo de tela: W-OLED
  • Taxa de Atualização: 120Hz
  • Potência sonora: 40W
  • Entradas: 4 HDMI 2.1, 1 Som digital ótico e 1 Antena RF
  • Conexões sem fio: Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth
  • Sincronização de frames: G-Sync
  • Consumo de energia máximo: 347 watts
  • Sistema operacional: webOS 5.0

LG OLED 55 4K UHD - OLED55CXPSA - Veja aqui a ficha técnica completa

Pontos fortes

Agora que você viu as especificações técnicas da Tv, vamos ver onde ela vai muito bem. O tempo de resposta da tela é de 1ms, aliado ao baixo input lag, a experiência de jogos será bastante interessante. Você vai poder jogar nas telas de 4K até 120Hz, se tiver um PC suficientemente bom para conseguir essas condições, terá um bom proveito na dinâmica de jogos.

Qualidade de imagem

Qualidade de imagem da LG CX
Qualidade de imagem da LG CX

Você vai cansar de ouvir falar que ela conta com excelente qualidade de imagem e, realmente é muito boa. Sem dúvidas esse é ponto onde mais vou tocar. A nitidez, cores e contraste dela são realmente impecáveis. Lembrando que a CX não é a melhor Tv que a LG produz. As cores são tão próximas a realidade que ela conta com Filmmaker Mode, uma digamos, certificação da UHD Alliance, onde no resultado final mostra a imagem mais próxima do que você veria nas melhores salas de cinema.

Design

O design da Tv é outro ponto forte. Para quem curte telas finas, olha, a CX é incrivelmente fina.

Espessura da tela LG CX
Espessura da tela LG CX

Além de contar com bordas também muito discretas. Ela fica mais bonita ainda, quando posicionada na parede ou no home.

Ângulos de visão

Ângulos de visão
Ângulos de visão

Os ângulos de visão dessa Tv são também um ponto forte. Mesmo de lado, você consegue ver ótimo contraste e imagem. Sem dúvidas é um dos benefícios dos painéis OLED.

4K Upscaling

Assim como falei do upscaling da Samsung Q80T, a CX tem excelente performance neste sentido. Você assiste de boa imagens em fullhd na Tv sem perceber aquela perda horrível de qualidade que está habituado a fazer com por exemplo, assistir vídeos em HD no PC com tela FULLHD.

Som e inteligência artificial

Som da LG CX
Som da LG CX

Para encaixar um som ótimo na TV, a LG teve que fazer, digamos uma barriga atrás da tela para instalar os falantes de 40W RMS. A Tv conta com sistema de inteligência artificial também no som, que muda as configurações conforme o gênero que está tocando. Ainda há um sistema de configuração automático para sua sala. A TV emite um som e com o microfone do controle ela sabe quão longe você está sentado da tela, assim ela com ajuda da reverberação configura o melhor jeito para você ouvir o que está tocando no momento.

Pontos fracos

Agora que viu os pontos fortes, que tal darmos uma passada pelos pontos fracos dela?

Preço

Um dos pontos fracos é seu preço. Ela chegou custando R$ 8.399, valor bem acima da concorrência. A CX pode ser melhor que todas as concorrentes, porém a faixa de preço dela está bem acima, o que não faz ela oferecer benefícios suficientes em troca do seu custo.

Cabo de força

A LG manda um cabo de força, obviamente. Porém, ele vem fixo na TV, e onde eu quero chegar é, a maioria, para não dizer todas outras Tvs usa um cabo padrão, assim, você que tem a Tv em um móvel home na sua sala, não precisaria desmontar ele para passagem de cabos. Pode não ser um problemão, principalmente se você utilizar ela com a base, mas sinceramente, quem tem um home fixo e sabe a dificuldade que foi passar a primeira vez os cabos, vai passar raiva ao instalar a CX.

Concorrente

Trago agora a concorrente mais próxima da CX.

Samsung Q80T

Apesar de ser considerada inferior, a Q80T da Samsung, que já testamos aqui é uma concorrente forte para a CX.

Samsung Q80T
Samsung Q80T

Usa tecnologia QLED, que tecnicamente falando é inferior ao OLED, porém a diferença de preços entre elas é maior do que a diferença entre tecnologias. Ou seja, você terá melhor custo benefício comprando a TV da Samsung. Agora se preferir qualidade de imagem, a CX entrega mais.

Veredicto

O meu veredicto da LG CX é que até hoje foi a melhor qualidade de imagem que assisti em minha frente.

Além de ser uma TV linda, muito bem apresentável, ela traz consigo tecnologias que tornam o uso cotidiano muito agradável, como por exemplo seu controle smart. Além de opções de controle da sua casa com a Alexa. Se você está em busca de excelência em imagem e tecnologias avançadas, a CX vai te oferecer, porém cobra, e muito, por isso.

A minha chancela é de indicação da compra, somente não marco um selo SUPER INDICO, pelo preço atual da televisão, que de fato está acima do patamar da grande maioria dos brasileiros.

Onde comprar?