Como programar o Apple Watch para avisar a lavagem de mãos

Se você possui um Apple Watch, saiba que ele pode avisar você de lavar as mãos e se prevenir da COVID-19. Confira o tutorial de como ativar o recurso.

Como programar o Apple Watch para avisar a lavagem de mãos

Um dos recursos mais interessantes do novo sistema operacional watchOS 7 anunciado na WWDC 2020 é a detecção de lavagem das mãos, que ajuda os usuários a se prevenirem do novo coronavírus e outras doenças causadas por germes, bactérias e vírus. Entrentanto, o recurso é desabilitado por padrão, então continue lendo enquanto explicamos como habilitar e usar a detecção de lavagem das mãos no watchOS 7.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda lavar as mãos por pelo menos 20 segundos para garantir que a maioria dos vírus, bactérias e germes seja eliminados. Embora lavar as mãos seja crucial em qualquer situação, esse hábito se tornou ainda mais essencial durante a pandemia de COVID-19, pois o vírus pode ser transmitido pelo contato manual.

O Apple Watch mostra uma contagem regressiva para ajudá-lo a lavar as mãos por 20 segundos. Há também feedbacks e sons táteis para tornar o processo mais intuitivo, e assim os usuários não precisem olhar para a tela enquanto lavam as mãos.

A melhor parte do recurso de lavagem das mãos do watchOS 7 é que ele funciona automaticamente, então você não precisa abrir nenhum aplicativo para começar. O sistema pode identificar sons de água e sabão quando você esfrega as mãos. A combinação desses sons com os movimentos da mão aciona a contagem regressiva da lavagem das mãos.

Como esse recurso de lavagem das mãos funciona no Apple Watch?

O Apple Watch é capaz de detectar automaticamente quando você começa a lavar as mãos usando seus sensores de movimento e microfone, e inicia intuitivamente um cronômetro de 20 segundos.

O Apple Watch escuta o som de água e sabão correndo para determinar se você está lavando as mãos ou não. O relógio também consegue detectar movimentos de esfregar de mãos, e assim ele presumirá que você está lavando as mãos.

Uma vez detectado, ele inicia um cronômetro de 20 segundos. Se você parar de lavar as mãos antes disso, o Apple Watch emitirá um alerta na tela para terminar por 20 segundos completos.

Depois de terminar de lavar as mãos, o relógio envia os dados para o aplicativo Saúde do iPhone, e registra a hora em que você lavou as mãos na seção "Outros dados do aplicativo Saúde".

Depois disso, ele registra o tempo todo em que você estava lavando as mãos, mesmo que tenha sido mais de 20 segundos, para o aplicativo Saúde na seção "Outros dados". Além disso, o Apple Watch pode lembrá-lo automaticamente de lavar as mãos sempre que você chegar em casa.

O meu Apple Watch suporta o recurso de lavagem das mãos?

O novo recurso de lavagem das mãos está disponível apenas para usuários que possuem um modelo Apple Watch Series 4 ou superior. Isso se deve ao microfone avançado do Series 4 e superior, e à detecção de som ambiente.

Se você tem um modelo Apple Watch Series 3 ou mais antigo, não vai funcionar para você. Porém, existem aplicativos alternativos de terceiros baseados no cronômetro para o seu Apple Watch mais antigo

Por que a lavagem das mãos não funciona no Apple Watch Series 3?

É um pouco confuso que você possa atualizar seu Apple Watch Series 3 para watchOS 7, mas não tenha acesso ao recurso de lavagem das mãos.

O motivo pelo qual a lavagem das mãos não está disponível para o Series 3 é que este modelo não possui a tecnologia de detecção de som ambiente e hardware que o Series 4 e superiores oferecem.

A falta dessa tecnologia também é o motivo pelo qual o aplicativo Noise não está disponível para Apple Watches Series 3.

Como ativar a lavagem das mãos no Apple Watch?

Tudo o que você precisa fazer é ativar a configuração e depois lavar as mãos. Depois de ativar a configuração seguindo as etapas abaixo, seu relógio detectará automaticamente quando você está realizando atividades que ele determina como lavar as mãos.

Ele ouve os sons da água correndo em combinação com os movimentos que indicam que você está esfregando as mãos.

Como ativar ou desativar o recurso de lavagem das mãos em seu Apple Watch

Você pode ativar (ou desativar) o recurso de lavagem das mãos da Apple por meio do aplicativo de configurações do Apple Watch ou do aplicativo Watch do seu iPhone com watchOS 7 e superior, e Apple Watch Series 4 ou superior.

1. No seu Apple Watch, comece abrindo o aplicativo Configurações;

Acesse as configurações do Apple Watch.
Acesse as configurações do Apple Watch.

