Aparentemente a Apple iniciou uma nova tendência no mercado de smartphones: a remoção do carregador incluso na caixa. Em um comunicado oficial a Xiaomi informou que o próximo flagship da empresa não terá incluso no kit o adaptador para carregamento. Isso desagradou aos usuários da marca, que questionaram sobre os reais interesses em tal atitude.

Sem o carregador

O CEO da empresa, Lei Jun, confirmou oficialmente que o próximo topo de linha da Xiaomi virá sem o adaptador para carregamento incluso no kit, mesma estratégia que foi empregada pela Apple meses atrás durante o lançamento do iPhone 12. O anúncio foi publicado a partir do perfil pessoal do vice-presidente da Xiaomi, Lu Weibing, feito por meio da rede social Weibo, uma espécie de Twitter chinês. Leia:

"Em resposta ao apelo da tecnologia e da proteção ambiental, o carregador incluído é retirado da caixa. Espero obter seu apoio.
Existe uma solução melhor entre a prática da indústria e a proteção ambiental?", disse Weibing. [Traduzido].

Assim como a maçã, a fabricante chinesa também usou a preocupação com o meio ambiente como justificativa para a medida de remover o carregador. Por enquanto ainda não sabemos se a linha Redmi e Poco serão afetadas com essa decisão, mas é provável que sim.

Leia também:

Rumores

Vários rumores indicavam que a Xiaomi iria tomar essa atitude incoerente, visto que no momento em que a Apple anunciou a remoção do carregador a empresa satirizou diversas vezes a decisão da concorrente em várias publicações no Twitter. Além do comunicado oficial, uma imagem comparativa entre a possível caixa do Mi 11 lado a lado com a do iPhone está circulando na web. Veja:

Comparativo entre as caixas. Foto: Reprodução.
Comparativo entre as caixas. Foto: Reprodução.

Apesar de não trazer o adaptador para carregamento o Mi 11 terá em sua caixa o cabo USB-C utilizado para transferência de dados e carregamento.

Lançamento

O Mi 11 será lançado na proxíma segunda-feira, 28 de dezembro, em um evento on-line divulgado nas redes socias da marca. Nos resta apenas aguardar para confirmarmos - ou não - os demais rumores acerca do dispositivo

O que você achou dessa decisão da Xiaomi? Queremos saber sua opinião, comente!