O Apple Watch Series 6 pode calcular quanto oxigênio está no seu sangue, o que pode identificar ataque de asma, insuficiência cardíaca ou até MESMO COVID-19. O novo modelo de relógio inteligente da Apple tem um novo grande sensor, capaz de medir os níveis de oxigênio no sangue. É certamente um extra que pode ter um benefício real no monitoramento de sua saúde e antecipação dos primeiros sintomas de condições como insuficiência cardíaca, asma ou coronavírus.

Como funciona o monitoramento do oxigênio no sangue no Apple Watch

A Apple afirma que o recurso de monitoramento de oxigênio no sangue não é destinado ao uso médico. Em vez disso, foi projetado para "fins gerais de fitness e bem-estar". Ao contrário do recurso de ECG, o monitor de oxigênio no sangue não passou por rigorosos testes e certificação da FDA.

Há uma razão pela qual a Apple destaca este aviso. O aplicativo Blood Oxygen no Apple Watch não é completamente confiável. Comparado a um simples monitor de oxigênio no sangue, ele não fornece os resultados mais precisos.

A imprecisão deve-se ao fato de que o Apple Watch mede os níveis de oxigênio no sangue através do pulso. O wearable possui quatro LEDs e fotodiodos na parte de trás do relógio. Ele dispara LEDs verdes, vermelhos e infravermelhos nos vasos sanguíneos em seu pulso.

Os fotodiodos então medem a quantidade de luz refletida. A Apple construiu um mecanismo de algoritmo especial que coleta todos esses dados para descobrir quanto oxigênio está presente em seu sangue com base na cor.

O Apple Watch pode medir entre 70 e 100% os níveis de oxigênio no sangue. Geralmente, 95-100% é considerado a faixa normal. Se você obter leituras consistentemente baixas (abaixo de 90%), isso pode ser um sinal de uma condição subjacente. Só um médico licenciado pode dizer com certeza se algo está errado.

Como ativar o monitoramento de oxigênio no sangue no Apple Watch

O aplicativo Blood Oxygen funciona no Apple Watch Series 6 e mais atuais, que executem o sistema watchOS 7 ou superior. Você precisará usar um iPhone 6s ou superior, executando o iOS 14 ou superior, para habilitar o recurso.

O recurso deve ser ativado manualmente durante o processo de configuração do Apple Watch. Se você não receber o prompt, você pode habilitá-lo a partir do aplicativo Watch.

  1. Abra o aplicativo Watch no seu iPhone.
  2. Na aba "Meu Relógio", selecione "Oxigênio no Sangue".
  3. Aqui, alternância-Na opção "Medidas de Oxigênio no Sangue".
  4. Esse recurso permite automaticamente medições de fundo no modo Sleep. Você também pode habilitá-lo "No modo teatro (ou cinema) " na seção "Permitir medições de fundo".

Como medir seus níveis de oxigênio no sangue

Depois de habilitar o recurso, obter uma leitura de oxigênio no sangue do Apple Watch é bastante simples.

  1. Pressione a Coroa Digital no lado direito do Apple Watch para abrir a tela do aplicativo Galaxy.
  2. Aqui, selecione o aplicativo Blood Oxygen.
  3. Toque em "Iniciar" para iniciar a medição. O processo leva 15 segundos. Durante esse tempo, descanse o pulso sobre uma mesa ou outra superfície plana.
  4. Depois de 15 segundos, você verá seus níveis de oxigênio no sangue.
  5. Toque em "Feito" para salvar a leitura. As leituras também são salvas automaticamente no aplicativo Health no seu iPhone.

Como obter leituras mais precisas de oxigênio no sangue no Apple Watch

As leituras de oxigênio no sangue do Apple Watch podem ser inconsistentes. No entanto, as seguintes dicas podem ajudá-lo a obter leituras mais precisas e consistentes:

  • Seu Apple Watch deve ter um ajuste confortável; nem muito solto nem muito apertado.
  • Certifique-se de que seu Apple Watch está plano e não no osso do seu pulso.
  • Ao medir os níveis de oxigênio no sangue, mantenha o pulso plano e com a face para cima.
  • Descanse o pulso sobre uma mesa ou superfície plana durante os 15 segundos inteiros.
  • Mantenha os dedos abertos sem se mover ou bater neles.
  • Fique o mais parado possível durante esses 15 segundos. Não use esse recurso quando estiver se movendo ou em um carro.
  • Não toque no Apple Watch ou interaja com ele ao fazer uma medição.

A Apple também diz que o monitoramento do oxigênio no sangue pode ser afetado por outras coisas. Por exemplo, não funcionará se você tiver tatuagens escuras no pulso, em áreas com perfusão de pele, quando você está se movendo, em tempo frio, ou se sua frequência cardíaca em repouso é maior que 150 bpm.

Como ver dados de oxigênio no sangue no iPhone

Uma vez que o recurso de monitoramento de oxigênio no sangue esteja ativado, ele registrará dados em segundo plano. Este monitoramento de fundo é o que diferencia o Apple Watch de um monitor regular de oxigênio no sangue.

  1. Para ver todos os dados de oxigênio no sangue, abra o aplicativo "Saúde" no seu iPhone. Toque em "Resumo", e escolha "Mostrar todos os dados de saúde".
  2. Toque em "Oxigênio no Sangue".
  3. Você verá um gráfico com todos os dados disponíveis. Você pode alternar entre as visualizações diárias, semanais, mensais ou anuais no topo.
  4. Para visualizar todos os dados, deslize para baixo e, em seguida, toque em "Mostrar todos os dados".
  5. Você verá uma lista cronológica inversa de leituras; toque em um para ver mais detalhes.

Se você quiser monitorar seu oxigênio no sangue regularmente a partir do aplicativo Saúde, você pode adicioná-lo à seção Favoritos.