O Apple Watch é considerado por muitos o melhor smartwatch da atualidade, e em muito esse título é graças aos seus inúmeros recursos relacionados à saúde e fitness, incluindo um monitor de frequência cardíaca e contador de passos, também conhecido como pedômetro.

Entretanto, o que muitos usuários não sabem é que o recurso pedômetro não precisa necessariamente ser acessado a partir do iPhone, apesar de ele também poder rastrear etapas e quilometragem.

Na verdade, há um recurso de pedômetro separado empacotado no aplicativo Atividade do Apple Watch, que embora seja muitas vezes esquecido pelos usuários, é acessível diretamente do seu pulso, a qualquer momento.

Se você quiser controlar quantos passos deu durante o dia ou qual foi a distância percorrida em uma corrida usando o seu Apple Watch, você pode conferir o contador de passos no dispositivo, sem ter que usar o iPhone.

Como ativar o contador de passos do Apple Watch

Acessando o Contador de Passos & Pedômetro no Apple Watch

O recurso do pedômetro do Apple Watch rastreia etapas totais, bem como distância total e calorias usadas nessa atividade. Veja como acessá-lo diretamente no relógio:

  1. Abra o aplicativo Atividade no Apple Watch (é o ícone do círculo multicolorido concêntrico);
  2. Na tela principal do Atividade, role para baixo com a coroa digital para verificar o recurso pedômetro, você verá sua contagem de passos em "TOTAL DE PASSOS";
  3. O pedômetro do Apple Watch atualizará a contagem de passos mesmo que o iPhone emparelhado não esteja ao alcance ou indisponível, e os dados serão sincronizados com o aplicativo relacionado para iOS quando o iPhone estiver conectado novamente.
Foto: Priscilla Kinast - Apple Watch Series 3.
Foto: Priscilla Kinast - Apple Watch Series 3.

Para quem não tem um Apple Watch, é possível rastrear seus passos e quilometragem no iPhone usando o acelerômetro do dispositivo, desde que o iPhone esteja com você enquanto você está caminhando. Como o Apple Watch, o contador de passos é ativado por padrão no iPhone.

Como ver seu histórico de caminhada?

Quer verificar quantos passos você deu nos dias anteriores? Não é possível fazê-lo em um Apple Watch, mas no iPhone sim. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo Atividade.
  2. Em Exercícios, clique em Mostrar Mais
  3. Clique sobre os dias, na parte superior, e depois clique no dia que deseja saber quantos passos você deu. Você pode rolar para escolher um dia de um mês diferente.
  4. Desça a página para ver os passos totais, juntamente com a distância percorrida, com os horários em que você caminhou.
Imagem: Aplicativo Atividade - iPhone.
Imagem: Aplicativo Atividade - iPhone.

Como compartilhar o total de passos do apple watch com outras pessoas

Não é possível compartilhar diretamente quantos passos você fez em um dia usando o recurso de compartilhamento do iPhone. Esse recurso compartilha exclusivamente o Anel de Atividade, e não suas estatísticas detalhadas.

Entretanto, você pode fazer uma captura de tela do seu total de passos e compartilhar como uma imagem, manualmente. É uma maneira um pouco trabalhosa, mas pelo menos você pode mostrar aos seus amigos quantos passos deu ou quando km você fe no seu dia.