Muito se espera da próxima geração de smartphones da Apple, e além do novo entalhe frontal com tamanho reduzido, novos rumores começam a sugerir mudanças na parte traseira do aparelho. O famoso analista Ming-Chi-Kuo tem o costume de revelar detalhes antecipadamente e desta vez, ele sugere que a fabricante irá utilizar uma lente ultrawide com sistema de foco automático nos modelos Pro da linha deste ano.

Segundo ele, esta novidade se aplicará exclusivamente às variantes mais completas, como o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Kuo afirma que a empresa tem considerado fazer grandes mudanças no conjunto de câmeras dos modelos, e como nada oficial foi revelado pela Apple, este projeto pode realmente estar em andamento.

iPhone 13 Pro com foco automático: o que muda?

iPhone 12 Pro Max. (Imagem: Reprodução / Apple)
iPhone 12 Pro Max. (Imagem: Reprodução / Apple)

Atualmente, as lentes ultrawide dos iPhones contam apenas com um sistema de foco fixo, o que limita bastante o uso quando os usuários alteram o objeto principal da imagem e deixa a foto focada em um único ponto.

Ao substituir por uma câmera ultrawide de foco automático, o usuário ganha a possibilidade de tocar em um ponto da imagem para definir o foco, exatamente o que acontece com as lentes teleobjetivas e que é bem demonstrado por smartphones que utilizam o sistema Android.

Time reforçado

Kuo continua falando sobre as melhorias da Apple para a próxima geração de flagships, e neste caso, ele afirma que os modelos topo de linha contarão com seis elementos, ao invés de cinco que se exibem atualmente. Se isso se concretizar, podemos esperar um conjunto mais completo, proporcionando recursos novos ao capturar imagens ou ao gravar vídeos.

É importante ressaltar que a chegada do iPhone 12 já trouxe grandes melhorias nas fotos que utilizam a lente ultrawide, principalmente por conta dos modos especiais Night Mode e Deep Fusion. Se essas novidades foram mesmo adotadas pela Apple, por enquanto, devem aparecer apenas nos modelos Pro e Pro Max, porém, acredita-se que todos os modelos da linha a partir de 2022 contem com esses recursos.

Quando o iPhone 13 chega?

Como já dito no início desta matéria, a chegada do iPhone 13 ficará marcada por conta do entalhe (on notch) menor sob o display, o que tornará o visual mais compacto e aumentará o aproveitamento da tela. Embora tudo esteja firmado sob rumores, a expectativa é que a Apple finalmente anuncie a série iPhone 13 em algum momento durante o segundo semestre do ano, possivelmente no mês de setembro.