A Motorola está de volta à segunda colocação do market-share de celulares no Brasil. De acordo com o StatCounter, neste mês de julho a empresa superou a Apple, que havia ultrapassado a dona da linha Moto G em maio. De lá para cá, a diferença das empresas nunca foi tão grande, até que finalmente o ranking volta a ser o mesmo de anos anteriores, com a Samsung ocupando o primeiro lugar, seguido por Motorola e Apple.

Samsung e Motorola voltam a crescer, mas de forma discreta

Neste mês de julho, a Samsung teve um ligeiro crescimento na participação de vendas da smartphones no Brasil. Líder do mercado brasileiro de forma consolidada, a gigante sul-coreana fechou o mês com 36.66% de todo o mercado nacional. A Motorola, de volta ao segundo lugar, aumentou seu percentual para 18.18%. Já a Apple, de volta ao terceiro lugar no mercado tupiniquim, fechou em 18.01%.

Veja o gráfico abaixo:

Market share de celulares no Brasil em julho de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução
Market share de celulares no Brasil em julho de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Com os resultados de julho, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil ficou assim:

Empresa % em julho
1 Samsung 36.66
2 Motorola 18.18
3 Apple 18.01
4 Xiaomi 12.17
5 Desconhecida 9.88
6 LG 3.14
7 ASUS 0.49
8 Realme 0.31
9 Nokia 0.21
10 Huawei 0.13

Como funciona o levantamento de dados do StatCounter?

A StatCounter é uma plataforma conhecida mundialmente por coletar dados de diversos mercados para apontar o volume do market share de cada empresa em diferentes segmentos. A plataforma não explica qual a metodologia que usa para coletar esses dados quando o assunto é o mercado de smartphones, por exemplo. No seu site, há apenas uma página que explica que "as estatísticas são baseadas em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 5 bilhões de visualizações de página por mês coletadas em toda a rede StatCounter de mais de 1,5 milhão de sites".

O Oficina da Net questionou o StatCounter sobre sua metodologia, mas ainda não tivemos uma resposta. Se formos respondidos, essa matéria será atualizada.

É possível, mas não confirmado, que a plataforma calcule o volume de cada empresa pelo número de usuários ou dispositivos ativos em vez de se basear no número de vendas de fabricante. Isso explicaria, por exemplo, por que no ranking mensal ainda aparece a LG em quinto lugar, já que a empresa deixou o mercado de smartphones em abril de 2021.

Comparação com o mesmo período do ano passado

Em comparação com julho de 2022, o cenário no mercado brasileiro era bem diferente. A Samsung e a Motorola, por exemplo, estavam em alta, com percentual de 42.07 e 21.99, respectivamente. Isso significa que em um ano, a gigante sul-coreana sofre uma queda de quase 6%, enquanto a Motorola caiu quase 4%. Na época, a Apple tinha 14.91% de todo o mercado brasileiro, enquanto a Xiaomi é a única estável desde então, já que manteve sua média de 12% dentro desse período.

Veja o gráfico com os resultados entre julho de 2022 e julho de 2023:

Qual a marca do seu celular? 33,41% 21,49% 10,54% 26,03% 8,53%

Fonte: StatCounter