Se você está a procura de um novo Apple Watch, certamente vai se deparar com diferentes modelos de relógio. Mas após escolher qual a série que você vai adquirir, possivelmente vai se deparar com uma dúvida que nem sempre fica bem clara. Afinal, qual é a diferença entre o Apple Watch GPS e o celular? Você deve comprar o modelo LTE ou a versão somente GPS é suficiente?

Uma pequena diferença estética

Não vamos nos centrar nas diferenças visuais entre os dois modelo, pois quase não há. Ao olhar para o design dos dois relógios, você perceberá apenas um único detalhe, que pode ser visto de longe. A diferença está na coroa digital, já que no modelo celular há um círculo vermelho na coroa, e no modelo GPS não.

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

De resto, material e corpo de ambos os modelos são idênticos. Sendo assim, não vamos nos atentar à estética. Mas é bom você saber esta informação sobre o detalhe da coroa, assim pode saber identificar o modelo GPS do modelo celular.

Diferenças entre um Apple Watch somente celular e GPS

Com o seu Apple Watch versão GPS, você pode enviar e receber mensagens de texto, atender chamadas, ler notificações... mas só se estiver conectado ao iPhone via Bluetooth e WiFi. Você precisa ter seu iPhone por perto para poder acessar tudo isso. Mas com a versão LTE, você não precisa estar com o seu iPhone junto para poder receber chamadas e as outras funções.

ESIM

Ambos os relógios podem ser conectados ao seu iPhone e servir para fazer e receber chamadas, mensagens de redes sociais, etc. Mas as diferenças em termos de hardware se resumem ao eSIM, um cartão virtual que 'replica' o chip que você tem no seu celular.

Sim, Apple Watch na versão celular funciona como um pequeno smartphone. Com ele você pode deixar seu iPhone em casa ou no carro para pequenas saídas. Mas isso não quer dizer que você não vai precisar mais do seu iPhone, e que pode comprar apenas o relógio.

Quem quer usar um Apple Watch sempre precisará ter um iPhone emparelhado, que será 'nave-mãe'. Mesmo no modelo equipado com LTE (versão celular) é necessário que o iPhone seja conectado para que o relógio funcione sem problemas. Na verdade, o ESIM do Apple Watch é apenas um 'espelho' do iPhone.

Por que você deve comprar o Apple Watch celular em vez de apenas GPS?

A versão com conexão LTE possui recursos extras quando comparada a versão apenas GPS:

Suporte para streaming do Apple Music

A versão GPS do Apple Watch não suporta streaming do Apple Music, mas você pode baixar músicas para ouvir offline. Entretanto, você fica limitado apenas pela sua capacidade de armazenamento.

Com a versão celular, você pode deixar seu iPhone em casa e sair apenas com o relógio no pulso. Será possível ouvir músicas, podcasts e audiobooks sem problemas no Apple Music. Infelizmente só é possível consumir conteúdo de streaming através de aplicativos nativos, como Apple Music e Podcasts da Apple.

Notificações de redes sociais

Com a versão celular você também receberá todas as notificações que chegam ao seu iPhone de redes sociais, mensagens e aplicativos. Além disso é possível interagir com muitas delas, como responder ao WhatsApp. No caso da versão GPS, você não receberá notificações se não estiver com seu iPhone por perto.

Duração da bateria

Os próprios testes da Apple revelam que o modelo somente GPS passará 18 horas conectado, enquanto o modelo GPS + Celular pode fazer 4 horas com o LTE ligado, ou 14 horas quando emparelhado somente via Bluetooth.

As comparações muito mais preocupantes surgem quando se trata de reprodução de áudio e monitoramento de exercícios. O modelo GPS consegue trabalhar por 10 horas reproduzindo músicas do seu armazenamento interno.

Já o modelo celular faz apenas 7 horas com LTE ligado. Se você for malhar, é possível fazer um treino interno de 10 horas ou um treino ao ar livre de 6 horas com a versão apenas GPS. Com a versão celular LTE, você consegue fazer um treino ao ar livre de 5 horas.

Devo comprar o Apple Watch versão celular ou apenas GPS?

Se o valor extra não for um problema para você, sem dúvidas a versão LTE vale muito mais a pena. Mas nem sempre o investimento extra seja um luxo que o brasileiro possa se dar, ainda mais no momento de crise que vivemos.

Além disso, a versão celular é mais proveitosa para quem está sempre fazendo saídas rápidas e não quer andar com o iPhone a tiracolo o tempo todo. Também é interessante para quem sai para correr ou pedalar, e não quer levar o celular junto consigo, apenas quer registrar o exercício físico sem perder nenhuma notificação ou chamada.

Mas para quem fica mais em casa, ou para quem dá saídas mais longas, aquelas em que obviamente levamos o celular junto, essa tecnologia LTE pode não fazer muita diferença na vida. Para esse caso, o modelo GPS é mais do que suficiente.

Enquanto o seu iPhone estiver por perto, as duas versões do Apple Watch têm funcionalidades idênticas, porque compartilham a conexão de dados com o iPhone via Bluetooth e Wi-Fi. A praticidade do modelo GPS + celular depende de estar ou não com o seu iPhone conectado via Bluetooth.