Não recebeu a MIUI 12? Veja como instalar manualmente o sistema da Xiaomi

Vários usuários relataram que seus smartphones ainda não receberam atualização para a última versão do sistema operacional da Xiaomi, a MIUI 12. Veja como instalar manualmente!!

MIUI 12. Foto: Reprodução.
MIUI 12. Foto: Reprodução.

A Xiaomi lançou oficialmente seu novo sistema operacional no final do mês de abril, mesmo período em que houve a chegada do Mi 10 Youth Edition. A MIUI 12 traz várias melhorias se comparado com a versão passada do sistema, em que foi relatado pelos usuários um alto consumo de energia e a ausência de alguns recursos, que foram implementados no update deste ano.

A MIUI 12 traz algumas novidades, como o centro de controle, ultra economia de bateria e janelas flutuantes, função aguardade desde a MIUI 10. A atualização foi disponibilizada para vários modelos, como o Mi 8, lançado em 2018 pela fabricante e que recebeu o Android 10 e a nova versão do sistema próprio. Como de costume, o novo software está sendo liberado de forma gradual, aqui tem uma agenda, chegando primeiramente para os smartphones atuais e em seguida para os demais dispositivos. Apesar disso, diversos celulares ainda não receberam a notificação de atualização para o novo sistema operacional.

Instale de forma manual

Normalmente às atualizações chegam via OTA (Over-the-air), mas é possível baixar e instalar manualmente o sistema através das configurações do dispositivo. Pode parecer arriscado, mas o processo é simples e seguro desde que executado da forma correta.

Primeiramente é preciso identificar qual a versão do seu sistema e o modelo do aparelho. Em seguida você deverá baixar e instalar o arquivo da MIUI, que possui cerca de 2 GB dependendo do dispositivo.

*IMPORTANTE: FAÇA O DOWNLOAD DA VERSÃO GLOBAL ESTÁVEL, JAMAIS INSTALE A VERSÃO CHINESA (CN)!

1. Abra às configurações do celular e vá em 'SOBRE O DISPOSITIVO', em seguida procure por 'VERSÃO DO MIUI';

2. Entre parênteses há uma sequência de letras que identifica o patch da MIUI que está instalado, anote essa informação pois será utilizada posteriormente;

Acesse às configurações e anote a versão do MIUI. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.
Acesse às configurações e anote a versão do MIUI. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.

Faça o download da MIUI

Antes de partir para o download do novo sistema é preciso entender que o smartphone precisa ter suporte para a MIUI 12, essa informação foi disponibilizada pela Xiaomi. Não tente instalar o software que não é compatível com o seu dispositivo!

1. Acesse o site Gizchina e procure pelo modelo e versão da sua MIUI, faça download da versão cuja sequência de letras é a mesma que a copiada anterioremente;

2. Toque sobre 'DESCARGAR' para iniciar o download. A velocidade irá depender da sua conexão com a Internet;

Baixe a versão compatível com seu modelo. Foto: Reprodução.
Baixe a versão compatível com seu modelo. Foto: Reprodução.

Leia também:

Atenção!

Antes de fazer o update, salve seus dados. Assim como uma atualização OTA, o update manual pode ser interrompido no meio do processo, portanto, salve suas fotos e contatos antes de continuar.

Faça o update

Logo após ter feito o download do arquivo zipado da MIUI 12 basta acessar às configurações para realizar a atualização sobre a versão que está instalada.

1. Abra às configurações, vá em 'SOBRE O TELEFONE' > 'ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA' e em seguida toque nos três pontinhos no canto superior direito;

2. Selecione a opção 'ESCOLHER PACOTE DE ATUALIZAÇÃO' e posteriormente siga até o diretório em que a mídia foi baixada. Selecione. Não é preciso efetuar a descompactação;

*Obs: caso não apareça a opção para escolher o pacote, toque 8 vezes sobre o logotipo da MIUI 11, tendo feito isso a função será desbloqueada.

Caso a opção para escolher o pacote não apareça, dê 9 toque sobre o logotipo da MIUI 11. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.
Caso a opção para escolher o pacote não apareça, dê 9 toque sobre o logotipo da MIUI 11. Foto: Screenshot/Lucas Ribeiro.

3. Por fim, o smartphone irá verificar a autenticidade do pacote, estando tudo correto basta reinicializar e aguardar enquanto é feito o update. O processo pode demorar cerca de 15 minutos!

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

MIUI 12: Agenda de atualização [Atualizado]
Xiaomi

MIUI 12: Agenda de atualização [Atualizado]

A Xiaomi agora está lançando a atualização estável do MIUI 12 para vários smartphones. Descubra se seu dispositivos irá receber a atualização.

Xiaomi supera Apple e ocupa a 3ª posição de maior fabricante de smartphones do mundo
Xiaomi

Xiaomi supera Apple e ocupa a 3ª posição de maior fabricante de smartphones do mundo

Xiaomi ultrapassa Apple e se torna a terceira maior fabricante de smartphones entre os meses de julho a setembro de 2020. Samsung lidera e Huawei ocupa a segunda posição.

Adeus! Xiaomi vai deixar de vender 11 celulares aqui no Brasil. Confira quais são!
Celulares

Adeus! Xiaomi vai deixar de vender 11 celulares aqui no Brasil. Confira quais são!

Xiaomi anuncia que deixará de vender alguns modelos de smartphones no Brasil. Confira quais celulares permanecerão a venda e quais terão sua distribuição encerrada.