A Apple liberou nesta semana a terceira versão beta se seus sistemas operacionais iOS 15, iPadOS 15, macOS Monterey 12, watchOS 8 e tvOS 15. Disponível apenas para desenvolvedores, o destaque fica para o sistema operacional dos iPhones, o tão aguardado iOS 15. A nova versão do software traz mais opções, novos recursos e ajustes para bugs que estavam afetando o desempenho dos aparelhos testados. O principal destaque, porém, fica para o navegador Safari que passou por grandes mudanças.

iOS 15 chega a 3ª versão beta com novos ajustes

Todos os que experimentaram o Beta 2 do iOS 15 devem ser notificados para esta terceira atualização que está sendo liberada via OTA (Over-the-air), isto é, por meio de fases. O patch tem 1,28GB e traz como número da compilação a sequência 19A5297e. Para baixar a atualização é necessário estar conectado a uma rede Wi-Fi.

Novo Safari

O Safari foi o principal campo de inovações nesta terceira versão beta do iOS 15. A Apple redesenhou a interface do navegador para oferecer uma nova experiência de uso, algo que tem sido alvo de aplausos e críticas. Ao abrir o aplicativo, os usuário podem se assustar com a nova organização das coisas, como a barra de endereços que foi alterada para a parte inferior do iPhone.

O Safari tem uma noiva localização para a sua barra de endereços. (Imagem: Reprodução  /Apple)
O Safari tem uma noiva localização para a sua barra de endereços. (Imagem:Reprodução/Apple)

Ela está posicionada bem acima do teclado e tem uma aparência idêntica a de aplicativos de mensagens. Nas versões anteriores do sistema operacional, a barra já ficava localizada na parte inferior da tela, mas voltava para o topo logo que era acionada. Agora, a empresa parece ter optado por deixá-la fixa no rodapé do display, mesmo que muita gente tenha ficado confusa com essa mudança.

Outra mudança, porém mais sutil, é a adição do botão Recarregar quando você pressiona e segura a barra de endereço. Ele foi removido da interface principal como era exibido antigamente e agora fica atrelado ao toque.

Melhorias no sistema

No demais, a Gigante de Cupertino realizou mudanças menos significativas em seções e áreas específicas do sistema. No caso das mensagens, por exemplo, o reconhecimento de texto em fotos e imagens foi aprimorado, além de novos recursos que ajudam a focar e reduzir distrações, e um sistema de notificação completamente repaginado.

Beta de outros sistemas da Apple

Além do iOS 15 para iPhones, a Apple também começou a liberar o Beta 3 de outros sistemas para seu portfólio de dispositivos. Eles são o tvOS 15 para Apple TV e HomePod, o watchOS 8 para o relógio Apple Watch, o macOS Monterey para seus desktops e notebooks e o iPadOS 15 para seus modelos de tablets.

No iPadOS, as mudanças se aplicam em especial para os widgets que continuam como o principal destaque na tela dos iPads, além de novos atalhos para quem usa teclado. A execução de ações multitarefas também foi levemente aprimorada e agora permite a visualização de vários aplicativos simultâneos de forma mais estável.

No watchOS 8, o destaque é o recurso chamado Mindfulness, função que promete fornecer ao usuário opções de exercícios de respiração e concentração. Para rivalizar com as pulseiras inteligentes de outras marcas, a Apple também está investindo em um sistema mais preciso ao monitorar o sono e outras atividades do usuário.

As demais plataformas foram liberadas, mas ainda não foi possível compilar todas as principais mudanças. Pode ser que tenhamos novos detalhes à medida que os usuários e desenvolvedores forem descobrindo as novidades do update.

Fonte: Apple, 9to5Mac