As vendas de smartphones na China caíram 5% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando o menor valor de vendas para um primeiro trimestre desde 2014, segundo o serviço Market Pulse da Counterpoint. No entanto, essa queda representa uma melhora em relação às quedas de dois dígitos vistas nos trimestres anteriores, à medida que o país se recupera da pandemia de COVID-19.

Vendas de celulares na China: 1º Trimestre 2023

Market Share smartphones na China em 2023; Foto Counterpoint
Market Share smartphones na China em 2023; Foto Counterpoint

Apesar da desaceleração do mercado, a Apple alcançou sua maior participação e vendas no primeiro trimestre em anos. Os preços da série iPhone 14 foram reduzidos em alguns canais desde fevereiro. Por outro lado, as vendas de fabricantes de equipamentos originais (OEMs) excluindo a Apple caíram 8% ano a ano, pois a demanda continuou fraca.

A vivo e a OPPO competiram de perto pelo primeiro lugar entre as fabricantes de smartphones Android no primeiro trimestre. As vendas da OnePlus aumentaram mais de 200% após um retorno de alto perfil ao mercado chinês.

A rápida expansão da OnePlus no mercado de smartphones da China após seu retorno de alto perfil ao mercado foi o destaque do primeiro trimestre. Suas vendas aumentaram 227% ano a ano no primeiro trimestre, com lançamentos frequentes e até agressivos dos modelos OnePlus 11 e OnePlus Ace 2 e Ace 2V. Esses modelos venderam bem no mercado online chinês, onde o conceito de custo-benefício prevalece. A OPPO está compartilhando recursos de canal de varejo offline com a OnePlus.

As vendas de smartphones da Huawei aumentaram 41% ano a ano a partir de uma base baixa. Sua série intermediária Nova 10 e a série premium Mate 50 ganharam popularidade, embora ainda não possam suportar 5G.

Por que a Apple vendeu mais?

Apple domina o mercado até na China
Apple domina o mercado até na China

A Apple registrou a maior participação no mercado de smartphones da China, aumentando as vendas em 6% ano a ano em um mercado em declínio. A participação de mercado da Apple no primeiro trimestre foi de 19,9%, a maior desde 2014, enquanto suas vendas também foram as mais altas desde 2015. No mundo, 8 a cada 10 smartphones vendidos em 2022, foram iPhones. Algumas redes de varejo reduziram os preços da série iPhone 14 em 600-800 RMB e alguns sites de comércio eletrônico ofereceram subsídios adicionais de 800 RMB. Essas medidas aceleraram rapidamente a rotatividade de estoque e ajudaram a Apple a navegar na desaceleração do mercado.

Você pode gostar desses conteúdos:

Fonte: Counterpoint