Para o ano de 2021 há a expectativa de que as fabricantes de aparelhos eletrônicos anunciem dispositivos inovadores, seja por novas funcionalidades no sistema, design reformulado ou harware superior aos demais concorrentes. A cada ano a Xiaomi vem inovando e lançando smartphones que trazem recursos atuais - como à tecnologia do 5G, por exemplo - e oferecem uma boa relação custo-benefício, característica que consagrou a marca no mercado ocidental, em especial nos países da América Latina, dentre eles o Brasil.

Rumores indicam alguns detalhes sobre os próximos lançamentos da empresa, que apesar de não ter confirmado nenhuma informação geralmente mantém o mesmo padrão ano após ano. Um dos dispositivos que serão anunciados no ano que vem é o 'Mi 11 Pro', próximo topo de linha da marca e que trará uma série de avanços, como zoom de até 120x, tela de alta resolução e melhorias na MIUI, sistema operacional da fabricante chinesa.

Sobre a linha Mi

A Xiaomi possui várias vertentes (Mi, Redmi e Poco), sendo cada uma delas indicada para um tipo de público. Dentro de cada linha há vários outros subtipos, que servem para identificar a classificação dos aparelhos e suas características externas, como tamanho da tela, espessura das bordas e quantidade de câmeras.

Um exemplo disso é a linha 'Mi Note', que geralmente apresenta celulares com telas maiores e com alguns sensores de câmeras a mais. Por outro lado, os flagships da marca estão inseridos apenas no segmento 'Mi', sem nenhum subtipo ou denominação específica.

  • Mi 10 (2020);
  • Mi 9 (2019);
  • Mi 8 (2018).

Os modelos acima foram os carro-chefes da Xiaomi nos últimos três anos. Em cada um deles é possível observar o empenho da empresa em corrigir os problemas que foram identificados na geração passada.

No caso do Mi 8, que teve seu lançamento oficial feito há dois anos, um dos principais problemas do aparelho era seu microfone de baixa qualidade e que apresentava um péssimo desempenho durante a gravação de vídeos em ambientes barulhentos. Para o modelo seguinte a fabricante aprimorou o componente e solucionou uma das principais queixas dos usuários.

Leia também:

Geração anterior

Antes de partirmos para às informações vazadas sobre o Mi 11 Pro é preciso conhecer o modelo antecessor ao próximo lançamento da empresa, nesse caso o Mi 10 Pro. Lançado no primeiro semestre deste ano, o celular trouxe vários avanços, principalmente na tela e nas câmeras.

O display AMOLED do Mi 10 Pro possui 6,67 polegadas e taxa de atualização de 90 Hz, contando também com a proteção Corning Gorilla Glass 5. Quanto ao chipset, o modelo traz o Qualcomm Snapdragon 865 e a GPU Adreno 650. Para suportar todo o conjunto e oferecer um desempenho ainda maior, a versão Pro dispõe de 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno (não expansível).

Mi 10 Pro. Foto: Divulgação/Xiaomi.
Mi 10 Pro. Foto: Divulgação/Xiaomi.

Com os dados técnicos acima já é possível supor quais pontos serão modificados no Mi 11 Pro.

Principais rumores

Como de praxe pré-lançamento de qualquer aparelho, surgem rumores sobre às especificações, mês de início das vendas e dentre outros detalhes que não são disponibilizados pelas empresas.

Tela e construção

Um dos maiores upgrades do hardware está no display do Mi 11 Pro, que deverá utilizar a resolução QHD+ (Quad HD+) com taxa de atualização de 120 Hz, que começou a ser empregada neste ano pelas outras fabricantes. O Rog Phone 3, por exemplo, supera os demais e traz tela de 144 Hz.

Assim como a geração anterior, é provável que a tela tenha certificação Corning Gorilla Glass 5, que garante maior proteção contra riscos, quedas e arranhões.

Possível design do Mi 11 Pro. Foto: Reprodução/Créditos na imagem.
Possível design do Mi 11 Pro. Foto: Reprodução/Créditos na imagem.

Segundo informações, o dispositivo terá em sua tela um furo destinado ao sensor da câmera frontal e que assim como no Mi 10, estará localizado no canto superior esquerdo. Quanto a construção, acredita-se que a Xiaomi tenha inserido bordas levemente curvadas, com isso garantindo uma pegada mais confortável na mão.

Hardware

Talvez o Mi 11 Pro seja o primeiro smartphone a ter o chipset Qualcomm Snapdragon 875, isso desde que a Samsung lance o Galaxy S21 após o carro-chefe da Xiaomi.

Com lançamento previsto apenas para o mês de dezembro, o Snapdragon 875 possui suporte à rede 5G e pode ser mais potente que o Bionic A14, presente no iPhone 12.

Leia também:

Câmeras

Rumores indicam que o dispositivo poderá ter um sensor principal de 108 MP de resolução, além de uma ultra-wide de 48 MP (0.8μm), inferiores ao do Galaxy S20, por exemplo.

O Mi 11 Pro terá um sistema de estabilização de imagem aprimorado, garantido maior suavidade durante a gravação de vídeos.

Bateria

A bateria e carregamento têm sido aprimorados pela Xiaomi a cada anúncio de celular, evidenciando a preocupação da marca em destacar-se quanto a duração da bateria dos seus dispositivos e na tecnologia dos carregadores. É possível que a versão Pro do Mi 11 possua carregamento rápido de 80W, que foi apresentado no mês de outubro pela fabricante.

Essa tecnologia permite carregar totalmente um smartphone com 4.000mAh de bateria em apenas 19 minutos. Por ser um carro-chefe certamente haverá compatibilidade com o wireless charging (carregamento por indução).

Lançamento

Por ora ainda não temos uma data definida, mas acredita-se que a apresentação do Mi 11 Series seja feita na primeira quinzena de dezembro. Quanto ao lançamento oficial, provavelmente ocorrerá apenas no primeiro ou segundo trimestre de 2021.