A cada dia que passa, os novos smartphones dobráveis da Samsung ficam mais próximos de seu lançamento. Ao que tudo indica, o anúncio oficial deve acontecer em 11 de agosto, data que a empresa supostamente programou para realizar o seu próximo evento Galaxy Unpacked. Nesta quinta-feira (15), o Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 receberam a certificação da Anatel, que autoriza a sua chegada ao Brasil, embora isso não confirme que eles de fato serão anunciados por aqui.

Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 são certificados pela Anatel

A base de dados da Agência Nacional de Telecomunicações registrou dois documentos de aparelhos da Samsung. O primeiro é o Galaxy Z Fold 3, identificado pelo código de referência SM-F926B. Esse modelo tem ligação com outros códigos, mas este que aparece na Anatel é o mesmo registrado em outra certificação realizada pela FCC dos Estados Unidos.

Modelo SM-F926B é certificado pela Anatel. (Imagem: Reprodução / Anatel)
Modelo SM-F926B é certificado pela Anatel. (Imagem: Reprodução / Anatel)

O mesmo se aplica ao modelo que o documento o identifica como SM-F711B, código de referência do Galaxy Z Flip 3, dispositivo que deve ter um hardware mais modesto em relação ao seu companheiro, com a missão de baratear o produto que ainda terá um preço bem acima da média no Brasil.

Galaxy Z Flip também é registrado. (Imagem: Reprodução / Anatel)
Galaxy Z Flip também é registrado. (Imagem: Reprodução / Anatel)

O que sabemos do Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3?

Apesar de não termos nenhuma confirmação oficial por parte da Samsung, já temos uma boa noção das especificações dos dois aparelhos, graças às diversas certificações que eles já receberam ao redor do mundo, assim como muitos vazamentos que sugerem funções, detalhes e recursos que devem estar disponíveis em ambos modelos.

O Galaxy Z Fold 3, por exemplo, é esperado com uma tela externa de 6,2 polegadas, que quando desdobrado, poderá chegar a 7,55 polegadas. O display deve contar com taxa de atualização de 120Hz, a configuração ideal para quem quer imagens fluidas, especialmente em jogos.

Ele deve ser equipado com o poderoso Snapdragon 888 com opções de até 12GB de memória RAM, bateria de 4.500 mAh com suporte a carregamento rápido de 25W com fio. Além disso, ele terá suporte a S Pen Pro e provavelmente deve esconder a câmera frontal debaixo da tela.

Renderizações do possível design do Galaxy Z Fold 3. (Imagem: Reprodução / OnLeaks)
Renderizações do possível design do Galaxy Z Fold 3. (Imagem: Reprodução / OnLeaks)

O Galaxy Z Flip 3, por sua vez, também deve ser integrado com o Snapdragon 888, aliado de 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno. A tela terá o tamanho total de 6,7 polegadas quando desdobrado, e o display externo será menos que em edições antecessoras, com 1,9 polegada - ambas serão Super AMOLED.

Os dois aparelhos devem chegar com o Android 11 pré-instalado, rodando sob a interface One UI 3.1.1.

Fonte: Anatel