O Apple Watch é uma das melhores marcas (se não a melhor) de smartwatchs do mercado, e além de contar com um excelente e belo acabamento, funcionalidades de alta tecnologia e conectividade sem igual com dispositivos Apple, o relógio também permite que você personalize os mostradores. E você sabe que pode ter designs personalizados no seu Apple Watch "copiando" de outro relógio? Veja como instalar.

O que é um arquivo .watchface?

Os mostradores personalizados do Apple Watch podem ser compartilhados usando um arquivo .watchface. Este arquivo contém um modelo com informações como qual relógio base você está usando, sua escolha de cores e quais complicações foram usadas no design.

É importante ressaltar que os arquivos .watchface gerados não contêm nenhuma informação pessoal. Portanto, um mostrador do relógio com um anel de atividade e exibição de data não incluirá dados de saúde ou compromissos do calendário. Quando o mostrador do relógio é aplicado ao seu próprio Apple Watch, são os seus dados de atividade pessoal e programação que serão usados.

Quando você compartilha o seu Apple Watch com outra pessoa, um arquivo .watchface é gerado e enviado. Provavelmente, você só verá esse arquivo se compartilhar fora dos serviços da Apple, como Mensagens ou AirDrop. Este formato de arquivo é útil porque pode ser usado para compartilhar seus projetos por outros métodos.

Instalando um arquivo .watchface em seu Apple Watch

Você pode instalar arquivos .watchface em seu relógio usando seu iPhone. A forma como você instala esses arquivos depende de como a outra parte está compartilhando seu design.

Geralmente, você só precisa tocar no mostrador do relógio em uma conversa de mensagens ou aceitar uma transferência via AirDrop, e o aplicativo Watch abrirá e solicitará que você "Adicionar aos Meus Faces".

Se você tiver o arquivo .watchface em um e-mail, localize o e-mail no seu iPhone e toque no arquivo .watchface anexado. O aplicativo Watch deve iniciar e solicitar que você adicione o mostrador ao seu relógio. O mesmo ocorre se você receber o mostrador por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp ou Facebook messenger. Basta tocar no arquivo e seguir as instruções do aplicativo.

  1. Se você tiver o arquivo .watchface em seu Mac, o AirDrop é o método mais rápido de transferência.
  2. Clique com o botão direito (ou Control + clique) no arquivo e selecione Compartilhar > AirDrop.
  3. Na janela que aparece, escolha seu iPhone. Se você não ver seu iPhone, verifique se o AirDrop está ativado e visível.
  4. Ao receber o arquivo em seu iPhone, abra-o em sua escolha de aplicativos.
  5. Toque em "Assistir" no topo da lista para abri-lo diretamente no aplicativo Relógio, e siga as instruções para adicioná-lo aos seus mostradores.

Você também pode salvar o arquivo no Apple Notes para Mac e, em seguida, abrir a nota correspondente no seu iPhone.

Para usuários do Windows, o AirDrop não é uma opção. Recomendamos colocar o arquivo em uma plataforma de armazenamento na nuvem, como Google Drive, OneDrive ou iCloud Drive para Windows. Com o arquivo carregado, abra o aplicativo correspondente em seu iPhone e abra o arquivo no aplicativo Watch para adicioná-lo aos seus mostradores.

Se você não usa o armazenamento em nuvem, pode usar um aplicativo de anotações que ofereça suporte a anexos, como Evernote ou OneNote. Como último recurso, você pode sempre enviar o arquivo por e-mail para si mesmo e, em seguida, abrir o e-mail no seu iPhone.

Como remover um mostrador do relógio Apple

Você pode remover facilmente qualquer mostrador do relógio que tenha instalado ou criado por meio do aplicativo Watch no seu iPhone, ou diretamente no seu Apple Watch.

  1. No seu iPhone, inicie o aplicativo Watch e toque em "Editar" na seção "Meus Mostradores".
  2. Toque no ícone "Excluir", seguido de "Remover" para excluir o mostrador.