Depois de uma série de vazamentos e rumores, o Google finalmente revelou a sua nova geração de smartphones Pixel. Alvo de boas críticas e apoiado por um grupo fiel de fãs, os dispositivos Pixel nunca foram um sucesso. Longe dos holofotes, a fabricante agora esboçou uma nova estratégia para tentar atrair novos usuários. Os novos Pixel 6 e 6 Pro vem para disputar espaço no mercado de flagships e, para isso, se concentram em oferecer um novo chip próprio, melhorias de câmeras e foco em IA.

Pixel 6 é anunciado com chip próprio e foco em IA

Na teoria, com a chegada do Pixel 6 e 6 Pro, o Google está saltando do mercado de smartphones intermediários para disputar espaço no mercado ultra-high end, podendo competir com gigantes do mercado como iPhone 12 Pro e Galaxy S21 Ultra.

Mas e na prática? Por enquanto não sabemos o quão longe os novos smartphones da empresa podem chegar, afinal, o anúncio de hoje foi apenas uma prévia. Demais detalhes como faixa de preços e data de lançamento devem ser revelados no decorrer dos meses à frente.

  • Sistema: Android 12
  • Memória RAM: 8 GB e 12 GB
  • Armazenamento: 128 GB e 256 GB
  • Tela - Tipo: AMOLED
  • Tela - Tamanho: 6.67
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Câmera principal: 50 MP, (wide), PDAF e OIS
  • Câm. Selfie: 12 MP
  • Bateria: 5000 mAh

Google Pixel 6 - Veja aqui a ficha técnica completa

Google Tensor

O grande destaque é a chegada do Tensor, um chip próprio do Google que é capaz de oferecer unidades de processamento superpoderosas aos quais a empresa está acostumada em proporcionar em seus data centers. O projeto basicamente é uma aposta da empresa que se inspirou no sucesso da Apple com a chegada do chip M1.

O foco, claro, é a inteligência artificial, mas também não mede esforços para aprimorar os sistemas de segurança e desempenho. Ele conta com um chip M2 de criptografia e um processador apenas para operações de aprendizado de máquina, além do modem com suporte integrado ao 5G. Até o momento, não foram revelados detalhes sobre a CPU1 e a GPU2.

Design

No quesito design, os novos Pixel 6 e 6 Pro deixam de lado o visual lúdico e agora se aproximam do padrão Material You, anunciado pela empresa durante o Google I/O deste ano. Eles ostentam uma estética premium, com uma faixa horizontal de câmeras na traseira que divide opiniões entre elegância e exageros, e um acabamento todo em alumínio e vidro.

Câmeras

Já não é de hoje que o Google assume o nicho de fotografia computacional. Assim, a tecnologia mantém sua força mais uma vez e, graças ao novo processador proprietário, os resultados esperados vão além do que já é conhecido, podendo impressionar em todas as situações.

Ao que se sabe até agora, o Pixel 6 tem uma câmera ultrawide principal e uma ultrawide adicional, enquanto o Pixel 6 Pro esbanja uma teleobjetiva com zoom óptico de 4x.

Tela

Tanto o Pixel 6 como o Pixel 6 Pro contam com um painel do tipo AMOLED3 em sua tela, com sensor de impressões digitais embutido no display, assim como a câmera frontal no estilo punch-hole. O modelo menor tem uma tela inteiramente plana de 6,4 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 90Hz.

Já o Pixel 6 Pro possui uma tela levemente curvada nas bordas, tamanho de 6,7 polegadas com resolução QHD+ e taxa de atualização de 120Hz.

Fonte: Made by Google