A linha Mi Mix da Xiaomi sempre foi muito querida pelos fãs da empresa, por apresentar um hardware inovador, com mecânicas jamais vistas agregando um visual extremamente futurista. O último smartphone foi o Mi Mix 3, lançado em outubro de 2018, com uma câmera frontal deslizante. Agora, pouco mais de dois anos sem mostrar as caras, a Xiaomi anunciou oficialmente que a série Mix está retornando.

O primeiro modelo a ser lançado depois dessa longa pausa deve ser anunciado na próxima segunda-feira, dia 29 de março. Durante evento que ocorrerá online, a Xiaomi finalmente apresentará os flagships Mi 11 Pro e Mi 11 Ultra (Mi Lite também é esperado) que dividirá o palco com o Mi Mix 4, primeiro smartphone dobrável da gigante chinesa.

Mas além disso, é esperado também a chegada de outros produtos, como o Mi Notebook Pro, um novo ar condicionado que pode ser integrado com smartphones, e um provável Mi Mix Fold. Este último, ainda não existem muitas informações reveladas, mas em publicação compartilhada no Weibo, Lei Jun, presidente e CEO da Xiaomi, revelou que ele virá com a tecnologia de lente líquida, sendo o primeiro smartphone do mundo a contar com esse recurso.

Leia também:

Vantagens da lente líquida

Com diversos rumores ventilados na rede, a lente líquida já foi cogitada para estrear em diversos modelos de smartphones, porém, nunca chegou a ver a luz do dia. Assim como explica a Xiaomi, essa tecnologia consiste em uma estrutura óptica semelhante a uma lente ocular humana em vez de uma lente óptica tradicional.

Isso significa que existe um líquido fluido embrulhado por uma película, e a partir desse sistema, a lente óptica tradicional pode ser descartada. Os resultados são ainda melhores que o modo tradicional, já que existe um foco mais rápido e consistente, além de economizar espaço dentro do smartphone.

O modelo de lente líquida desenvolvida da Xiaomi promete resultados de utilização como macro e telefoto, e pode controlar precisamente a forma da superfície esférica líquida ao mesmo tempo em que uma alta transmissão de luz é absorvida.