A MIUI 12 é o atual sistema operacional da Xiaomi, fabricante chinesa de aparelhos eletrônicos e terceira empresa no mundo com maior número de smartphones vendidos no terceiro trimestre deste ano. O software próprio é baseado no Android 10 e personalizado com novos recursos e funcionalidades implementados pela marca.

Desde a MIUI 10 a Xiaomi vem trabalhando para adaptar o sistema e atender as necessidades dos usuários, tendo como base outros modelos de S.O, como a OneUI da Samsung, por exemplo. Na versão lançada em meados de abril é notória a presença de funções visando a produtividade através do dispositivo, como as janelas flutuantes, que permitem executar dois aplicativos ao mesmo tempo através do multitarefas.

Funções da MIUI 12

1. Janelas flutuantes

Esse recurso permite que o usuário navegue em dois aplicativos de forma simultânea, desde que o app não possua senha de acesso.

  1. Acesse os aplicativos que estão executando em segundo plano;
  2. Toque sobre 'Janela flutuante' e selecione o app que será utilizando em miniatura;
  3. Utilize o aplicativo. Para executar determinadas funções (redimensionar ou fechar) basta utilizar a barra de controle.
Função de janelas flutuantes; Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Função de janelas flutuantes; Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

2. Ultra economia de bateria

Este é um recurso presente no sistema da Samsung e que finalmente chegou para os celulares da Xiaomi. O modo de ultra economia de energia restringe todos os processos em segundo plano e reduz drasticamente o desempenho do aparelho, dessa forma poupando bateria e garantindo horas de funcionamento.

  1. Desça a barra de notificação e procure por 'ULTRA ECONOMIA', habilite a opção;
  2. Para sair desse modo toque sobre o ícone presente no canto superior direito da tela.
Painel de controle e função de ultra economia. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Painel de controle e função de ultra economia. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

Leia também:

3. Menu de atalhos da MIUI 11

Uma das principais novidades da MIUI 12 é o painel de controle, que se assemelha muito ao layout do iOS. Por meio do painel é possível ter acesso rápido a várias funções do sistema, como lanterna, localização, rotação de tela e dentre outros.

Contudo, a área superior divide-se entre a barra de notificações e o painel de controle, sendo um problema para alguns usuários. Felizmente é possível retornar para o modelo da versão anterior da MIUI.

  1. Abra às configurações e procure por 'Centro de controle', tendo feito isso toque sobre 'Centro de controle e área de notificações';
  2. Para utilizar o menu antigo desabilite a opção 'Utilizar novo centro de controle'.
Área de notificações da MIUI 11. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Área de notificações da MIUI 11. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

4. Caixa de ferramentas de vídeo

Essa função adiciona um alguns recursos em aplicativos que realizam o streaming de vídeos, como o YouTube. Ativando a caixa de ferramentas de vídeo é possível utilzar aplicativos, tirar print da tela ou transmitir o conteúdo para uma Smart TV.

  1. Acesse às configurações e vá até a área de 'Recursos especiais', em seguida toque sobre 'Caixa de ferramenta de vídeo' e habilite o recurso;
  2. Defina em quais aplicativos o atalho estará presente.
Caixa de ferramenta MIUI 12. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Caixa de ferramenta MIUI 12. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.