Na manhã de hoje, sexta-feira (30), três empresas de consultoria (IDC, Canalys e Counterpoint Research) disponibilizaram seus relatórios acerca do mercado global de smartphones, listando a quantidade de vendas de cada empresa no terceiro trimestre de 2020. Apesar de todas as dificuldades atuais do mercado internacional, pela primeira vez a Xiaomi conseguiu subir uma posição e ocupar o terceiro lugar na lista das maiores empresas de celulares do mundo.

Perdendo apenas para a Samsung e Huawei, que ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente, a fabricante chinesa superou a Apple em quantidade de vendas de smartphones, algo inédito para a marca. Há uma diferença sutil nas informações fornecidas por cada empresa de consultoria, porém a posição no ranking é a mesma.

Ranking do mercado global de smartphones. Foto: Reprodução.
Ranking do mercado global de smartphones. Foto: Reprodução.

Nenhum dos gráficos leva em consideração às vendas referentes ao iPhone 12, que foi lançado na primeira quinzena do mês de outubro e poderá vender até 80 milhões de aparelhos até o final deste ano, segundo o analista Ming-Chi Kuo.

Crescimento nas vendas

Se comparado com o ano anterior, a Xiaomi teve um aumento de 14,5 milhões de vendas, algo em torno de 46%. A Samsung teve um pequeno avanço, vendendo 1,6 milhão de unidades a mais que o registrado no mesmo período de 2019.

Segundo a IDC, entre os meses de julho e setembro houve uma alta significativa de compras em alguns países emergentes, dentre eles a Índia e o Brasil. No gráfico abaixo é possível identificar com maior facilidade às oscilações de cada fabricante.

Gráfico móvel das cinco maiores fabricantes. Foto: Reprodução.
Gráfico móvel das cinco maiores fabricantes. Foto: Reprodução.

Prejuízo para a Huawei

Nota-se que de 2019 para 2020 a Huawei teve uma queda brusca em suas vendas de celulares, principalmente a partir do segundo trimestre deste ano. O redução é consequência das sanções aplicadas por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

Mesmo com uma redução de aproximadamente 15,9 milhões de dispositivos vendidos a empresa ainda ocupa a segunda colocação no ranking, com 50,9 milhões de vendas entre julho e setembro.

  1. Samsung;
  2. Huawei;
  3. Xiaomi;
  4. Apple;
  5. Oppo.

Para os próximos relatórios a expectativa é que a Apple retorne para a terceira posição devido aos novos modelos de iPhones.

Fonte: GSM Arena.