Nesse final de semana o Google lançou uma atualização de emergência para corrigir uma vulnerabilidade crítica classificada como "zero-day". Segundo o site CyberSecurityHelp, o bug fazia com que o navegador ficasse exposto de tal forma que o invasor poderia explorar de forma remota induzindo a vítima a visitar um site especialmente construído com esse intuito, deixando o sistema totalmente vulnerável.

De acordo com o Centro de Coordenação da Equipe de Resposta a Emergências de Computadores de Hong Kong (HKCERT), a vulnerabilidade é considerada de alto risco. A organização diz:

"Várias vulnerabilidades foram identificadas no Google Chrome, um invasor remoto pode explorar algumas dessas vulnerabilidades para acionar a execução remota de código e manipulação de dados no sistema visado."

O que vem na atualização 91.0.4472.164 para o navegador Google Chrome?

De acordo com as informações, além da falha "zero-day" foi corrigido também seis brechas de segurança. Cinco das falhas identificadas foram classificadas como de alta gravidade enquanto uma foi média. O Google diz que "está ciente de relatos de que existe um exploit para CVE-2021-30563 em liberdade."

Quem deve atualizar?

Ao levar em consideração o nível das vulnerabilidades divulgadas, tanto administradores quanto usuários devem atualizar o navegador Chrome para a versão 91.0.4472.164 ou superior.

Como atualizar o Chrome

Segundo o Google, a vulnerabilidade de seu navegador está sendo utilizada atualmente na internet e você deve atualizar o quanto antes o browser. Embora o seu computador ou celular busquem de forma automática as atualizações, é interessante forçar de forma manual o update do navegador. Confira abaixo o passo a passo para a versão desktop e mobile (Android).

Atualizando manualmente o Chrome versão desktop:

  • Passo 01: Clique no menu de três pontos verticais em cima no lado direito do navegador.
  • Passo 02: Vá com a seta do mouse até "Ajuda".
  • Passo 03: Selecione "Sobre o Google Chrome".

Atualizando manualmente o Chrome versão mobile Android:

  • Passo 01: Abra o app Play Store no celular.
  • Passo 02: Selecione a sua foto de perfil em cima do lado direito (ao lado da barra de pesquisa).
  • Passo 03: Localize a opção "meus apps e jogos"
  • Passo 04: Toque em "Atualizar tudo".