2. Agora role para baixo nas configurações do Apple Watch e toque em Lavagem das mãos;

3. Ative o temporizador de lavagem das mãos (duração padrão de 20 segundos) e lembretes de lavagem das mãos.

Como ativar ou desativar o recurso de lavagem das mãos do Apple Watch em seu iPhone emparelhado

  1. No iPhone emparelhado, abra o aplicativo Watch e escolha a guia Meu Relógio;
  2. Role para baixo e toque em Lavar as mãos;
  3. Ativar cronômetro de lavagem das mãos e lembretes de lavagem das mãos;
    Se solicitado, permita que a lavagem das mãos use sua localização e escolha a opção Permitir ao usar o aplicativo;
    Os lembretes de lavagem das mãos não funcionarão se você escolher Não permitir ou Permitir uma vez;
  4. Defina o status de notificação de sua preferência - recomendamos Permitir notificações ou Enviar para a Central de notificações para receber esses alertas.

Agora que você configurou o recurso Lavagem das mãos no seu Apple Watch, vá lavar as mãos com água e sabão e teste o recurso.

Abra a torneira e respingue

Depois de abrir a torneira e começar a esfregar as mãos embaixo da água, você ouve e sente por meio do toque do relógio um alerta, indicando que ele reconheceu a atividade de lavagem das mãos com base no movimento. E o cronômetro liga 20 segundos de forma automática.

Conforme você continua lavando as mãos, você sente um feedback tátil e vê a contagem regressiva do cronômetro no visor do relógio. Se você parar antes disso, poderá ver uma notificação no relógio.

Quando você completa os 20 segundos (ou mais), o cronômetro de contagem regressiva do Apple Watch avisa com uma mensagem de "Muito bem" ou um polegar para cima.

Como desativar recurso de lavagem das mãos do Apple Watch?

Você pode desativar o recurso de lavagem das mãos no Apple Watch por meio do aplicativo Ajustes.

  1. Toque em Lavar as mãos no aplicativo Ajustes do Apple Watch ou no aplicativo Watch do iPhone emparelhado;
  2. Desative o cronômetro de lavagem das mãos e os lembretes de lavagem das mãos;
  3. Defina sua configuração de notificação para Notificações Desligadas.

O recurso de lavagem das mãos não funciona no Apple Watch?

Verifique seu watchOS e o modelo da série

Como mencionamos anteriormente, esse recurso está disponível apenas nos modelos Apple Watch Series 4 e superiores. E o relógio deve usar watchOS 7 ou superior.

Portanto, se você estiver usando o Apple Watch Series 3 ou modelos anteriores, não conseguirá localizar o recurso no aplicativo Configurações do Apple Watch.

A razão para isso, pelo que entendemos, é que o recurso requer algoritmos complexos de aprendizado de máquina para detectar movimento e som ambiente por meio do microfone e que requer a maior potência de processamento de um Série 4 ou superior.

Ativar as configurações de lavagem das mãos

O maior motivo pelo qual o recurso Lavagem das mãos não está funcionando no seu Apple Watch é que você pode não ter ligado o Timer.

  1. Em Ajustes > Lavagem das mãos no seu Apple Watch ou no aplicativo Watch > Lavagem das mãos no iPhone emparelhado, certifique-se de que o botão do temporizador esteja ligado;
  2. Tente reiniciar o Apple Watch, verifique as configurações novamente e, em seguida, tente lavar as mãos;
  3. Verifique se você ativou locais importantes nos serviços de localização do seu iPhone para as configurações do sistema;

Vá em Configurações > Privacidade > Serviços de localização. Role totalmente para baixo até Serviços do sistema e ative Locais significativos (se já estiver ativado, desative-o, aguarde 20 segundos e ative-o novamente);

Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização >
Ajustes > Privacidade > Serviços do Sistema > Locais Importantes.

Em seguida, volte e vá em Configurações > Privacidade > Serviços de localização e, desta vez, role e toque em Lavar as mãos. Defina Permitir acesso ao local como Sempre e ative o local preciso;

Reinicie o iPhone e o Apple Watch e veja se agora você pode ativar o recurso de lavagem das mãos e seus lembretes (se desejar).

Observe que o recurso entra em ação assim que você abre a torneira e começa a lavar, não quando você está aplicando sabão nas mãos com a torneira fechada.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares
Celulares

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares

Com a Black Friday chegando, muita gente considera esse o momento certo para trocar de celular por conta dos baixos preços. O Oficina da Net separou esse guia para você entender que não é bem assim!

Spotify agora funciona de forma independente no Apple Watch
Spotify

Spotify agora funciona de forma independente no Apple Watch

Spotify anuncia nova funcionalidade que permite ao Apple Watch reproduzir músicas de forma independente no wearable. Confira!

As 5 melhores alternativas ao Apple Watch para quem tem um iPhone
Smartwatches

As 5 melhores alternativas ao Apple Watch para quem tem um iPhone

Se você tem um iPhone e deseja uma alternativa decente ao Apple Watch, seja pelo valor, pelo design ou pelos recursos, aqui trazemos as 5 melhores de 2020.