Já há algum tempo, temos acompanhado todos os rumores e vazamentos sobre o Mi Mix 4, topo de linha da Xiaomi.

Falamos sobre as possíveis especificações e preços no início de julho, ainda em julho falamos sobre a possibilidade do Mi Mix 4 trazer zoom híbrido criado a partir de lente teleobjetiva e o sensor GW1 da Samsung e ainda de sua certificação 3C mostrando compatibilidade com carregamento rápido de até 45W e versão 5G.

O Mi Mix 4, é aguardado principalmente por não termos ainda visto o produto, isto é, até o momento não temos um render oficial.

Mas sabemos por exemplo que se rumores se concretizarem, não teremos mais a presença do slide para mostrar a câmera frontal, isto porque é cogitada a possibilidade do Mi Mix 4 ser o primeiro smartphone no mercado a trazer câmera sob a tela ou câmera pop-up.

Mix Mi

Mi Mix

O primeiro Mix Mi trouxe a novidade na época, um design diferenciado, que chamou muita atenção, algumas outras fabricantes seguiram a mesma onda, um smartphone com a parte frontal trazendo basicamente a tela e câmera frontal na parte de baixo.

Mi Mix 2

Mi Mix 2

Quando o Mi Mix 2 chegou, todos aguardavam ainda mais novidades. A Xiaomi trouxe para ele um corpo de cerâmica, um material resistente que oferecia uma aparência muito premium. O smartphone ficou menor e estranhamente ganhou mais bordas que a primeira versão. Estranhamente a Xiaomi, manteve no Mi Mix 2 e Mi Mix 2s a câmera ainda na parte de baixo da tela, mesmo causando estranheza e desconforto ao usar.

Mi Mix 3

Mi Mix 3

Mas o que mais chamou a atenção foi o Mi Mix 3, que removeu finalmente aquela câmera frontal na parte de baixo da moldura da tela e levou ela para parte de trás da tela, entenda, não estamos falando de uma câmera atrás do display, estamos falando do design em slide, que escondia a câmera e ao deslizar a tela para baixo a câmera aparecia. E, apesar do Mi Mix 3 ter um tamanho físico menor que as gerações anteriores, conseguiu manter a tela de 6,4 polegadas, depois de retirar a câmera da borda inferior da tela.

Mi Mix 4

Agora, com o final de agosto se aproximando, parece que estamos mais próximos de conhecer finalmente o Xiaomi Mi Mix 4. Rumores apontam que esse será um smartphhone que fará frente aos topos de linha da Samsung e Apple (não sei porque esquecem de outros fabricantes com smartphones tão bons quanto).

A Xiaomi vem trazendo ano após ano, uma tela ainda maior, num mesmo corpo, reduzindo cada vez mais as bordas da tela da linha Mi Mix. Com o Mi Mix 3 trazendo uma proporção tela/corpo de 93%, os fãs da marca e também de tecnologia em geral, esperam que essa proporção aumente ainda mais.

Mi Mix 4

E isso pode realmente acontecer se a Xiaomi, trouxer o Mi Mix 4 com tela de cantos arredondados, a já conhecida tela edge (da Samsung) e também presente em outras marcas, com 6,4 polegadas e 2K de resolução (conhecida também como QuadHD), AMOLED HDR10+ com 120Hz.

Além disso, com base em rumores, teremos a volta de uma enorme bateria, lembrando que a cada nova geração essa bateria vinha tendo sua capacidade cada vez mais reduzida. As informações apontam para 4.500mAh compatível com carregamento rápido de até 45W.

Sobre a performance do smartphone, é esperado o processador mais atual da Qualcomm, o Snapdragon 855+, além de versões com até 16GB de memória RAM LPDDR4 e 1TB de armazenamento interno UFS3.0.

Completando o conjunto matador, a empresa aposta na parceria já declarada oficialmente com a Samsung para o novo sensor ISOCell de 108 megapixels. Fontes internas da chinesa garantem que o sensor já chega no Mi Mix 4. Mas imagens recentes desmentem o fato, teríamos então sensor também da Samsung, mas o GW1 de 64 megapixels.

Ainda sobre câmeras, existem dois rumores que apontam para lados completamente diferentes se tratando de câmera frontal. Uns dizem que além do sensor de impressão sob a tela, a Xiaomi também trará a câmera frontal sob a tela. Outros já dizem que a empresa pode trazer câmera pop-up com dois sensores (imagem acima mesmo pixelada mostra na parte superior do smartphone câmera pop-up).

No quesito software talvez o Mi Mix 4 já chegue com o Android 10 e MiUI 11, recheada de novos recursos.

Para brigar com Samsung e Apple, como citado no início desta publicação, o Mi Mix 4 além de todas as especificações acima descritas, teria que chegar com certificação IP68, uma vez que a concorrência entrega o recurso faz tempo. E isso parece que acontecerá dessa vez.

Além de claro trazer versão com tecnologia 5G.