A MIUI 12 foi lançada oficialmente neste ano e trouxe uma série de novidades para os usuários da Xiaomi, como a barra de navegação, painel de controle e wallpaper animados, com isso permitindo uma maior personalização do smartphone. Como de costume, a partir do segundo semestre de 2021 a fabricante chinesa fará o lançamento oficial da MIUI 13, nova versão do sistema operacional da empresa e que certamente terá vários novos recursos à disposição, com isso tornando a experiência de uso mais eficiente, produtiva e prática.

Por enquanto a marca ainda não iniciou o programa de testadores beta do software, ou seja, não é possível instalar a versão em desenvolvimento da próxima MIUI. A expectativa é de que a Xiaomi apresente a beta do sistema em maio do ano que vem, com isso permitindo que alguns usuários recebam antecipadamente o firmware.

Novidades

A MIUI 12 trouxe uma mudança significativa no layout e correções gerais no sistema, dessa forma solucionando os bugs e falhas encontrados na MIUI 11. Partindo disso é provável que a próxima versão não traga grandes mudanças no design, visto que a principal alteração foi feita na versão lançada neste ano.

Segundo rumores, o objetivo da Xiaomi para o próximo sistema é aprimorar as funções já existentes ao invés de inserir novos recursos. Apesar disso, uma versão que está sendo disponibilizada na China traz algumas novidades e que poderão ser implementadas na versão estável.

1. Mi Home

É possível que o painel de controle traga um botão de acesso rápido exclusivo para o Mi Home, aplicativo que permite gerenciar os dispositivos inteligentes que estão vinculados na mesma rede Wi-Fi do celular, como a Yeelight (lâmpada) ou câmeras de segurança da Xiaomi, por exemplo.

2. Layout da câmera

Aparentemente o design do aplicativo da câmera na MIUI 13 também será altertado, aumentando a quantidade de ícones presentes no aplicativo e o tamanho, com isso facilitando a navegação entre os principais modos de câmera e ajustes.

Leia também:

3. Janelas flutuantes

As janelas flutuantes chegaram na MIUI 12 e permitem que os usuários executem dois aplicativos de forma simultânea, sendo possível, inclusive, minimizar uma das janelas e mantê-la em execução. Essa funcionalidade garante mais agilidade durante o uso de vários apps, visto que é possível navegar em duas redes sociais ao mesmo tempo, por exemplo.

Para o próximo update é esperado que a empresa adicione o recurso de notificação nas janelas flutuantes, com isso avisando o usuário quando houver uma atualização em um pedido do iFood ou na Uber, dispensando o uso da barra de notificações.

4. Botão Power

Ao manter o botão de liga/desliga pressionado o usuário tem acesso a quatro opções: desligar, reiniciar, silenciar ou modo avião. De acordo com alguns vídeos publicados no Weibo, rede social chinesa, a partir da MIUI 13 a animação será completamente diferente, sendo preciso deslizar verticalmente para desligar ou reiniciar o aparelho.

5. Notificações

A forma como as notificações são exibidas também passará por mudanças, havendo uma distinção entre os aplicativos mensageiros (WhatsApp, Messenger, Telegram, etc.) e aplicativos comuns, com isso dividindo em na barra de notificações e apresentando por ordem de prioridade.

Lançamento

Por enquanto dispomos apenas de informações abstratas, visto que a Xiaomi não confirmou nenhum detalhe acerca do próximo sistema. Todos os itens acima são rumores baseados na atualização lançada para os celulares chineses.

Há ainda algumas ROMs personalizadas que trazem novas funções não oficiais e, por conta disso, nãõ recomendamos a instalação de sistemas paralelos.