Dois smartphones lançados em 2020, chegaram aqui no Brasil custando exatamente a mesma coisa, 1799. Eles são intermediários, contam com boas especificações, bateria grande e câmeras legais.

Certamente há liga entre eles e estamos aqui com este vídeo para tentar te ajudar a escolher seu novo smartphone.

Comparativo Galaxy M31 vs Motorola One Fusion

Tanto a Samsung quanto a Motorola estão há anos no mercado brasileiro de smartphones, milhares de fãs da marca gostam muito dos produtos a ponto de não mudar de marca. A Samsung domina hoje o mercado no Brasil e certamente você deve conhecer alguma pessoa que tem smartphone da Samsung. São duas fabricantes que tem uma cartela enorme de produtos, lançando até mais de um por mês.

O M31 chegou para ser sucessor do M30, apenas vendidos em lojas virtuais, enquanto o One Fusion é um novo modelo da linha One, chega com processador melhor que os antecessores One.

Design

Os dois produtos têm design característico, quem olha para eles já sabe qual marca são, o que é legal, afinal eles não se parecem com outros. Em termos de construção, eles têm caraça e traseira em plástico. Contam com entrada P2 para fones, alto falantes deles são mono, aliás, o posicionamento no One Fusion é na traseira do aparelho, diferente do M31. É diferente e digo que prefiro na parte de trás, dificilmente esse espaço é tapado por sua mão e portanto, assistindo vídeos ou jogando será difícil cobrir o som.

Motorola One Fusion vs Samsung Galaxy M31
Motorola One Fusion vs Samsung Galaxy M31

Eles se parecem em muitos aspectos e beleza deles é subjetiva, mas um ponto importante que preciso mencionar aqui é o fato do M31 ter bateria de 6000 mAh e pesar 191g, enquanto o One Fusion com 5000 mAh pesa 205g. Os dois são pesados por necessidade de bateria, mas a Samsung conseguiu otimizar isso. Ainda assim, no design e construção temos empate técnico.

Ponto: Empate

Tela

Agora temos um aspecto diferente, em se tratando de tela, a Samsung emprega uma Super Amoled, de 6.4 polegadas com resolução FULLHD no M31, conta uma IPS de 6.5 polegadas HD no One Fusion.

Galaxy M31 vs One Fusion - tela
Galaxy M31 vs One Fusion - tela

Aqui temos bastante diferença, a tela da Samsung tem contraste maior, cores mais vivas e principalmente melhor resolução. Outro adendo é a claridade, no sol o One Fusion é escuro, você precisa forçar a visão para ter boa visibilidade.

Ponto: Galaxy M31

Hardware e performance

Em termos de hardware, contamos com processador Snapdragon 710, 4GB de memória RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno, contra Exynos 9611 com 6GB de RAM e também versões de 64 ou 128GB de armazenamento interno.

Snapdragon contra Exynos, já vi várias disputas entre eles, mas números não mentem, então vamos aos 5 relatórios de benchmark que utilizamos normalmente em nossos testes de performance.

Relatório Samsung Galaxy M31 Motorola One Fusion
3D Mark OGL: 1562
VLK: 1515
OGL: 1928
VLK: 1783
AnTuTu 189.719 213.188
Geekbench SC: 346
MC: 1290
SC: 395
MC: 1546
GFX 646 893
PC Mark 5447 7384

Podemos ver que em todos os relatórios o M31 se saiu pior que o One Fusion, e se desempenho for um quesito importante para você, saiba que o telefone da Motorola vai durar por mais anos sem travar.

Agora em outros quesitos de hardware, temos que destacar que o One Fusion não conta com rede Wi-Fi de 5GHz, enquanto o M31 sim. Isso fará diferença para você se possuir roteador com a tecnologia e necessita bastante de intensidade de download, caso contrário você não verá diferença.

Em termos de hardware, o ponto vai para o One Fusion.

Câmeras

Agora passando para a avaliação de câmeras, temos diferença de tamanho apenas no sensor principal.

Câmeras
Câmeras

O M31 conta com 64MP na principal, enquanto o One Fusion com câmera de 48MP. As outras três câmeras são praticamente iguais, com 8MP ultrawide como secundária, terceira de 5MP lente macro e por fim temos sensor de profundidade, 2MP no One Fusion e 5MP no M31. Na frontal bastante diferença, 32MP no M31 e apenas 8MP no One Fusion.

