O Edge 40 Pro foi um smartphone lançado no ano passado com o objetivo de ser o aparelho mais top do portfólio da Motorola de 2023. Nesse ano, eis que a Motorola lança o Edge 50 Pro, o novo topo de gama do portfólio da empresa. Será que vale a pena comprá-lo? O que tivemos de mudanças em especificações? Vamos vamos fazer um comparativo completo para entender o que melhorou ou piorou nas duas gerações.

Moto Edge 40 Pro vs Moto Edge 50 Pro: comparativo

Qual dos smartphones vale mais a pena e é mais indicado para você? Para descobrir, comparamos a ficha técnica dos dois aparelhos nos seguintes quesitos:

ÍNDICE

Design e acabamento

O Edge 40 Pro traz acabamento premium em vidro, contra acabamento em couro vegano presente no Edge 50 Pro
O Edge 40 Pro traz acabamento premium em vidro, contra acabamento em couro vegano presente no Edge 50 Pro

O Edge 40 Pro tem um acabamento bem premium em sua traseira, sendo o vidro marcando presença em suas duas opções de cores: preto e azul. Já o Edge 50 Pro traz um acabamento em couro vegano, que passa um aspecto mais diferenciado ao toque e estamos habituados a ver em demais aparelhos da empresa lançados recentemente aqui no Brasil. Suas opções de cores são: preto e violeta.

Tela

Ambos os modelos trazem uma tela curvada, porém o 30 Fusion tem 6,55 e 144Hz contra 6,7 e 120Hz do sucessor
Ambos os modelos trazem telas parecidas, porém o 40 Pro traz 1.300 nits de brilho contra 2.000 nits do novo

Quando o assunto é tela, temos um display P-OLED de 6,67" Full HD+ no Edge 40 Pro com uma taxa de atualização de ótimos 165Hz (o que garante uma navegação mais suave pelo sistema e permite desbloquear mais FPS em jogos) e brilho de até 1300 nits.

Já no caso do Edge 50 Pro nós temos uma tela de 6,7" com taxa de atualização de 144Hz, porém o brilho máximo pode chegar a 2000 nits. Além disso agora a resolução aumentou para Super HD (basicamente o nome comercial que a empresa deu a resolução 1.5K). Sendo assim, temos um aumento bem irrisório no tamanho da tela do modelo de 2024, porém um upgrade generoso no quesito de brilho e na resolução da tela. Já na taxa de atualização, o modelo do ano passado se sai na frente.

Processamento e memórias

O quesito de performance tivemos um downgrade. O Edge 40 Pro traz o poderoso processador Snapdragon 8 Gen 2, solução da Qualcomm que costumava equipar smartphones flagships. Já no caso do Edge 50 Pro a Motorola migrou para o Snapdragon 7 Gen 3 (processador esse que veio para equipar aparelhos mid-range de 2024).

Sendo assim conclui-se que o que antes tínhamos um aparelho verdadeiramente premium, passou a ser um mero aparelho de gama média. Ele ainda não passou por testes no canal e o Edge 40 Pro não veio para o Brasil. Porém testamos o Zenfone 10 de mesmo processador do Edge 40 Pro, confira como ele se saiu:

Já com relação à capacidade de memória temos versão inicial de 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno para o Edge 40 Pro. Porém vale ressaltar que ele também possui variante de 12GB de RAM e 512GB de espaço (ambas fora do país). Quanto ao Edge 50 Ultra, teremos variante única de 12GB de RAM com 512GB de espaço aqui no país, porém lá fora ele possui uma variante com até 512GB de espaço.

Câmeras

As câmeras do Edge 50 Pro não são tão premium quanto as presentes no excelente Edge 40 Pro, mas cumprem seu papel
As câmeras do Edge 50 Pro não são tão premium quanto as presentes no Edge 40 Pro, mas cumprem seu papel

Quanto as câmeras, temos conjunto um pouco diferente em ambos. O Edge 40 Pro conta com 3 sensores sendo um principal com 50MP, um ultrawide com 50MP e autofoco e um sensor de zoom óptico de 2x com 12MP. Já no caso do Edge 50 Pro ele vai contar com principal de 50MP, um ultrawide de 13MP e um telefoto com 10MP. Para a câmera frontal, o modelo de 2023 tem 60MP enquanto no mais novo temos um sensor com 50MP.

Bateria e carregamento

Nesse quesito nós temos vantagem para o Edge 40 Pro. Enquanto ele vinha com uma bateria de 4600mAh, o novo modelo passa a contar com uma bateria de 4500mAh de capacidade. Sendo assim, temos que o Edge 50 Pro deva ter duração de bateria para o dia todo com folga, porém deve durar menos que seu concorrente. Quanto ao carregamento temos um carregador de 125W para ambos os aparelhos, ou seja, os dois vão carregar de forma extremamente veloz caso você precise de mais carga.

Sistema operacional

Quanto ao sistema operacional, o Edge 50 Pro já vem de fábrica com o Android 14. Enquanto isso, o Edge 40 Pro chegou de fábrica com o Android 13 e para de receber updates de Android no 16 (uma vez que a Motorola costuma dar 3 anos de suporte de Android para a sua linha Edge Pro). Portanto vantagem do modelo mais novo por aqui.

Recursos adicionais

O Moto Edge 40 Pro e o 50 Ultra trouxeram uma novidade que fazia falta no Pro anterior, proteção IP68
O Moto Edge 40 Pro e o 50 Pro trouxeram uma novidade que fazia falta no Edge 30 Pro de 2022, proteção IP68

Uma vantagem desses dois aparelhos é que eles contam com IP68 para proteção contra água e poeira. Portanto, caso o usuário queira dar um mergulho junto ao smartphone, opte por pegar um deles ao invés dos aparelhos da marca de 2022. Quanto ao áudio ambos trazem som estéreo para aprimorar a experiência sonora.

Mas afinal, vale a pena trocar um modelo pelo outro?

Sendo muito sincero com vocês, não vale a pena a troca. Caso você já esteja com o Moto Edge 40 Pro, permaneça com ele. Ele oferece desempenho de ponta, bateria duradoura, conjunto de câmeras equilibrado e um ótimo acabamento.

Já se você estava pensando em pegar ele e não tinha o modelo anterior ainda, aguarde a desvalorização de seu preço. Fica nítido que o Edge 50 Pro é um aparelho inferior em especificações no geral. Sendo assim, temos o Edge 40 Pro como um claro vencedor deste duelo. A Motorola transformou um legítimo flagship em um mid-range premium.