A cada dia que passa ficamos mais próximos do lançamento oficial do Galaxy S21, que está programado para acontecer no dia 14 de janeiro durante o evento Samsung Unpacked 2021. Mesmo com o seu lançamento se aproximando, mais detalhes vazam na rede revelando recursos que teremos na versão Ultra do novo topo de linha da Samsung.

Já tivemos confirmações sobre design, especificações e até teasers oficiais que serão usados na divulgação da linha Galaxy S21. Agora, recebemos algumas novidades do novo sistema personalizado One UI 3.1 que foram reveladas em um vídeo com o aparelho S21 Ultra.

Publicado no YouTube pelo canal "Jimmy is Promo", o vídeo mostra várias capturas de tela com o S21 Ultra rodando o Android 11 e revelando recursos do sistema de personalização que traz algumas novidades bem interessantes para o smartphone, algumas delas já até foram reveladas anteriormente.

Confira o vídeo completo;

Vídeo incorporado do YouTube

S Pen

Já confirmado pelo CEO da Samsung, a S Pen é uma caneta especial que até então era exclusiva da linha Note, mas que terá suporte para o modelo mais robusto da linha S21. Confirmando então as suas funções, é possível perceber que no vídeo existem opções como Air View e Air Command, que podem ser habilitadas para controle por gestos usando a caneta. Também é possível localizar a função Screen Off Memo, que permite fazer anotações mesmo com a tela do smartphone desligada.

Opções compatíveis com a S Pen.  (Imagem: JymmyIsPromo)
Opções compatíveis com a S Pen. (Imagem: JymmyIsPromo)

Sincronização de apps com outros dispositivos

A Samsung criou um recurso interessante, mas que ainda está em desenvolvimento. Utilizando a conta de usuário da Samsung, o usuário poderá sincronizar o uso de aplicativos entre os smartphones que estiverem logados com a mesma conta. Esse recurso permitirá então continuar de onde você parou em outro dispositivos, porém, apenas dois aplicativos são compatíveis com esse recurso no momento, sendo o navegador Samsung Internet e o Samsung Notes que é utilizado para anotações.

Para que o recurso funcione, o segundo dispositivo pode ser um tablet ou um smartphone, precisa ter o recurso disponível e habilitado, e precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi.

Tela de chamada

A tela de chamada recebeu uma personalização curiosa, e agora permite que o usuário defina um vídeo para ser exibido ao fundo. As opções permitem utilizar um vídeo que seja da preferência do usuário ou habilitar uma animação 3D utilizando emojis em realidade aumentada.

Tela de chamada poderá optar por diferentes animações de vídeo. (Imagem: JymmyIsPromo)
Tela de chamada poderá optar por diferentes animações de vídeo. (Imagem: JymmyIsPromo)

Google Discover e Samsung Free

Na versão One UI 3.1 o usuário poderá escolher entre o serviço padrão na janela de informação que fica localizada à esquerda da tela principal. As opções são utilizar o recurso nativo da empresa conhecido como Samsung Free (anteriormente era chamado como Samsung Daily) ou poderá também optar pelo sistema Google Discover.

usuário poderá optar pelo serviço do Google ou Samsung.  (Imagem: JymmyIsPromo)
usuário poderá optar pelo serviço do Google ou Samsung. (Imagem: JymmyIsPromo)

Novidades na câmera

O Galaxy S21 Ultra terá uma nova opção na câmera que poderá ser utilizada ao gravar vídeos. Basicamente, o recurso permitirá uma espécie de gravação simultânea que vai utilizar combinações de imagens dos diferentes sensores da câmera principal em um único arquivo. Esse recurso recebeu o nome Director’s View (que pode ser traduzido como Visão do Diretor) e poderá realizar uma gravação usando as câmeras do smartphone, sendo possível selecionar qual o sensor do conjunto de câmeras será usado.

Função Visão do Diretor. (Imagem: JymmyIsPromo)
Função Visão do Diretor. (Imagem: JymmyIsPromo)
A câmera ainda permite escolher e configurar os controles de resolução de vídeo, proporção da imagem e até selecionar um novo modo retrato para gravações.

Lançamento

O lançamento oficial do aparelho acontece daqui a oito dias, no dia 14 de janeiro para ser mais exato, durante o evento Unpacked 2021. Além do novo top de linha da Samsung esse evento deve trazer várias novidades, e o Oficina da Net vai fazer a cobertura completa desses e outro eventos que ocorrerão, trazendo as novidades em primeira mão. Então, fique ligado!