De todas as novas tecnologias de imagem lançadas nos últimos anos, certamente nenhuma teve um impacto tão grande quanto o High Dynamic Range, ou HDR. Isso por que o HDR é capaz de impactar muito na qualidade da imagem. Inclusive, o HDR pode ter impactado mais do que a mudança de Full HD (1080p) para 4K Ultra HD, ou mesmo resolução de 8K .

Mas o termo HDR é bastante abrangente, se referindo a várias tecnologias distintas e concorrentes. E uma das tecnologias mais reconhecidas atualmente é a da marca é Dolby Vision.

A Dolby Labs fez um ótimo trabalho de marketing do Dolby Vision como plataforma própria, para os consumidores que nem mesmo sabem que é um formato HDR. Isso não deveria ser uma surpresa: TVs que têm tecnologia Dolby Vision são frequentemente rotuladas como "TV 4K HDR com Dolby Vision", fazendo parecer que os dois termos não estão relacionados.

Mas, para além dos televisores, o formato Dolby Vision de HDR agora está disponível no novo iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, colocando o Dolby Vision no radar de um público muito maior.

Mas afinal, o que é Dolby Vision? Como ele se diferencia de outros formatos HDR? E o mais importante, como você pode aproveitar esta tecnologia na sua casa?

O que é Dolby Vision e qual a diferença do HDR10?

O que é Dolby Vision e no que se difere do HDR10?

A vantagem mais significativa do Dolby Vision HDR em relação ao HDR10 é a adição de metadados dinâmicos aos principais dados de imagem HDR. Esses metadados carregam instruções cena a cena que um monitor compatível com Dolby Vision pode usar para garantir que a TV retrate o conteúdo com a maior precisão possível.

As TVs com capacidade Dolby Vision combinam as informações cena a cena recebidas da fonte, com o conhecimento de suas próprias capacidades em termos de brilho, contraste e desempenho de cor. Com conteúdo HDR10, sua TV recebe apenas metadados estáticos; informações 'globais' relativamente básicas sobre o conteúdo mostrado que se aplicam a todo o filme ou série.

Ele não pode fornecer uma exibição com atualizações sobre como cada tomada ou cena específica deve ser mostrada. O HDR10 também não tem a mesma facilidade de otimizar continuamente a imagem para as capacidades da tela em que está sendo exibida.

O Dolby Vision é construído no mesmo núcleo que HDR10, o que torna relativamente simples para os produtores de conteúdo criarem HDR10 e Dolby Vision master juntos. Isso significa que um Blu-ray Ultra HD compatível com Dolby Vision também pode reproduzir em HDR10 em TVs que suportam apenas esse formato.

O Dolby Vision permite que os produtores de conteúdo tenham uma ou duas 'camadas' de dados; um transportando apenas um sinal HDR, o outro transportando um sinal de faixa dinâmica padrão (SDR). Esta abordagem de fluxo de trabalho HDR / SDR único torna o Dolby Vision uma ferramenta conveniente para os criadores de conteúdo.

Outra vantagem do Dolby Vision é que os metadados são incorporados ao sinal de vídeo, o que significa que podem ser executados em conexões HDR 'legadas' desde a versão 1.4b. Apesar de usar apenas metadados estáticos, HDR10 requer compatibilidade com HDMI 2.0a.

Do lado da produção de conteúdo, a Dolby Vision parece mais focado em levar o HDR até seus limites técnicos. A especificação mínima para masterização Dolby Vision requer o uso de monitores de referência com uma relação de contraste de 200.000: 1, brilho de pico de 1000 nits, faixa de cores 'se aproximando' do padrão Rec 2020 e suporte para o formato HDR SMPTE ST-2084.

No entanto, a Dolby também desenvolveu um monitor 'Pulsar' de referência que oferece uma relação de contraste de 800.000: 1, um brilho de pico de 4000 nits e a chamada faixa de cores P3 usada em aplicações de cinema digital.

Como você pode assistir Dolby Vision?

O que é Dolby Vision e no que se difere do HDR10?

Nem todos os fabricantes oferecem suporte a Dolby Vision, e os que oferecem, não disponibilizam em todos os seus aparelhos de TV. Empresas como LG e Sony tendem inserir a tecnologia nas suas TVs de faixas mais premium.

A Panasonic GZ2000 2019 OLED TV foi o primeiro aparelho da Panasonic a oferecer suporte a Dolby Vision. A Panasonic HZ2000 também oferecerá suporte a Dolby Vision, bem como HDR10 +, mas para isso, é nece.

A Philips também decidiu oferecer suporte a HDR10 + e Dolby Vision em suas séries de TV OLED de 2019, OLED 804 e OLED 854. Anteriormente, a empresa oferecia apenas HDR10 +. As recém-anunciadas TVs OLED805 e OLED855 para 2020 também o suportarão.

O Dolby Vision também está disponível através da Apple TV 4K, Google Chromecast Ultra e o Amazon Fire TV Stick 4K, enquanto a Philips e a TCL já têm TVs Dolby Vision.

Conteúdo Dolby Vision

Uma série de grandes estúdios de cinema, incluindo Lionsgate, Sony Pictures, Universal e Warner Bros, estão lançando conteúdo em Dolby Vision para Blu-rays. Já no que se refere a streaming, temos mais novidades. Tanto a Netflix quanto a Amazon Prime Video suportam streams Dolby Vision HDR.

No que se refere a games, os consoles Xbox One X e S passaram a suportar o Dolby Vision após uma atualização de software, mas o PlayStation 5 da Sony oferece HDR por meio de tecnologias próprias da Sony

Concorrência entre o Dolby Vision e o HDR10

As marcas de TV não assinadas com o Dolby Vision - notadamente a Samsung - tendem a sugerir que podem fornecer resultados equivalentes apenas aplicando seu próprio poder de processamento ao HDR10.

Apesar de ter reproduzido os discos Despicable Me em HDR10 em um Samsung UE65KS9500 de referência, e esse conjunto fornecesse picos de luz mais brilhantes do que a imagem Dolby Vision na LG OLED, ele não poderia se igualar ao Dolby Vision em sutilezas de luz e cor.

A Samsung anunciou em 2017 a parceria com a Amazon Prime Video para desenvolver um novo formato HDR, chamado de "HDR10 +", que também aplica uma camada dos chamados 'metadados dinâmicos' (instruções cena a cena) a um fluxo HDR10. É essencialmente uma alternativa livre de royalties ao Dolby Vision, que é integrado à linha de televisores QLED de última geração da Samsung.

Além da Samsung, a Panasonic traz suas TV top de linha com o HDR10 +, vendendo-o como um formato HDR de código aberto mais democrático. Porém, a Panasonic reviu essa questão e agora você pode comprar um aparelho da marca com a tecnologia Dolby Vision, em uma série de players Panasonic 4K Blu Ray e TVs.