Que a Samsung é a maior fabricante de smartphones do Brasil, isso é inegável. Entretanto, de acordo com o Statcounter, que analisa o mercado em diferentes segmentos, neste mês de abril foi a Apple que surpreendeu ao ultrapassar a Motorola e se tornar a segunda maior do mercado brasileiro. Essa é a primeira grande mudança no cenário em 2023.

Apple supera Motorola e agora é a 2ª maior do Brasil

Apple ultrapassa Motorola e agora é a 2ª maior do Brasil
Apple ultrapassa Motorola e agora é a 2ª maior do Brasil

Enquanto a Samsung esbanja sua liderança com seu belíssimo percentual de 40,71% neste mês de abril, a Motorola vem tentando segurar a segunda colocação no mercado. Desde outubro de 2022, e dona da famosa linha Moto G viu a Apple crescer e começar e ameaçar o seu posto, mas foi só agora que isso se concretizou.

A Motorola fechou o mês de abril com um percentual de 20,77% de todo o mercado brasileiro, a menor participação desde então. Já a Apple, que vem crescendo cada vez mais pelo menos desde julho do ano passado, ultrapassou sua arqui-rival ao alcançar a participação de 19,99%. Sim, a diferença entre as duas empresas não é tão grande, mas o suficiente para a Apple ser chamada de a segunda maior do Brasil neste momento.

Veja o gráfico abaixo:

Apple supera Motorola no mercado brasileiro, segundo o StatCounter
Apple supera Motorola no mercado brasileiro, segundo o StatCounter

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Com os resultados de abril, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil ficou assim:

Empresa % em abril
1 Samsung 40,71
2 Apple 20,77
3 Motorola 19,99
4 Xiaomi 12,83
5 LG 3,23
6 ASUS 0,7
7 Desconhecida 0,54
8 Realme 0,24
9 Nokia 0,21
10 Huawei 0,14

Segundo o IDC, Motorola segue na frente da Apple

A participação de cada empresa em um determinado mercado pode ser calculado a partir de diversos parâmetros, sendo o número de vendas concretizadas, o número de dispositivos ativos ou até o volume de aparelhos que saem das fábricas para consumo interno, bem como para exportações. Diferente do que diz o StatCounter, os dados levantados pelo IDC apontam que a Motorola permanece em segundo lugar e, por enquanto, nem se sente ameaçada pela Apple.

Visto que os dados do primeiro trimestre de 2023 ainda não foram revelados, podemos nos basear nas informações do período anterior. Como a tabela abaixo mostra, a Motorola fechou os quatro trimestres de 2022 com percentual entre 22,8% até 28,8%. A Apple, por sua vez, teve sua maior participação entre os meses de julho e setembro, quando bateu 7,7% em volume.

Em 2022, todos os trimestres foram concluídos com a Motorola na frente da Apple e com uma boa margem entre elas.
Em 2022, todos os trimestres foram concluídos com a Motorola na frente da Apple e com uma boa margem entre elas.

Como funciona o levantamento de dados do StatCounter?

A StatCounter é uma plataforma conhecida mundialmente por coletar dados de diversos mercados para apontar o volume do market share de cada empresa em diferentes segmentos. A plataforma não explica qual a metodologia que usa para coletar esses dados quando o assunto é o mercado de smartphones, por exemplo. No seu site, há apenas uma página que explica que "as estatísticas são baseadas em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 5 bilhões de visualizações de página por mês coletadas em toda a rede StatCounter de mais de 1,5 milhão de sites".

O Oficina da Net questionou o StatCounter sobre sua metodologia, mas ainda não tivemos uma resposta. Se formos respondidos, essa matéria será atualizada.

É possível, mas não confirmado, que a plataforma calcule o volume de cada empresa pelo número de usuários ou dispositivos ativos em vez de se basear no número de vendas de fabricante. Isso explicaria, por exemplo, por que no ranking mensal ainda aparece a LG em quinto lugar, já que a empresa deixou o mercado de smartphones em abril de 2021.

Comparação com o mesmo período do ano passado

Em comparação com abril de 2022, podemos perceber como o mercado estava menos competitivo entre as três primeiras colocadas do ranking. A Samsung já é líder e com bol folga já há muito tempo, mas a Motorola também não era muito diferente já que possuía um diferença de quase 10% a mais que a Apple, terceira colocada.

Veja o gráfico com os resultados entre abril de 2022 e abril de 2023:

Qual a marca do seu celular? 33,45% 21,48% 10,50% 26,02% 8,55%

Fonte: StatCounter