Lançado há menos de um mês pela Samsung, o Galaxy A32 5G chegou com a proposta de ser um intermediário e trazer compatibilidade com o 5G, recurso que vem sendo implementado pela empresa nas linhas mais populares. O aparelho traz poucas mudanças se comparado com o anterior, apresentando melhorias no hardware mas sofrendo retrocessos em outros aspectos técnicos.

O A32 5G não se popularizou no mercado brasileiro, visto que os usuários optaram por buscar novas alternativas nos aparelhos da Xiaomi, mais específico no modelo Redmi Note 10 Pro, concorrente que apresenta um melhor custo-benefício se compararmos o que é oferecido pela Samsung no seu recém-lançado com o RN 10 Pro, que possui o processador Snapdragon 732G e versão com 6 GB de memória RAM.

Geração passada

O A32 5G trouxe de fato algumas melhorias no hardware e construção se comparado com a geração anterior da linha, porém implementar a tecnologia do 5G fez com que a fabricante precisasse economizar em outros pontos para que fosse possível manter um preço condizente com a classificação a qual esse dispositivo pertence: intermediário. entretenimento O A31 continua sendo uma boa opção se comparado com o modelo que foi anunciado neste ano, trazendo uma construção em plástico e especificações interessantes.

Leia também

Design e Tela

O A32 5G traz o novo padrão de design da sul-coreana e que está sendo inserido tanto nos modelos de entrada quanto intermediários e topos de linha. O modelo se assemelha bastante ao Galaxy S21, smartphones lançado no começo deste ano e que trouxe algumas mudanças significativas, principalmente no design. Na parte traseira do A32 5G temos um conjunto quádruplo de câmeras posicionados à direira junto do flash e logo abaixo o nome da marca. Na frontal é o padrão de 2019: presença do entalhe no formato de gota e grandes bordas no inferior da tela, não trazendo o chamado "display infinito", mas que é plenamente compreensível por se tratar de um modelo intermediário.

O que não é compreensível é a Samsung lançar um aparelho em 2021 com uma tela de 6,5 polegadas do tipo IPS LCD com resolução HD (720 x 1600 pixels) e 270 ppi. Tudo indica que a fabricante teve que economizar no display para poder adicionar o suporte à rede 5G, tecnologia que caminha a passos lentos no Brasil. Apenas para comparação, a geração passada trouxe uma tela Super AMOLED com resolução FullHD e 6,4".

A32 5G Design. (Foto: Divulgação/Samsung).
A32 5G Design. (Foto: Divulgação/Samsung).

A tela certamente é um dos pontos a ser considerado ao escolher um novo celular e nesse caso é o que pode inviabilizar a compra do Galaxy A32 5G frente a outras opções da própria empresa ou da concorrência. Mesmo com um ajuste manual da temperatura das cores, balanço de branco e brilho não será possível obter a mesma qualidade de um display Super AMOLED se comparado com um IPS LCD.

Leia também:

Câmeras

O conjunto de câmeras traseiras está bem equilibrado e traz vários tipos de câmeras, seja para fotografias que utilizem zoom óptico. São quatro sensores, sendo uma câmera principal de 48MP (f/1.8), ultra-grande angular de 8MP (f/2.2), macro de 5MP (f/2.4) e profundidade de 2MP (f/2.4). As câmeras são capazes de produzirem boas imagens, porém é preciso levar em consideração o pós-processamento realizado pelo Dimensity 720, da MediaTek.

Embora a empresa tenha aprimorado seus processadores nos últimos anos a linha Dimensity ainda não é referência no processamento de imagens, função que é executada com maestria pelos chipsets da Qualcomm.

Câmeras A32 5G. (Foto: Reprodução/Samsung).
Câmeras A32 5G. (Foto: Reprodução/Samsung).

Processador

Assim como o Galaxy A31, o A32 5G também traz um processador da MediaTek, sendo o Dimensity 720, anunciado em julho do ano passado e que está presente em poucos modelos. O SoC possui 7 nanômetros e apresenta uma boa eficiência energiética. Ainda sobre o hardware, o processador integra a GPU Mali-G57 MC3, chegando em versões com 4, 6 ou 8 GB de memória RAM e 64/128 GB de armazenamento interno expansível com cartão microSD.

O baixo consumo energético alinhado com a bateria de 5.000mAh com suporte ao carregamento rápido pode garantir até dois dias de autonomia, podendo variar de acordo com o padrão de uso do usuário. De modo geral, o hardware do A32 5G atenderá bem quem busca um smartphone que rode games mais simples e execute as tarefas do dia a dia, como uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e ocasionalmente alguns apps mais pesados.

Especificações técnicas - Galaxy A32 5G

Samsung Galaxy A32 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Vale a pena?

O Galaxy A32 5G é uma boa opção se for encontrado até R$ 1.800, o que não é o caso no momento. Atualmente é possível achar o a versão com 4/128 GB por cerca de R$ 2.070 no site oficial da Samsung. Os smartphones da empresa costumam desvalorizar cerca de 30% nos próximos seis meses após o lançamento, por isso talvez seja uma boa ideia aguardar pela Black Friday.