O Apple Watch é certamente o melhor smartwatch do mercado. A Apple oferece no seu relógio inteligente um misto de estilo e recursos, desde para os praticantes de esportes até mesmo para quem é tão sedentário a ponto de ter preguiça de pegar seu iPhone para ler as notificações. Mas será que ainda vale a pena comprar o Apple Watch Séries 1 em 2021?

Aqui faremos uma análise dos recursos do Apple Watch, bem como sua compatibilidade com as pulseiras e também falaremos dos recursos que podem fazer falta nesse smartwatch lançado há nada menos do que 5 anos atrás. Lembrando que 5 anos pode parecer pouco, mas no mundo da tecnologia é uma imensidão de tempo.

O Apple Watch Séries 1 foi o primeiro smartwatch da Apple?

A resposta é não. O Apple Watch original de primeira geração foi lançado em 2015, e foi rapidamente descontinuado em 2016, com o lançamento do Apple Watch Series 1 e Series 2.

O Apple Watch Series 1 foi o substituto da primeira geração e contou com um processador ligeiramente melhorado, mantendo a maior parte do hardware praticamente intacta.

Foi assim que a primeira geração do Apple Watch (2015) ficou conhecida oficialmente como "Séries 0" para ajudar a manter as coisas em ordem.

O Apple Watch Series 1 ainda vale a compra?

Antes de mais nada é importante lembrar que atualmente você não encontrará o Apple Whats Séries 1 nas lojas oficiais brasileiras. Desde setembro passado, a Apple só disponibiliza o Apple Watch Series 6, Apple Watch Series 5, Apple Watch SE e Apple Watch Series 3. Mas isso não quer dizer que você não possa encontrar edições anteriores em marketplaces e sites como Enjoei, OLX e Mercado Livre.

Quando se trata de comprar um Apple Watch acessível, a maioria vai procurar um modelo mais antigo e o mais barato disponível. Mas nem sempre esse pode ser o melhor negócio para você.

A primeira geração do Apple Watch vale a pena em 2021?

Talvez. Há algumas razões pelas quais alguém um usuário da Apple possa considerar comprar o Apple Watch de 1ª geração, sendo o maior motivo seu preço mais baixo. Mas antes de olhar apenas o valor, vale a pena conferir os recursos do Apple Watch Series 1.

Qualidade de construção

A primeira geração do Apple Watch ainda é um dos smartwatches mais elegantes do mundo. Com modelos Sport (alumínio anodizado), Hermés (aço inoxidável) ou Edition (ouro de 18 quilates), o Apple Watch de primeira geração possui vidro 2.5D, cantos arredondados, bordas lisas e a Coroa Digital para navegar na Interface do Usuário.

A primeira geração do Apple Watch também possui tecnologia Force Touch e um display OLED, que é nítido e vibrante. O Series 2 aumentou o brilho para uma melhor visualização ao ar livre, mas a maioria das pessoas não terá nenhum problema para visualizar notificações ou mexer em aplicativos no modelo de primeira geração.

Quando se trata de qualidade, a primeira geração do Apple Watch é sólida e com acabamento premium. O visual geral da primeira geração do Apple Watch foi um sucesso, a Apple só alterou ligeiramente o design em modelos série 4 posteriores, ampliando o display, mantendo a mesma estética.

Acessórios compatíveis com o apple watch de 1ª geração

Como o fator de forma geral do Apple Watch não mudou muito ao longo dos anos, é fácil encontrar acessórios baratos como películas, pulseiras e até mesmo a carcaça inteira, para fazer seu relógio parecer um novo.

Se você sentir a necessidade de mudar o visual geral do relógio, é possível trocar de pulseira facilmente e sem necessidade de ferramentas. Uma vez que as pulseiras do Apple Watch são compatíveis entre todas as séries, você pode construir uma coleção delas para levar com você se você decidir atualizar para um modelo mais novo.

Bateria do Apple Watche de 1ª geração

Um dos aspectos mais surpreendentes sobre o uso do meu Apple Watch de primeira geração (42mm) ao longo dos anos tem sido a sua duração da bateria. Tendo usado tantos relógios Android ao longo dos anos, eu esperava muito pior, mas a primeira geração do Apple Watch facilmente me fornece um dia inteiro de uso (cerca de 15 horas) sem problemas. Eu costumo remover o relógio assim que eu chegar em casa, onde ele permanece ancorado até a manhã seguinte, e eu ainda não vi o relógio morrer completamente em mim antes de virar para a noite.

