Samsung, Apple ou Motorola? Muita gente se pergunta sobre qual delas é de fato a maior fabricante ou a maior vendedora de celulares no Brasil. Com a ajuda dos relatórios coletados pela StatCounter, o Oficina da Net tem acompanhando de perto o movimento dessas empresas no mercado e todo mês apresenta um ranking do market-share atual. Veja abaixo um resumo do ano até o momento.

Samsung, Apple ou Motorola: qual a maior do Brasil?

Samsung, Motorola ou Apple: qual a maior do Brasil?
Samsung, Motorola ou Apple: qual a maior do Brasil?

Podemos dizer que já há muito tempo, a Samsung lidera o número de vendas de celulares no mercado brasileiro e com boa sobra. A gigante sul-coreana tem uma fatia de aproximadamente 37% de todo o mercado brasileiro.Nos últimos 12 meses, a maior fatia da Samsung no Brasil foi em novembro de 2022, quando tinha 43.49%.

Em segundo lugar temos a Motorola, que tem praticamente a metade do que tem a Samsung. A empresa ocupa a segunda colocação no Brasil com uma participação atual de cerca de 18% de todo o mercado nacional. A Apple é atualmente a terceira colocada no mercado de smartphones no Brasil e tambem possui uma participação de 18%.

Veja o gráfico que mostra o resultado dos últimos 12 meses:

TOP 5 empresas que mais vende celulares no Brasil

De acordo com o StatCounter, esse é o ranking das empresas que mais vende celulares no Brasil atualmente:

Empresa %
1 Samsung 37.16
2 Motorola 18.78
3 Apple 17.83
4 Xiaomi 12.28
5 LG 3.47

Histórico de 2023

Veja abaixo um histórico dos relatórios gerados todos mês sobre o mercado de smartphones no Brasil. A listagem está em ordem decrescente, indo da mais recente para a mais antiga.

AGOSTO

Durante o mês de agosto, a Samsung teve um ligeiro crescimento na participação de vendas da smartphones no Brasil. Líder do mercado brasileiro de forma consolidada, a gigante sul-coreana fechou o mês com 37.16% de todo o mercado nacional. A Motorola, que ocupa o segundo lugar, aumentou seu percentual para 18.78%. Já a Apple, sofre uma ligeira queda no mercado tupiniquim, fechando o mês em 17.83%.

JULHO

O mês de julho "deu bom" para a Motorola, que voltou ao seu posto de segunda maior empresa do mercado brasileiro. A gigante chinesa aumentou seu percentual para 18.18%, superando a Apple, que voltou ao terceiro lugar após dois meses no segudo lugar do pódio, agora com uma participação de 18.01%. A Samsung ainda é a líder absoluta do Brasil com seus 36.66%.

JUNHO

Junho ficará registrado como o mês em que todas as grandes empresas do mercado de smartphones no Brasil sofreram uma queda. A Samsung, por exemplo, registrou seu menos percentual nos últimos dois anos, fechando o mês com cerca de 36%. A Apple, que vinha crescendo, voltou a cair para 18.79%, mas se garantiu no segundo lugar, já que a Motorola aind anão esboça nenhuma reação e também caiu para 17.81%.

MAIO

Em maio, a Apple foi a única das três grandes big techs a registrar um aumento na sua participação, mesmo que de forma discreta. Na ocasião, a empresa registrou um percentual de 21.64%, o que a garantiu por mais um mês a frente da Motorola, agora em terceiro e em queda, registrando 18.61%. A Samsung continua despencando e agora tem 38.54%.

ABRIL

Pela primeira vez nos últimos dois anos, em abril, a Apple ficou em segundo lugar no Brasil. A gigante de Cupertino registoru uma participação de 20.66%, superando os 20.6% da Motorola, até então, segunda colocada do Brasil. A Samsung, por sua vez, continua líder no ranking, mas sofreum uma queda para 40% de participação.

MARÇO

A Samsung fechou o mês de março com uma participação de quase 43%, o que ficou representando a maior alta da empresa em solo brasileiro durante o ano de 2023. A partir daí, a empresa só vem em queda. A Motorola também começou a diminuir o passo a partir de março deste ano, quando fechou com 22%. A Apple vinha em terceiro lugar com 15.67%.

FEVEREIRO

Em fevereiro, a gigante-sul coreana completou 85 anos de vida e fechou o mês com uma fatia gorda de 41,75% de todos os celulares vendidos no país. Isso quer dizer que a cada 10 celulares vendidos no Brasil, 4 são da Samsung. A Motorola vem logo atrás com uma participação de 20,46% de todos os celulares que são vendidos no Brasil. A Apple fechou fevereiro com 18,6%.

JANEIRO

Em janeiro, o maior destaque fica justamente para a gigante sul-coreana que concluiu o mês com uma fatia de 41,61% de todo o mercado brasileiro. Em segundo lugar está a Motorola com 20,46%, seguida pela Apple, com 18,74%.

Qual a marca do seu celular? 33,40% 21,27% 10,63% 26,21% 8,50%

Fonte: StatCounter