Nada muito preocupante, mas o mês de junho de 2023 ficará marcado pela queda das três maiores empresas de smartphones no mercado brasileiro. A Samsung, continua líder absoluta no Brasil, mas nesse mês registrou o seu menor percentual dos últimos dois anos. Apple e Motorola continuam numa disputa acirrada pelo segundo lugar, mas a Maçã segue a frente de sua rival no momento. As informações são do StatCounter.

Samsung, Apple e Motorola em queda no Brasil

Neste mês de junho, a Samsung teve uma ligeira queda na participação de vendas da smartphones no Brasil, mas nada preocupante. Líder do ranking de forma consolidada, a gigante sul-coreana fechou o mês com 36.28% de todo o mercado nacional. A Apple, ainda em segundo lugar, fechou em 18.79%. A Motorola, também em queda, fecha o pódio com uma participação de 17,81%.

Veja o gráfico abaixo:

Market share de celulares no Brasil em junho de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução
Market share de celulares no Brasil em junho de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Com os resultados de junho, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil ficou assim:

Empresa % em junho
1 Samsung 36.28
2 Apple 18.79
3 Motorola 17.81
4 Xiaomi 12.14
5 Desconhecida 9.51
6 LG 3.51
7 ASUS 0.51
8 Realme 0.29
9 Nokia 0.21
10 Huawei 0.13

Como funciona o levantamento de dados do StatCounter?

A StatCounter é uma plataforma conhecida mundialmente por coletar dados de diversos mercados para apontar o volume do market share de cada empresa em diferentes segmentos. A plataforma não explica qual a metodologia que usa para coletar esses dados quando o assunto é o mercado de smartphones, por exemplo. No seu site, há apenas uma página que explica que "as estatísticas são baseadas em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 5 bilhões de visualizações de página por mês coletadas em toda a rede StatCounter de mais de 1,5 milhão de sites".

O Oficina da Net questionou o StatCounter sobre sua metodologia, mas ainda não tivemos uma resposta. Se formos respondidos, essa matéria será atualizada.

É possível, mas não confirmado, que a plataforma calcule o volume de cada empresa pelo número de usuários ou dispositivos ativos em vez de se basear no número de vendas de fabricante. Isso explicaria, por exemplo, por que no ranking mensal ainda aparece a LG em quinto lugar, já que a empresa deixou o mercado de smartphones em abril de 2021.

Comparação com o mesmo período do ano passado

Em comparação com junho de 2022, o cenário no mercado brasileiro era bem diferente. A Samsung, por exemplo, já era a maior do país, mas defendia um percentual de 42.12%, o que representa um queda de aproximadamente 6% em um ano. A Motorola ainda era a segunda colocada do ranking no país, com um total de 22.4%, enquanto a Apple tinha 14.43%, mas mostrava um grande crescimento. Em maio deste ano, a Maçã finalmente ultrapassou a Motorola.

Veja o gráfico com os resultados entre maio de 2022 e maio de 2023:

Qual a marca do seu celular? 33,42% 21,92% 10,35% 25,68% 8,63%

Fonte: StatCounter