Para aqueles que começam cedo e terminam tarde, você pode ter que parar em algum momento durante o dia, mas a boa notícia é que cobrar até 100% leva cerca de 2 horas usando o carregador Mag Safe incluído. Então, se você planeja ter uma noite fora, basta cobrá-lo um pouco antes de sair e você vai ser dourado.

A primeira geração do Apple Watch é à prova d'água?

Especialmente para esportistas, a resistência à água é algo muito importante. Mas pode ser também até mesmo para quem tem medo de pegar uma chuva no caminho de casa ou não deseja ter que retirar o relógio na hora de lavar a louça de casa.

Embora a primeira geração do Apple Watch não seja tecnicamente à prova d'água, ele é resistente à respingos ou até mesmo submersão de até 1M. Assim, o Apple Watch Series 1 tem resistência à água mais do que suficiente para a maioria dos casos de uso diário (lavar as mãos, por exemplo). Você só não deve usá-lo na piscina.

O Apple Watch de 1ª geração pode atender chamadas?

O Apple Watch de 1ª geração possui um microfone e um alto-falante, e sendo assim, permite que você ouça e fale diretamente no relógio. Muito útil quando você não pode ou não quer pegar seu iPhone do bolso, mas não pode perder um telefonema importante.

O Apple Watch de 1ª geração tem Apple Pay?

Sim, a primeira geração do Apple Watch vem com um chip NFC, permitindo que você use o Apple Pay assim como no seu iPhone. Ter o Apple Pay prontamente disponível em seu pulso garante que o Apple Pay esteja sempre prontamente disponível. É de longe a maneira mais fácil de pagar.

Software do Apple Watch de 1ª geração

Uma das maiores desvantagens de possuir a primeira geração do Apple Watch é que o relógio não está mais recebendo atualizações de software desde o WatchOS 4. Principalmente levando em conta que há uma lista de novos recursos no WatchOS 5, WatchOS 6 e agora WatchOS 7.

Com centenas de aplicativos ainda compatíveis com o WatchOS 4, você ainda pode usar e abusar dos apps na sua primeira geração do Apple Watch. Mesmo quando colocado contra smartwatches concorrentes, o Apple Watch de primeira geração é capaz de se sair muito melhor que vários.

Para quem está a procura so essencial em um smartwatch, como previsão do tempo, notificações, chamadas telefônicas, pagamento por aproximação e controle de exercícios físicos, a primeira geração do Apple Watch ainda é capaz de lhe fornecer tudo isso.

Vale mais a pena comprar o Apple Watch Séries 2?

Comprar uma versão mais antiga do Apple Watch pode ser que custe um pouco menos, mas embora as séries 1 e 2 tenham sido lançadas ao mesmo tempo, elas não oferecem os mesmos recursos. O Series 1 tem a maioria das mesmas especificações do Apple Watch original, apenas com um processador mais rápido.

Em contrapartida, o Apple Watch series 2 foi o primeiro a oferecer GPS e resistência à água. O GPS é importante se você quiser usar seu smartwatch para navegação. Mas se você gosta de fazer exercícios aquáticos, o Apple Watch Séries 2 pode acompanhar seus batimentos cardíacos até uma profundidade de 50 metros.

O que está faltando na 1ª geração do Apple Watch?

Não é segredo que a primeira geração do Apple Watch está perdendo alguns recursos de hardware encontrados em versões posteriores do smartwatch. O Apple Watch de primeira geração não tem resistência à água de 50m (introduzido no Séries 2), GPS para exercícios ao ar livre (também presente no Séries 2), altímetro embutido (Séries 3), 4G LTE (Séries 3), display maior e ECG (Séries 4), display sempre ligado (Séries 5) ou sensor de oxigênio no sangue (Séries 6).

Levando em conta que a primeira geração do Apple Watch está presa no WatchOS 4 para sempre, também vai fazer falta alguns novos recursos de software introduzidos no WatchOS 5, 6 e 7.

Conclusão

Se você encontrou um Apple Whatch Séries 1 por um preço muito em conta, sim, vale a pena, porque este relógio ainda conta com muitos recursos que dão uma surra em muito smartwatch para Android.

Entretanto, se você vai pagar algo próximo a R$ 1000, vale mais a pena você dar uma olhado no Séries 3, que é um smartwatch ainda atualizado pela Apple e com adição de muitos recursos extras. Outra opção interessante é o Apple Watch SE, que tem um valor em conta e é mais moderno ainda.