Assim como o Android 12 do Google, a MIUI 13 da Xiaomi e o HarmonyOS da Huawei, muito se espera do iOS 15, novo sistema operacional para os dispositivos da Apple. A novidade ficou ainda mais interessante depois que a empresa confirmou a disponibilidade da atualização para todos os aparelhos que hoje rodam o iOS 14, como é o caso dos antigos iPhones 6s e 6s Plus, lançados originalmente em setembro de 2015.

Mas como já é de se imaginar, nem tudo são flores. Afinal, como um aparelho de seis anos atrás pode "rodar liso" uma nova plataforma operacional? Devido à incompatibilidade de diversos componentes, funções e tecnologias, nem todos os recursos prometidos para o iOS 15 funcionarão nesses dispositivos de mais idade.

Todo ano, a Gigante de Cupertino anuncia uma nova geração de iPhones que costuma trazer upgrades em relação à anterior. Desta forma, para funcionar 100% das funções do iOS 15, é necessário que o aparelho possua pelo menos o chip A12 Bionic, estreado em 2018 nos iPhones XR, XS e XS Max. Além disso, algumas funções devem ser exclusivas a smartphones ainda mais recentes, como a geração 11 e 12 da Apple

iOS 15: funções que iPhones antigos não suportarão

Melhorias no Facetime

Melhorias no Facetime. (Imagem: Reprodução / Apple)
Melhorias no Facetime. (Imagem: Reprodução / Apple)

Modo Retrato

O iOS 15 deve trazer diversas melhorias no FaceTime, recurso que promete ser inteligente o suficiente para desfocar o fundo atrás do usuário, assim como já acontece no modo Retrato do aplicativo Câmera. Esta função estará restrita a apenas iPhones lançados de 2018 em diante.

Áudio espacial

Disponível também para modelos lançados a partir de 2018, o áudio espacial é capaz de criar o efeito das vozes das pessoas vindo de diferentes direções. A Apple ainda promete ampliar esse módulo de áudio com "um campo sonoro que ajude as conversas a fluir com a mesma facilidade com que acontecem cara a cara". Por conta do alto processamento, a função não funcionará em todos os iPhones.

Além disso, o rastreamento dinâmico de cabeça vai exigirtambém um AirPods Pro ou AirPods Max pareado com no mínimo um iPhone 7. Caso o contrário, a função não poderá ser utilizada.

Apple Maps

Apple Maps. (Imagem: Reprodução / Apple)
Apple Maps. (Imagem: Reprodução / Apple)

Rotas em RA

A Apple está promovendo a função de rotas a pé em realidade aumentada, exatamente como funciona o modo Street View do Google Maps. Novamente, devido a alta taxa de processamento, o recurso pode estar disponível em modelos com chips A12 Bionic ou superior.

Globo interativo com visão 3D

Além das rotas em realidade aumentada, a Apple quer dar ao seu aplicativo de mapas um visual mais detalhado e envolvente, com texturas e saliências em 3D, como a visão de montanhas, florestas e outros objetos. Apenas iPhones de 2018 poderão utilizar essa função.

Experiências urbanas

Somente os iPhones de 2018 em diante poderão também contar com o aprimoramento de experiência urbanas como novos detalhes de estradas, árvores, pontos de referência e edifícios de grandes metrópoles como São Francisco, Los Angeles, Nova York e Londres, por exemplo.

Chaves Digitais

O iOS 15 também proporcionará um novo significado às chaves que utilizamos para abrir o carro ou até um quarto de hotel. Contudo, essa função será exclusiva para os modelos XR, XS, XS Max e todos os iPhones que foram lançados depois.

Truques de câmera

Texto ao vivo e pesquisa visual

A nova plataforma da Apple traz a capacidade de conseguir identificar e processar texto de imagem em uma variedade de aplicativos compatíveis com o iOS 15. Será possível até mesmo descobrir a raça de um cachorro utilizando apenas a foto que você fotografou. Apenas o chip A12 ou superior poderá executar.

QuickTake

Outro recurso que pode ser executado apenas nos iPhones com A12 Bionic ou superior, são os vídeos QuickTake. Na verdade, esse recurso já está disponível em boa parte dos iPhones e que basicamente consiste em gerar pequenos vídeos quando você pressiona e segura o botão do obturador da Câmera. O iOS 15 dará uma nova função que permitirá aumentar ou diminuir o zoom durante esses vídeos, deslizando para cima ou para baixo.

Siri

Siri iOS 15. (Imagem: Reprodução / Apple)
Siri iOS 15. (Imagem: Reprodução / Apple)

Processamento local no dispositivo

A Siri também foi melhorada no iOS 15, melhorando a velocidade e a privacidade das informações disponíveis no celular do usuário. Os iPhones que receberem a atualização de sistema mas não tiverem o chip A12 Bionic, não sentirão tanta diferença nesse aprimoramento, já que as solicitações da assistente continuarão sendo enviadas aos servidores da Apple, em vez de serem processadas localmente no smartphone.

Personalização

Além da velocidade e privacidade da assistente virtual, o A12 Bionic com o iOS 15 pode aumentar as opções de personalização, como novas palavras e tópicos de seu interesse. A Siri será capaz de calcular e salvar certas personalizações diretamente no telefone do usuário, aumentando o nível de experiência.

Modo offline

Outra grande novidade do iOS 15, é que a Siri não precisará ficar o tempo conectado à internet para funcionar. Mesmo sem nenhuma conexão com a rede, será possível configurar alarmes, iniciar aplicativos, ajustar o volume por comandos de voz, além de outras possibilidades. Para que este recurso funcione como o desejado, será necessário ter um iPhone lançado a partir de 2018.

Ditado

A função Ditado também ficará mais lenta e um pouco menos privada se o usuário tiver um modelo lançado antes de 2018. Mesmo com um iPhone antigo, o usuário poderá ditar a Siri em tempo real, mas em vez de ser guardado localmente no smartphone, será enviado para a nuvem.

Clima

O aplicativo Clima ganhará um novo widget que mostrará as condições meteorológicas atuais por meio de gráficos gerados por computador. Infelizmente, devido ao alto processamento, esta função estará disponível apenas em iPhones integrados com o chip A12 Bionic ou superior.

Rastreamento de saúde mais avançado

O iOS 15 também recebeu novos algoritmos personalizados para verificar o quão estável é sua caminhada por meio do recurso "Walking Steadiness". Por meio dele, a Apple garante um monitoramento mais preciso em relação a possíveis sinais de oscilação na sua saúde. Essa novidade poderá ser aproveitada pelo iPhone 8 ou qualquer outro modelo superior.