A linha Mi Mix é a série de smartphones high-end da Xiaomi, mas seu último lançamento ocorreu em 2018 com a chegada do Mi Mix 3. Agora, a Xiaomi pretende ressuscitar esta linha com um novo aparelho que chega com tudo que existe de melhor no mundo tecnológico, o que já vem sendo testado pela gigante chinesa nos últimos meses, estamos falando do Mi Mix 4.

Nesse ano a empresa já apresentou o Mi Mix Fold, o primeiro smartphone dobrável da Xiaomi e que agora prepara o caminho para o Mi Mix 4. Há muita expectativa em torno desse aparelho, já que segundo fontes, ele será equipado com lentes líquidas que simulam o funcionamento do olho humano, além de uma câmera frontal escondida sob a tela, podendo se tornar o celular mais caro já vendido pela empresa, será?

O que podemos esperar do Mix Mix 4?

Os rumores surgem a partir do portal chinês MyDrivers, informando que a Xiaomi tem feito grandes avanços nas tecnologias que ainda necessitam de amadurecimento, como a câmera sob o display, por exemplo. Além disso, a empresa tem se esforçado em diminuir os engastes laterais do smartphone, apresentando uma experiência de tela ocupando o máximo possível da parte frontal. Diversos engenheiros da Xiaomi estão concentrados neste propósito.

A câmera escondida sob o display é uma das melhores formas de aproveitar ao máximo o espaço que a tela fornece, visto que dispensa recortes e furos para isso. Entretanto, uma desvantagem deste processo é que, embora seja um topo de linha, a tela poderá ter no máximo a resolução Full HD+ - nada de 2K ou 4K. Quanto maior a resolução, maior a densidade de pixels, o que dificulta a implementação da câmera de selfie sob a tela.

Provável conceito visual do Mi Mix 4. (Imagem: Reprodução / MyDrivers)
Provável conceito visual do Mi Mix 4. (Imagem: Reprodução / MyDrivers)

Mas falando ainda sobre as câmeras, o recém lançado Mi Mix Fold nos dá uma melhor percepção sobre o que podemos esperar do Mi Mix 4. A tecnologia de lente líquida, que pode "imitar" o olho humano, pode aparecer no novo smartphone da empresa.

Qual a vantagem da tecnologia de lente líquida?

A grande vantagem deste formato de lente está na "alta transmitância de luz, dispersão ultrabaixa e é extremamente resistente a fatores ambientais". Essas lentes podem dar um controle maior e mais significativo em ambientes que exigem aproximação, muita entrada de luz e ainda economizam espaço dentro do smartphone por seu tamanho inferior ao tradicional.

Disponibilidade e preço

O Mi Mix 4 ainda está na fase dos rumores, e ao que tudo indica, ele se tornará o celular mais caro da Xiaomi. Atualmente, o Mi 11 Ultra é o mais caro da empresa, custando 5.999 yuan, cerca de R$ 4.670 em conversão direta sem contar os impostos brasileiros. Ainda não disponível oficialmente no Brasil, é possível encontrá-lo pela bagatela de quase R$ 16.000.