A Xiaomi tem estado bem presente no mercado brasileiro, e cada vez mais aumentando o seu portfólio de smartphones no país. Depois do lançamento de modelos esperados como a linha Redmi Note 10, há algumas semanas a empresa realizou um evento para oficializar a chegada de dois novos modelos; o POCO X3 Pro e POCO F3.

Naquela ocasião, a empresa informou que o X3 Pro já podia ser adquirido em terras tupiniquins, mas o F3 seria disponibilizado apenas no fim de maio. Cumprindo sua promessa, o modelo já apareceu no banco de dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Além dele, o Xiaomi Mi 11 também aparece no sistema e agora ambos já possuem autorização para serem vendidos oficialmente no Brasil.

Xiaomi Mi 11 virá com carregador na caixa

O Xiaomi Mi 11 aparece no banco de dados do órgão regulador brasileiro com o código de referência M2011K2G, e dentre os documentos anexados, temos a confirmação do carregador incluso na caixa. Originalmente, a gigante chinesa anunciou esse modelo no final do ano passado e com o carregador sendo adquirido opcionalmente, seguindo a prática instituída primeiramente pela Apple no lançamento da família iPhone 12.

Certificado de conformidade técnica do Xiaomi Mi 11. (Imagem: Reprodução / Anatel)
Certificado de conformidade técnica do Xiaomi Mi 11. (Imagem: Reprodução / Anatel)

A ficha técnica do Mi 11 apresenta configuração de um verdadeiro flagship, com destaques para a sua tela grande de 6,81 polegadas, bateria de 4.600 mAh que pode ser totalmente carregada em apenas 45 minutos graças ao suporte a cargas de 55W, e claro, o mais poderoso processador da Qualcomm, o Snapdragon 888, capaz de suportar o novo padrão de redes de quinta geração conhecida como 5G.

Ainda vale lembrar do pacote de câmera que vem integrado com uma super configuração principal de 108MP, acompanhado de uma lente ultrawide de 13MP e mais um sensor adicional de 5MP para efeitos em fotos macro. Essa combinação é capaz de gravar vídeos em até 8K a 30 quadros por segundo (fps), e ainda contam com a estabilização óptica de imagem (OIS) para garantir resultados ainda mais profissionais.

Ficha técnica: Xiaomi Mi 11

Xiaomi Mi 11 - Veja aqui a ficha técnica completa

POCO F3 lançado e agora certificado

O modelo cujo código M2012K11AG encontrado no sistema da Anatel se refere ao POCO F3, modelo lançado oficialmente pela empresa em um evento realizado no início deste mês. Assim como o Mi 11, os documentos mostram que o F3 também será vendido com o carregador na caixa.

POCO F3 também já pode ser comercializado no Brasil. (Imagem: Reprodução / Anatel)
POCO F3 também já pode ser comercializado no Brasil. (Imagem: Reprodução / Anatel)

Ele também conta com suporte a redes 5G graças ao seu processador Snapdragon 870, que ainda integra uma configuração de até 8GB de RAM, e uma tela AMOLED de 6,67 polegadas com taxa de atualização de 120Hz e taxa de amostragem de toque de 360Hz, o suficiente para classificar o aparelho como uma ficha ideal para o público gamer.

O tanque energético do POCO F3 também não deixa a desejar e pode garantir uma autonomia de até 10 horas graças a sua bateria de 4.520 mAh, capaz de suportar cargas de 33W. As câmeras do aparelho incluem três lentes em sua traseira sendo uma principal de 48MP, uma ultrawide de 8MP e uma macro de 5MP.

Ficha técnica: Xiaomi POCO F3

Xiaomi POCO F3 - Veja aqui a ficha técnica completa

Preço e disponibilidade

Com o certificado de conformidade técnica liberado, ambos aparelhos podem começar a ser vendidos no Brasil a qualquer momento. O POCO F3 deve aparecer primeiro já que seu evento de lançamento aconteceu há algumas semanas. De acordo com a DL Eletrônicos, empresa responsável pela venda dos produtos Xiaomi no Brasil, o F3 chega ao Brasil por R$ 6.399,99, mas há desconto para quem adquirir durante a campanha de lançamento, e o preço pode chegar a R$ 5.519,99.

O Xiaomi Mi 11 ainda não tem uma previsão de lançamento oficial no país. A empresa pode simplesmente anunciar o modelo em sua página oficial da Mi Brasil, mas dado o fato da importância deste modelo para a gigante chinesa, podemos esperar que haja um evento para anunciar o aparelho em solo brasileiro. O preço oficial também é uma incógnita.