Com o lançamento ainda relativamente distante, o Android 12 tem nos surpreendido com novas funções e recursos sempre que uma nova versão é disponibilizada. Nesta semana, o Google liberou a Beta 3 com algumas novidades bem interessantes, diga-se de passagem. Os destaques ficam por conta de um novo modo de capturar prints da tela que pode incluir uma página inteira, além de um novo campo de busca para apps, rotação de tela mais rápida e mais.

Novidades do Android 12 Beta 3

Pouco mais de um mês após a chegada do segundo beta, o Google está lançando a terceira versão de testes do sistema operacional. A empresa afirma que neste update não existem tantas atualizações quanto no beta anterior, mas conta com novidades que podem ajudar muita gente. São elas;

Screenshots de páginas inteiras

A maior novidade desta versão trata-se de um dos recursos mais pedidos pelos usuários: capturas de tela roláveis. A função resume-se na capacidade de tirar uma screenshot de uma página inteira, mesmo quando ela não fica totalmente visível na tela do celular.

Para isso, o usuário poderá tocar na opção "Capturar mais", logo após apertar o botão de captura. Para nossa alegria, a fabricante diz que a maioria dos aplicativos para Android já suportam esta função.

Será possível tirar prints de páginas inteiras. (Imagem: Google/Reprodução)
Será possível tirar prints de páginas inteiras. (Imagem: Google/Reprodução)

AppSearch e rotação mais ágil

A Gigante das Buscas também anunciou a adição de um novo mecanismo de busca chamado AppSearch. A função basicamente permite que os apps encontrem dados de forma rápida e fácil em todo o seu telefone e, claro, sem expor demais estas informações, mantendo a devida segurança.

O Google também aprimorou a rotação automática do Android quando o usuário utilizar a câmera frontal do aparelho. Segundo a fabricante, o giro deve acontecer de forma mais rápida e responsiva.

Outros ajustes

Na última semana, a empresa anunciou também uma novidade para quem gosta de jogar no celular. Será possível executar o game que estiver disponível na Play Store, antes mesmo do download terminar. Além disso, haverá perfis que podem ajudar a melhorar o desempenho ou prolongar a duração da bateria durante as jogatinas.

Mas além disso, essa Beta 3 do Android 12 ganhou uma série de ajustes e mudanças de API para desenvolvedores, como novas APIs de indicadores de privacidade quanto ao uso de câmera e microfone, correção de bugs e ajustes na interface do sistema.