Certo, agora que vimos as especificações das lentes, vamos para a prática, será que as fotos e vídeos ficam parecidos?

Câmera principal

Na câmera principal temos podemos notar diferença de cores, contraste e nitidez.

Foto 1
Foto 1

Na câmera ultrawide, utilizando o mesmo cenário acontece o mesmo. Cores mais vivas e maior nitidez.

Foto 2
Foto 2

Agora utilizando o modo noturno, a Motorola consegue iluminar mais. As duas fotos foram feitas com os aparelhos na mão.

Foto 3
Foto 3

Agora quando o HDR é chamado, veja as pedras brancas da foto. No One Fusion a claridade fica o que chamamos de queimada, enquanto no M31 elas ficam em harmonia com o restante da cena. As cores do verde novamente mais vivas e contrastadas.

Foto 4
Foto 4

Em teste da câmera macro temos a foto da Samsung mais próxima do que a Motorola. Isso é a distância focal dos dois aparelhos. Em questão de cores, o Motorola se saiu melhor nessa imagem.

Foto 5
Foto 5

Você pode ver uma galeria de fotos completa em nosso site, link na descrição.

Em termos de pontuação no geral, creio que os dois aparelhos são próximos, o pós processamento da Samsung melhora a foto deixando-a pronta para uso. Se isso faz sentido para você, eu escolheria as câmeras do M31.

Câmera frontal

Analisando as imagens geradas com a câmera frontal dos aparelhos, apesar da diferença de megapixels ser grande, o resultado não reflete tudo isso. Em termos de nitidez temos pouca diferença em ambiente iluminado:

Selfie 1
Selfie 1

Porém, as cores do M31 são cores mais vivas, prontas para você utilizar nas suas redes sociais.

Agora quando colocamos HDR para funcionar, podemos ver a Samsung fazendo um trabalho melhor, veja a foto e repare na mão e mesmo na minha testa. Nos dois pontos o M31 não estourou a claridade.

Selfie 2
Selfie 2

Outro caso similar a foto 1, é uma imagem feita sob a sombra de árvores, olha a diferença entre as duas fotos, uma parece opaca, enquanto a outra viva, contrastada e realçada. São filtros que o software da câmera da Samsung traz.

Selfie 3
Selfie 3

Agora em selfie noturna os dois sofrem para tentar manter nitidez e cores.

Selfie 4
Selfie 4

No geral as duas câmeras poderiam se sair melhor em ambiente escuro.

O ponto das câmeras vai para o M31.

Bateria

Em baterias, temos duas grandes, o M31 carrega incríveis 6000 mAh, enquanto o One Fusion 5000 mAh. Nos dois casos você vai sobrar bateria para usar um dia inteiro, pode ficar tranquilo, porém no M31 em testes aqui cheguei a passar de dois dias. Nos dois aparelhos você estará bem amparado, 5000 mAh de bateria sem dúvidas é o tamanho ideal para você ter um smartphone por bastante tempo, 6 mil então é melhor ainda.

Ponto: M31.

Extras

Para pontos extras entre os dois produtos temos pouca coisa. Como já falei o M31 conta com rede wi-fi 5GHz, o One Fusion não. Nenhum deles tem NFC, o M31 tem slot separado para cartão de expansão. O One Fusion manda capa de silicone junto no kit, o M31 manda carregador de 15W, contra 10W do One Fusion. A capa de silicone é um extra legal, assim como slot separado do cartão de expansão, portanto empate aqui.

Faixas de preços

As faixas de preços dos dois produtos atualmente é de R$ 1799, exatamente esse valor nos dois produtos, comparando as versões de 128GB de armazenamento.

Update:

Novamente um empate. Vamos ao placar final do comparativo.

Galaxy M31 One Fusion
Design 1 1
Tela 1 0
Hardware 0 1
Câmeras 1 0
Bateria 1 0
Extras 1 1
Preços 1 1
FINAL 6 4


Então temos o Galaxy M31 como vencedor. Se você procura por tela, câmeras e melhor bateria, o M31 é a melhor escolha. Agora se performance foi um fator importante, o One Fusion pode ser melhor para você.

Aqui a nossa indicação seria o Galaxy M31, a diferença de hardware não vai ser tão grande para uso cotidiano, para jogos sim. Mas se você procura usar em redes sociais e no dia-a-dia, terá melhores câmeras e melhor bateria, por esses motivos escolhemos ele como indicação para você.

Onde comprar?

Ofertas One Fusion:

Ofertas M31: