A Samsung realizou nesta quinta-feira (17) o seu tão aguardado "Galaxy A Event", palco utilizado para anunciar a chegada da nova linha Galaxy A para 2022. Depois de diversos rumores e vazamentos, os novos Galaxy A53 5G e A33 5G finalmente estão entre nós — literalmente, pois eles foram anunciados no mercado global, mas também no Brasil. Conforme antecipado aqui no Oficina da Net, o Galaxy A53 5G chegou até vazar na internet pouco antes do anúncio oficial.

Samsung anuncia Galaxy A53 5G e A33 no Brasil

A linha Galaxy A é uma das mais queridas e famosas ao redor do mundo, e desta vez, trás dispositivos interessantes para diferentes tipos de público, desde os mais exigentes, até os que procuram excelente custo-benefício. Todos os novos lançamentos de 2022 adotam praticamente a mesma identidade visual dos seus respectivos antecessores.

"Diferente do ano passado, não teremos versões LTE e 5G dos dois aparelhos — apenas 5G."

Galaxy A53 5G

O Galaxy A53 é o grande lançamento do dia, com uma tela Super AMOLED com resolução Full HD+ de 6,5 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz, garantindo maior fluidez em animações e jogos, especialmente. Ele oferece também certificação IP67 para resistência a água e poeira.

Galaxy A53 5G (Crédito: Samsung/Reprodução)
Galaxy A53 5G (Crédito: Samsung/Reprodução)

Debaixo do capô, ambos lançamentos vêm equipado com o novo processador Samsung Exynos 1280, construído com litografia de 5 nm, e que trabalha em conjunto com 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. Se necessitar de mais espaço, é possível utilizar um cartão microSD.

Nas câmeras, o conjunto quadro na traseira consiste em uma principal de 64 MP com estabilização óptica de imagem (OIS), aliado de uma ultrawide de 12 MP e mais dois sensores extras de 5 MP cada para efeito macro e profundidade de campo, respectivamente. Para selfies, a câmera frontal tem resolução de 32 MP.

O Galaxy A53 5G e A33 5G contam com certificação IP67 (Crédito: Samsung/Reprodução)
O Galaxy A53 5G e A33 5G contam com certificação IP67 (Crédito: Samsung/Reprodução)

Para alimentar todo esse conjunto, ele vem equipado ainda com bateria de 5.000 mAh que, segundo a fabricante, pode garantir até dois dias de uso longe da tomada, dependendo do uso e ainda conta com suporte a carregamento rápido de até 25W.

Samsung Galaxy A53 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Galaxy A33 5G

Um pouco mais básico, o Galaxy A33 5G vem com uma tela Super AMOLED de 6,4 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz, equipado também com o processador Exynos 1280, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno com a capacidade para expansão do espaço através de um cartão microSD.

(Crédito: Samsung/Reprodução)
Galaxy A33 5G (Crédito: Samsung/Reprodução)

Nas câmeras, a lente frontal é de 13 MP, aliada de mais um conjunto quádruplo na traseira, sendo uma principal de 48 MP com estabilização óptica de imagem (OIS), mais uma ultrawide de 8 MP, macro de 5 MP e profundidade de 2 MP. Sua bateria também tem 5.000 mAh e conta com carregamento rápido de até 25W. Ele também oferece certificação IP67 para resistência a água e poeira.

Samsung Galaxy A33 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Recursos extras

Para melhorar as fotos em ambientes com pouca luminosidade, ele conta também com o Night Mode, que otimiza a entrada de luz em fotos noturnas. Outro recurso para câmeras é a chegada do Objetc Eraser e que é possível deletar algum objeto da foto utilizando a inteligência artificial.

Eles também são os primeiros da marca a receber o recurso RAM Plus, que basicamente permite alocar parte do armazenamento interno vazio em memória RAM virtual, prometendo melhorar ainda mais o desempenho do aparelho.

Ambos ainda vem com Android 12 rodando sob a One UI 4.1, conectividade 5G, NFC e sistema de som estéreo.

E o Galaxy A73?

Infelizmente, não tivemos o lançamento do Galaxy A73 5G neste evento realizado hoje. A expectativa ficou adiada para outra ocasião, mas a boa notícia é que o Galaxy A73 já está liberado para ser lançado no Brasil, já que recebeu a homologação da Anatel há alguns dias.

Preço e disponibilidade

Lançados no mercado global, o Galaxy A53 5G e A33 5G chegam nas cores preto, branco azul e rose. O Galaxy A33 5G já pode ser adquirido pelo e-commerce oficial da empresa no Brasil, mas o A53 5G deve estar disponível apenas a aprtir de 19 de abril.

Os preços oficiais ficaram assim:

Galaxy A53 5G

  • 6 GB + 128 GB - R$ 2.429

Galaxy A33 5G

  • 6 GB + 128 GB - R$ 3.499