A MediaTek, empresa taiwanesa que tem se comprometido em oferecer o acesso a redes 5G com os processadores da linha Dimensity, além de promover chips modernos e eficientes para dispositivos de entrada e intermediários, anunciou a chegada de dois novos processadores nesta semana. Com a premissa de atender a alta demanda e procura no mercado de suprimentos, a fabricante lançou os chips Helio G96 e G88.

MediaTek lança os chips Helio G96 e G88

Ambos processadores devem atender a necessidade de smartphones com ficha técnica intermediária, porém com recursos avançados, como o suporte para a taxa de atualização de 120Hz e até câmera de 108MP. Contudo, as fabricantes que aderirem esses novos chips em seus smartphones devem prometer apenas a conectividade a rede 4G, já que eles não suportam a tecnologia de quinta geração.

Helio G96

Dentre os dois lançamentos, o Helio G96 é o mais potente e deve chegar a dispositivos intermediário com recursos premium, quase um topo de linha. Começando pela tela que são suportadas os painéis LCD ou AMOLED com resolução Full HD+ e a taxa de atualização de 120Hz, a mais potente na categoria de smartphones atualmente.

MediaTek G86 oferece mais recursos avançados. (Imagem: Reprodução / MediaTek)
MediaTek Helio G86 oferece mais recursos avançados. (Imagem: Reprodução / MediaTek)

Outra grande novidade é o suporte a câmera de 108MP, o que significa que este recurso de um verdadeiro flagship, poderá chegar a modelos intermediários. A empresa ainda oferece o suporte a tecnologia MediaTek HyperEngine 2.0 Lite, que otimiza o desempenho em games, permitindo a combinação das redes WiFi e 4G de forma simultânea.

Os dados técnicos do Helio G96 mostram a configuração de oito núcleos, sendo dois Cortex-A76 de 2.05 GHz, com capacidade de utilizar memórias no padrão LPDDR4x para RAM e UFS 2.2 de armazenamento interno.

Helio G88

MediaTek G88 foca em dispositivos de baixo custo. (Imagem: Reprodução / MediaTek)
MediaTek Helio G88 foca em dispositivos de baixo custo. (Imagem: Reprodução / MediaTek)

O Helio G88, por sua vez, se concentra em economia. Ele também possui oito núcleos, sendo dois principais do tipo Cortex-A75 de 2.0 GHz para fornecer o alto desempenho, e assim como o G96, suporta memórias no padrão LPDDR4x.

Os dispositivos integrados com o G88 serão capazes de fornecer câmera principal de até 64MP, com a capacidade de dois chips de operadora, tela com resolução Full HD e taxa de atualização de 90Hz, que não é a mais potente, mas extremamente interessante para modelos intermediários que ficam em baixo custo.

Disponibilidade

O anúncio ocorreu pelo Twitter, e desde então, a MediaTek ainda não confirmou quando os processadores ficarão à disposição dos consumidores. Mesmo assim, existem informações de que a empresa tem feito parcerias com algumas fabricantes do ramo de smartphones e em breve devem chegar ao mercado.

Fonte: MediaTek via Twitter