As atualizações do Google Chrome estão ocorrendo normalmente a cada quatro semanas. Agora, na nova atualização do Chrome 92, que está sendo disponibilizada a partir de hoje, foram trazidas diversas novidades interessantes, tanto para o app mobile quanto para a versão web do browser.

É comum que apareça uma mensagem no app do Chrome para Android ou iOS perguntando qual aplicativo o usuário deseja utilizar para abrir determinado arquivo. A partir da versão 92 do Chrome para desktop o mesmo irá acontecer nos computadores. Agora será possível abrir aplicativos instalados através do navegador, os chamados PWA (Progressive Web App). Este tipo de app é uma alternativa híbrida entre páginas web e um aplicativo tradicional, sendo necessário baixá-lo através de um navegador e instalá-lo (feito isso, haverá um ícone de atalho na área de trabalho para acessá-lo).

Utilizando aplicativos padrão para abrir arquivos no navegador Chrome. Fonte: howtogeek
Utilizando aplicativos padrão para abrir arquivos no navegador Chrome. Fonte: howtogeek

Com os PWAs, a versão do Chrome terá melhores transições entre um programa e outro. Isso tornará os processos mais fáceis para os desenvolvedores de aplicativos voltados para desktop.

Memories, uma nova forma de você visualizar o histórico no Chrome

Se você pensa que todas as redes sociais têm "Stories", saiba que não está sozinho. Agora o Chrome aparentemente está querendo trazer uma ideia semelhante chamada "Memories" na tentativa de trazer uma nova forma de pesquisa do histórico de acessos do usuário. A novidade pode ser testada através do endereço "chrome: // flags / # memories" no navegador do Google.

Função memories no histórico do navegador Chrome. Fonte: howtogeek
Função "memories" no histórico do navegador Chrome. Fonte: howtogeek

Função "seguir site" está agora amplamente disponível

Anteriormente, a função de seguir determinado site para acompanhar suas publicações estava restrita somente para um pequeno grupo de usuários. A ideia é semelhante ao "RSS", porém é algo integrado ao navegador Chrome.

Função seguir site no navegador Chrome. Fonte: howtogeek
Função "seguir site" no navegador Chrome. Fonte: howtogeek

Lançamento e disponibilidade

O Google começou a disponibilizar a atualização 92 do seu navegador Chrome a partir de hoje. Porém, isso não ocorrerá ao mesmo tempo, o update aparecerá aos poucos para todos nos próximos dias.