A Xiaomi lançou oficialmente seu novo sistema operacional no final do mês de abril, mesmo período em que houve a chegada do Mi 10 Youth Edition. A MIUI 12 traz várias melhorias se comparado com a versão passada do sistema, em que foi relatado pelos usuários um alto consumo de energia e a ausência de alguns recursos, que foram implementados no update deste ano.

A MIUI 12 traz algumas novidades, como o centro de controle, ultra economia de bateria e janelas flutuantes, função aguardade desde a MIUI 10. A atualização foi disponibilizada para vários modelos, como o Mi 8, lançado em 2018 pela fabricante e que recebeu o Android 10 e a nova versão do sistema próprio. Como de costume, o novo software está sendo liberado de forma gradual, aqui tem uma agenda, chegando primeiramente para os smartphones atuais e em seguida para os demais dispositivos. Apesar disso, diversos celulares ainda não receberam a notificação de atualização para o novo sistema operacional.

Instale de forma manual

Normalmente às atualizações chegam via OTA (Over-the-air), mas é possível baixar e instalar manualmente o sistema através das configurações do dispositivo. Pode parecer arriscado, mas o processo é simples e seguro desde que executado da forma correta.

Primeiramente é preciso identificar qual a versão do seu sistema e o modelo do aparelho. Em seguida você deverá baixar e instalar o arquivo da MIUI, que possui cerca de 2 GB dependendo do dispositivo.

*IMPORTANTE: FAÇA O DOWNLOAD DA VERSÃO GLOBAL ESTÁVEL, JAMAIS INSTALE A VERSÃO CHINESA (CN)!

1. Abra às configurações do celular e vá em 'SOBRE O DISPOSITIVO', em seguida procure por 'VERSÃO DO MIUI';

2. Entre parênteses há uma sequência de letras que identifica o patch da MIUI que está instalado, anote essa informação pois será utilizada posteriormente;

Acesse às configurações e anote a versão do MIUI. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.
Acesse às configurações e anote a versão do MIUI. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.

Faça o download da MIUI

Antes de partir para o download do novo sistema é preciso entender que o smartphone precisa ter suporte para a MIUI 12, essa informação foi disponibilizada pela Xiaomi. Não tente instalar o software que não é compatível com o seu dispositivo!

1. Acesse o site Gizchina e procure pelo modelo e versão da sua MIUI, faça download da versão cuja sequência de letras é a mesma que a copiada anterioremente;

2. Toque sobre 'DESCARGAR' para iniciar o download. A velocidade irá depender da sua conexão com a Internet;

Baixe a versão compatível com seu modelo. Foto: Reprodução.
Baixe a versão compatível com seu modelo. Foto: Reprodução.

Leia também:

Atenção!

Antes de fazer o update, salve seus dados. Assim como uma atualização OTA, o update manual pode ser interrompido no meio do processo, portanto, salve suas fotos e contatos antes de continuar.

Faça o update

Logo após ter feito o download do arquivo zipado da MIUI 12 basta acessar às configurações para realizar a atualização sobre a versão que está instalada.

1. Abra às configurações, vá em 'SOBRE O TELEFONE' > 'ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA' e em seguida toque nos três pontinhos no canto superior direito;

2. Selecione a opção 'ESCOLHER PACOTE DE ATUALIZAÇÃO' e posteriormente siga até o diretório em que a mídia foi baixada. Selecione. Não é preciso efetuar a descompactação;

*Obs: caso não apareça a opção para escolher o pacote, toque 8 vezes sobre o logotipo da MIUI 11, tendo feito isso a função será desbloqueada.

Caso a opção para escolher o pacote não apareça, dê 9 toque sobre o logotipo da MIUI 11. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.
Caso a opção para escolher o pacote não apareça, dê 9 toque sobre o logotipo da MIUI 11. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.

3. Por fim, o smartphone irá verificar a autenticidade do pacote, estando tudo correto basta reinicializar e aguardar enquanto é feito o update. O processo pode demorar cerca de 15 minutos!